Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Praia de São Lourenço

Caros leitores pelas previsões está visto que vai ser mais um fim de semana sem ir ao mar, devido ao mau tempo e mar impraticável, por um lado é mau pois não consigo pescar, mas vendo o lado positivo é tipo um defeso natural, à já 2 meses que não deixa pescar. 
Assim aproveito para divulgar mais um bom spot de pesca na zona Oeste, e matar saudades de mar calmo,  azul e com dias de sol.
A praia de São Lourenço localiza-se na freguesia de Santo Isidoro concelho de Mafra, estando situada entre as localidades de Ribamar e São Lourenço, praia situada entre arribas, muito bonita e com areia grossa, bastante espaçosa e uma das mais frequentadas da região.

No que toca a pesca, está longe de ser uma das minhas eleitas, mas não deixa de ser um bom pesqueiro, onde costumo fazer algumas visitas piscatórias.
Este é um pesqueiro misto em todos os aspectos, pois tem fundo de pedra e areia, e tem pesqueiros com pouca altura de agua e a poucos metros de distancia pesqueiros fundos, dando a possibilidade para variar na modalidade de pesca, o areal para o surfcasting, spinning, a parte rochosa do lado sul bem como do lado norte para bóia/pião , chumbadinha, ao fundo, buldo e spinning.
Explorando um pouco mais pormenorizadamente esta praia, do lado norte do areal temos um lajão muito bom onde podemos pescar acompanhando a enchente da maré até à praia mar acabando no pesqueiro da «Pedra Cimentada», mais a norte uma zona pouco pescada devido ao difícil acesso oferece um grade leque de pesqueiros para explorar, mas apenas nos dias de mar mais calmo(1/1,5mts de vaga).






Do lado sul encontra-se o Forte de São Lourenço, datado do século XVI, actualmente residência de férias da guarda-fiscal, esta zona oferece uma série de pesqueiros mais fundos, estes pesqueiros são bastante bons quando o vento sopra de sul com força porque ficamos abrigados pela arriba.










No que toca a peixes que podemos capturar nesta praia o leque é variado, sendo os sargo, as bailas e robalos os mais procurados, no verão com bom tempo e mar manso, os safios bem como carapaus e cavalas são visitantes assíduos. 
Com estas dicas resta esperar que o mar dê tréguas para podermos lá realizar uma jornada.
Um abraço a todos e bons lances. 

23 comentários:

  1. Boas Pedro,
    Mais um spot daqueles... :)
    Quando o mar deixar vai ser a vingança... :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Manuel, isto vai difícil!!!
      Este é apenas mais um dos bons locais para se realizar uma jornada.
      Um abraço

      Eliminar
  2. Boas Pedro..:-) Belos pesqueiros amigo e fotos..:-) Espero que o mar dê tréguas à malta, para que se possam divertir e apanhar uns belos peixes..:-)
    Eu acho que não me lembro de um Inverno tão forte como este, apesar de ser mau para quem procura a paz junto ao mar, não deixa de ser um grande ano para os sargos e robalos, que percorrem a nossa costa para a desova.

    Um grande abraço amigo

    Luís malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas mestre Luis,
      No que toca a beleza é dos locais mais bonitos aqui na zona, no que toca a peixe apesar de não pescar lá muito sei de quem lá pesque muito e que muito quilo de peixe já lá apanhou.
      Este inverno tão rígido está a ser tipo de um defeso natural para o peixe, vamos então esperar que o mar acalme para podermos matar saudades de uma boa jornada.
      Um forte abraço

      Eliminar
  3. Belas fotos amigo Pedro, mais um fim de semana sem acção, fica os pesqueiros para a malta conhecer, grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É assim grande amigo João, aproveitamos estes dias sem pesca para divulgar estes bonitos pesqueiros.
      Um abraço sargalheiro.

      Eliminar
  4. Olá Pedro
    É uma costa muito recortada , muito parecida cascais
    Adoro ver imagens do nosso mar , imagino
    Os robalos que devem andar por ai hehehe
    grande abraço Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alô Sérgio,
      é uma zona parecida com a de Cascais, mas um pouco menos funda no que toca a pesqueiros, esta praia é muito boa para o tipo de pesca que fazes de noite com raios de polvo, grandes robalos patrulham este local, basta ter tempo e paciência para os esperar.
      Um grande abraço

      Eliminar
  5. Boas amigo Pedro,parece que conheço essa praia e pesqueiros.eheh.Infelizmente o mar não nos deixa pescar,espero que mude para breve para fazermos umas pescarias!Ate la um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande amigalhão Helder,
      Que saudades tenho de uma pescaria na tua companhia, este ano vai complicado, como vem sendo habito.
      Claro que conheces esta praia, é a tua praia pá, muito bonita sim senhor, vamos esperar que o mar dê tréguas para lá irmos mandar umas amostras, o que te parece?
      Um grande abraço companheiro.

