Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Que ondas são estas?

As ondas que têm assolado a costa portuguesa não são propriamente altas, são sobretudo compridas. Resultam de uma conjugação entre disparidades térmicas, ventos fortes e empilhamento de água junto à terra.
 Fotografia de Orlando Almeida/Global Imagens

Luís Quaresma Santos, oceanógrafo do Instituto Hidrográfico e tenente da Marinha, explica o fenómeno por detrás das imagens impressionantes que todos vimos nas últimas semanas.
Vejam a explicação de tal fenómeno dada nesta entrevista ao Diário de Noticias.


2 comentários:

  1. Grande amigo Pedro,
    A quantidade de água degelada, doce dos glaciares tem uma grande influência nas correntes maritimas, assim como cada vez que acontece um enorme degelo é libertada uma enorme quantidade de gases que o gelo acumula, sustem, isto é o efeito quase irreversivel da industrialização do planeta, todas estas dinâmicas juntas irão a curto prazo trazer, agora uma palavra muito em voga, fenómenos meterológicos extremos e adversos ( ler livro O Quinto Dia ), com as consequentes catástrofes que se vão fazendo notar com maior frequência, e que irão provocar dentro em breve grandes estragos, em especial nas zonas ribeirinhas e de cotas muito baixas, com grandes inundações.
    Em última análise vamo-nos extreminar a nós próprios ou então fugir para Marte.
    Tudo tem uma explicação cientifica, estes fenómenos que agora se fazem notar são simplesmente os erros a consequência dos erros do passado e do presente, agora só falta, que os dirigentes mundiais compreendam, que a industrialização levada ao nivel da globalização ao extremo, colocar países a produzir mais barato sem que se cumpram quaisquer critérios vigentes em acordos mundiais.
    GANÂNCIA
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora ai está complementada e muito bem a possível origem destes acontecimentos extremos, agora de vez em quando mas acho que se não se mudar algo, e esse algo passa inevitavelmente pela industriulizaçao controlada e com regras bem definidas, mas como isso não vai acontecer, vamos-nos possivelmente exterminar aos poucos, é uma pena mas não depende apenas de nos, é a ganancia que impera.
      Um abraço

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...