Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A dar cartas neste Millennium

Neste passado sábado fui participar no "X sargo de Prata", a convite do meu grande amigo Artur Silva, este é um grande concurso de pesca  inter-bancários organizado pelo Clube Millennium BCP, que se realizou na costa entre Peniche e Baleal, contando com 63 participantes.
Esta prova fazendo jus ao nome, tem a particularidade de pontuar generosamente o peixe de qualidade( 5 pontos por grs) e limitar o nº de capturas de tainhas a 15 unidades (1 ponto por grs), a meu ver tornando mais competitivo e  mais justa as classificações.
Vamos agora ao resumo e relato da jornada, chega a Peniche bem cedo para analisar os pesqueiros bem como o mar, depois de espreitar na Papoa ficou decidido que a pesca ia ser feita por ali mesmo já que as condições agradavam, o mar manso e aguas abertas, com o sol, obrigavam a procurar zonas fundas e com alguns espumeiros, o vento era fraco facilitava a tarefa.


Depois da concentração e sorteio, era hora de chegarmos aos pesqueiros e pormos as estratégias em prática, eu fui para o bico da Papoa, mas lá em baixo, pois as alturas fazem-me vertigens e prefiro molhar os pés.

Como tinha ouvido dizer que tinham saído sargos grandes nos últimos dias ali, optei por montar 2 canas para pescas distintas, uma cana de 5mts com fio 0,20mm e uma bóia de 7grs para os sargos,  outra de 4mts com fio 0,16mm e bóia de 3grs para uma pesca mais ligeira já que as aguas eram lusas.
Depois de fazer um bom balde de engodo mal amassado para tentar abeirar uns sargos é chegada a hora do início, salpico as pedras e pego na montagem mais grossa, como isca tinha um pouco de tudo, camarão, sardinha, e carapau e até uns percebes apanhados na hora, agora só faltava o peixe.
 Fui tentando mas passado uma hora nem um toque de peixe até e pesca enrrocha e acaba por partir, como tinha a outra cana montada, para não perder tempo pego nela e não é que coloco a bóia na agua e tiro logo um sargo, parece mentira, tiro logo outro e outro, nem queria acreditar que o peixe estava lá mas desconfiado pois no 0,20mm nem um toque, de vez em quando lá saia uma tainha ou uma salema.
A azafama era muita e a lata foi acompanhando o ritmo da maré, ou seja foi subindo, até que fui obrigado a sair da pedra onde tinha começado e fui terminar a ultima hora da prova um pouco mais atrás junto ás escadas da subida, onde acabei por apanhar mais meia duzia alguns peixes, no final tinha a lata cheia mas sem grandes exemplares, no total foram 47 exemplares, 22 sargotes, 8 tainhas, e 17 Salemas.


Após a entrega do peixe e feita a pesagem, era hora de ir ao almoço no restaurante Braga, no Vimeiro. Depois do esmerado almoço realizadas as pontuações foram entregues os prémios, eu representando a equipa do Banco BPI acabei por alcançar o 1º lugar com 23000 pontos, bem distanciado do 2º classificado José Mestre(Santander) com 16440 pontos, a fechar o pódio ficou o João Miguel(Banif) com 14220 pontos.




O maior exemplar da prova coube ao José Rodrigues e foi um sargo de 580grs, por equipas o BPI acabou por sair vitorioso com as boas prestações dos seus atletas.
De salientar a excelente organização desta prova que tive todo o gosto em participar, se me convidarem para o ano, voltarei certamente pois o bom ambiente e companheirismo foram palavras de ordem. 
Deixo ainda um apelo para os clubes de pesca que organizam concursos em especial para os de Peniche e de Cascais onde as quantidades de tainhas e salemas são capturadas em quantidades astronómicas, olhem para esta forma de pontuações, penso ser mais competitiva, correcta e justa, pois acho que incentivava mais pescadores a participarem nestas provas, além de se evitarem tantas confusões, chatices e duvidas criadas por pesqueiros viciados, já para não falar na quantidade de peixes que acabam no caixote do lixo, vamos lá pensar nisto.
Um abraço a todos e até breve.