      Eliminar
  6. Caro amigo Pedro,
    Por aqui vou passando e deixando os meus aguaceiros, gostei bastante deste post e só falta mesmo irmos lá tentar a minha e tua sorte, uns lancezitos e uma manhã bem passada quase de certeza.
    Abraço
    Jnavalho (http://www.game-fisher.com/)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Zé,
      é sempre bom ver os teus aguaceiros, por onde passam molham!!!!
      este também é um bom local para tu pescares, fica combinada lá uma pescaria para breve, na companhia do Helder, tens de estrear as amostras novas, as pedras de são Lourenço vão adorar he he he.....
      Um abraço

      Eliminar
  7. buena entrada y mejores pesqueros Pedro, a ver si os dejan esos grandes temporales y podéis disfrutar de buenas jornadas de pesca, un abrazo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Salah,
      Um local muito bonito.
      Vamos esperar que o temporal se vá embora para podermos desfrutar de uma jornada de pesca na plenitude.
      Um abraço de Portugal

      Eliminar
  8. Boas águas que a gente tanto precisava para nos divertir-mos, mas parece que temos que aguardar. O ano vai a correr tal como no ano passado, onde várias provas foram adiadas ou canceladas. Pois amigo Pedro, nós, competidores de mar, queremos mas não temos nada, por enquanto, para contar (a não ser umas bejecas que se vão bebendo em boa companhia). Um abraço, até breve e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já sentia muito a falta de um comentário sempre animador do meu seguidor nº1, arranja-se sempre alguma coisa para contar nestes tempos mortos de pesca, mas bem vivos de convívio entre umas pevides, uns tremoços e umas bejecas claro está bem temperadas de amigos 5****.
      É uma pena que o mar não deixe a malta matar o vicio, tal como aconteceu no ano passado, este vai rijo também, mas é a natureza, temos que aguardar pacientemente, e quem sabe se para a semana não temos um dia melhor com aguas parecidas ás deste post.
      Saudações piscatórias a todos os pescadores de competição com o respectivo brinde.
      Um abraço

      Eliminar
  9. Segundo as previsões, domingo vai estar um dia de sol, com algum vento, só o mar é que se prevê na casa dos 5 metros, se calhar mesmo assim haverá prova. Lá se encontrará um buraco para sacar um peixito, antes da maré estar alta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São boas previsões amigo Artur, tanto do bom dia como a realização da prova, o que mais me preocupa não é tanto o mar bravo, mas sim as águas barrentas que deverão estar, mas como diz algum cantinho se vai arranjar para tentar matar um peixe.
      Um abraço e até domingo.

      Eliminar
  10. Boa noite Pedro!
    Eu tenho acompanhado o teu blog mas este é o primeiro comentário.
    Tenho lido bons relatos, conhecido pesqueiros com alto aspecto, boas dicas e boas fotos.
    Eu comecei o spinning em Dezembro, apesar do temporal que se fez sentir, já fui algumas 9 ou 10 vezes e até agora nem um toque... Só grades! Mas enfim, a vontade é muita e apesar de as noções serem poucas, tento aprender lendo muito e vendo vídeos, pois nem conheço ninguém que faça spinning que me de umas dicas.
    Fica aqui o convite para umas pescarias, diversão e umas minis.
    Qualquer coisa fica aqui o meu mail nfrsilva@gmail.pt

    Abraço e boas pescarias
    Nuno Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi o comentário Nuno, é sempre uma satisfação enorme ver que o que escrevo serve de ajuda a alguém, alé de agradar bastante aos leitores, eu fico satisfeito e lisongiado.
      Se não for indescrição de onde és?
      Se fores aqui da zona Oeste podemos combinar uma ida ao spinning, embora eu não seja grande spinner já vou dando uns toques nesta arte, mas poucos he he....
      Conheço os pesqueiros mais quentes para essa pesca, mas não tenho muito tempo para a fazer, pois as melhores horas não tenho disponibilidade para lá estar, ao cair da noite, bem como toda a noite e ao romper do dia.
      Como já viste, esta é uma pesca complicada, muitas grades, muito frio, muita paciencia, algum dinheiro gasto em bom material e uma pontinha de sorte também, claro que o conhecimento dos locais e horas de lá pescar contam muito.
      É continuar a issistir pois um dia vais ser bafejado pela sorte, fazes bem pesquisar na net, pois aprende-se muito, e tiram-se muitas conclusões, umas iscas ou amostras funcionam num determinados locais do pais e noutros não entre outras coisas como técnicas de pesca, nuns sitios funcionam noutros nem tanto.
      Já sabes no que te pudar ajudar é só perguntar que estamos cá para nos ajudar uns aos outros, pelo menos essa é a minha maneira de estar na vida e na pesca.
      Um abraço, bons lances e continua a visitar o blog, pois és bem vindo, sempre que quiseres dar a tua opinião também podes dar, este é um espaço de partilha e serve para isso mesmo.
      Tás convidado para participar no concurso de pesca da Bordinheira dia 11 de maio, se não der peixe, carne não vai faltar no prato, aparece e trás amigos pescadores que serão bem vindos também.

      Eliminar
    2. Pedro fico agradecido por ser bem vindo!
      Eu sou de Loures mas trabalho no Bombarral, por isso posso pescar "todos" os dias entre Lisboa e Peniche.
      Eu já pesco há muitos anos mas só fazia pesca embarcada durante o verão, como o vicio é tanto decidi, sem companhia, comprar o material todo para surfcasting. Entretanto, quando chegou o frio, comecei-me a fartar de estar imenso tempo ali à espera que picasse alguma coisa enquanto bebia umas minis, precisava de mais acção, foi então que comprei o material todo de spinning. Gastei um dinheirão e ainda não me calhou nada... Mas anseio aquele dia em que vou ferrar um robalão! :D
      Há pouco tempo também experimentei a boia e achei piada, mas agora tenho de esperar um mesinho sem gastar dinheiro na pesca! ehehe
      Quanto aos pesqueiros, eu realmente acho que ando nos sítios errados à hora errada, nunca encontrei um spinner... eheh
      No sábado de manhãzinha estava mesmo a pensar ir para a zona oeste. Se fores diz qualquer coisa.
      Em relação à entreajuda e à partilha de conhecimento, partilho da mesma opinião, acho que ao transmitirmos conhecimento a novos pescadores, também estamos a transmitir educação na preservação do ambiente.
      O concurso da Bordinheira já tinha pensado perguntar-te sobre isso, agradeço o convite e vou fazer os possíveis para estar presente. Onde posso obter mais informações sobre o concurso?

      Boas pescarias e um abraço!
      Nuno Silva

      Eliminar
    3. Nuno este sábado vai ser impossivel combinarmos uma pescaria, já tenho o fim de semana preenchido, como trabalho fora de casa durante a semana por norma os sábados estão reservados para a familia, apenas o domingo sobra para a pesca, e este domingo tenho concurso de pesca no Varatojo perto de Torres Vedras, vai ter de ficar para outro dia.
      Não encontraste nenhum spinner?Que estranho é uma pesca que pegou moda, são muitos que aderiram a esta moda, definitivamente não andas nos spots robaleiros, vou deixar-te uns spots robaleiros onde podes ter sucesso, Consolação em Peniche, até à praia da Areia Branca, na zona de santa Cruz tens a praia da Mexilhoeira, Porto Novo, Praia azul, praia das Amoeiras, praia da Foz do sizandro, Cambelas, Assenta, Calada Norte, na zona da Ericeira, Coxos norte até Ribeira D´ilhas, Matadouro, praia Sul, praia do Lizandro, estes são alguns dos spots robaleiros, agora claro que tem diferentes horas de maré para cada um deles, é lá ir e ir tirando conclusões, já sabes que as horas mais quentes são cair da noite, amanhecer e durante a noite.
      O concurso da Bordinheira será publicado o cartaz aqui no blog, como faço parte da organização caso queiras participar eu trato de te inscrever, se quiseres trazer amigos para participarem podes trazer que serão bem vindos, mais algumas informações que queiras saber eu direi, posso dizer que tem um regulamento especifico com o que podemos fazer ou não fazer durante a pescaria, pontuações e regras, mas não te reocupes que não é nada de especial, só pelo almoço e convivio já vai valer a pena, este ano esperamos contar com a presença de 200 pescadores, espero que sejas um deles.
      Já sabes alguma duvida estou á disposição.
      Um grande abraço e bons lances,

      Eliminar
  11. Olá Pedro. Bons posts. Parece que a malta sacou uns bons carapaus na zona da Ericeira a semana passada. Resides onde? Estou a iniciar-me na pesca e gostava de ir entretanto aos carapaus. Obrigado

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...