14 comentários:

  1. Boas Pedro,
    Ajudaste bem a tua equipa...
    É mais um para a coleção! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão Manuel, ajudei e acrescentei mais uma vitória ao meu vasto palmarés.
      Obrigado e um grade abraço

      Eliminar
  2. Boas Pedro!
    O 0.16mm a fazer a diferença :)
    Ora aí está uma boa maneira para a pontuação nas provas, não estragar pescado e apresentar pescas mais variadas.
    Nas provas de caça submarina, à muito que o número de exemplares é limitado a espécies e a exemplares. Para além, de só se poder apresentar peixe à pesagem a partir de determinado peso!!
    Parabéns pelo título.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Francisco, desta vez pescar mais fino fez toda a diferença, pois o peixe até estava lá mas desconfiado.
      Penso que esta pontuação seria a mais correcta e mais ajustada à realidade, quanto ao peso do peixe sempre teve um peso mínimo de 100 grs para todas as espécies, muito desajustado também pois em certas espécies não cumpre as medidas mínimas de lei, espero que se vá alterar um dia.
      Obrigado companheiro, boas fainas

      Eliminar
  3. Mais um trofeu grande Pedro, sempre a sumar, lata até abarrotou desta vez , LOL, grande abraço e continuação de lata cheia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sabes como é, a competição é isto, uns dias ganha-se noutros perde-se, por isso é tão motivador e viciante.
      A lata ficou cheia, pena não ser só de sargos.
      Obrigado e grades sargalhadas companheiro João

      Eliminar
  4. Enhorabuena Pedro, como siempre disfrutando de la pesca a tope, me alegro amigo, un saludo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Salah, temos de nos divertir, e para quem adora pescar em competição, sabe que é mais motivante que pescar num dia normal.
      Um grande abraço

      Eliminar
  5. ora ai está .....ouvi dizer que andam por ai uns sargos papudos ,da próxima farpamos o F. ULRITCH do teu banco e vamos de férias :::::::::: talvez um ano sabático ou dois eh eh eh eh parabéns pela grande vitória Robalo de Carbono

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que sim, mas não é geral, é pontual, temos de pensar na tão desejada pesca nocturna à chumbadinha.
      Obrigado grande Robalo de Carbono

      Eliminar
  6. Grande Pedro...:-) Os meus parabéns amigo pela classificação e pela tua equipa..:-)
    Tens razão em relação às tainhas e às salemas, é pena ver situações dessas acontecer, ainda nos dias de hoje.
    Um grande abraço e força amigo

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado mestre Luis, a malta faz o que pode e consegue dando o máximo, desta correu bem.
      Eu por mim já tinha alterado esta situação, limitava o nº de capturas bem como as pontuações ao peixes menos nobre, de modo a incentivar na procura de outros peixes.
      Um forte abraço ai para a Restinga

      Eliminar
  7. Estava esperançado numa vitória do meu amigo Pedro Franco e ela aconteceu, parabéns.
    O convite para o Sargo de Prata do ano que vem, já se encontra feito e pode ser registado.
    Foi mais um grande dia de competição e convívio com alguma força de mar, no local onde eu estive, situação que é sempre refrescante.
    Também o mestre Joaquim Franco se amandou a uns bons sargos, contribuindo para colocar a segunda equipa do BPI em 4º lugar.
    Este fim de semana haverá a prova de pesca de mar mais importante do Sindicato dos Bancários, aqui não é possível o meu amigo Pedro Franco participar, porque senão estaria lá.
    É uma prova que me está a causar grande stress, hoje "vou fazer ioga" (LOL) para ver se relaxo e conseguir um bom resultado, que persigo há alguns anos.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois bem grande amigo, tinha de ser assim, pois para um grande convite, tinha de responder com uma vitória, ainda para mais na especialidade que mais domino, o sargo.
      Vou aceitar o convite para o ano, para tentar revalidar o titulo, mas vai ser complicado pois a concorrência vai apertar certamente
      Espero que a prova deste sábado tenha corrido bem e que tenha boas noticias para me dar, não vale a pena tanto stress, temos de ir descontraídos e com calma para as coisas fluírem naturalmente e a pesca vai-se compondo.
      Até breve e um grande abraço

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...