Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Sopa da Pedra

Devem-se estar a questionar o porquê deste titulo, normal não?
Um pouco desajustado para um post num blog de pesca, mas faz todo o sentido, pois realizou-se novamente este domingo o convívio de pesca «Sopa da Pedra» no A.C.B Varatojo, é que para além de gostarmos de pescar, esta malta gosta ainda mais de comer e beber.
Como o trabalho tem consumido quase todo o meu tempo, pus em consideração falhar esta brincadeira, para estar com a família, mas à ultima da hora o meu grande amigo Artur, lá me conseguiu fazer mudar de ideias, mas impus-lhe algumas condicionantes, ele seria meu companheiro de jornada e seria dele a responsabilidade de escolher o pesqueiro.
Como a prova seria curta, apenas 4 horas de pesca, das 8 ao meio dia, a ideia era pescar, almoçar e passar a tarde com a família, deixando os amigos e os copos para outra oportunidade, isto que para mim é a melhor parte. 
Porto Chão foi por unanimidade a escolha para a pescaria, desta feita o mar e tempo deram sinal de melhorias, ainda que com mar forte mas as aguas com boa cor, apenas faltou o peixe para ser uma óptima jornada. 
Lá descemos a arriba e rumamos para norte, eu o meu pai e o «Ti Artur», para o pesqueiro do Penedo do Zé Russo, a maré estava praticamente no pico da enchente, a pesca seria feita sempre a vazar, rapidamente montamos o material, eu optei por uma cana de 5mts, um pouco mais comprida que o habitual, porque tinha de pescar longe da agua, uma bóia também mais pesada 7gr, mantendo o fio 0,18mm.

O típico engodo para mares mais agitados, mais grosso e misturado com areia para se aguentar melhor no pesqueiro, uns bons lombos de sardinha para isco e pesca na agua, os primeiros lances fizeram parecer que ia ser um daqueles dias de lata cheia, após tirar 4 sargos(mais alguns devolvidos), uma tainha e outros 2 peixes desferrados, o peixe pura e simplesmente desapareceu com o virar da maré.
Estes são sempre acontecimentos que nos deixam a pensar, mas para onde terá ido o peixe? Se ainda agora estava aqui a monte para onde foi?
Analiso e sigo bem as correntes, para tentar imaginar para onde foi o peixe, pego no balde e vou tentando mais à direita, mais à esquerda mas nada, nisto o Artur consegue safar a grade com uma tainha.



 As gaivotas facilitam a tarefa, dão sinal onde vai parar o engodo, é ai onde andam a comer alguns pedaços que o engodo para, balde numa mão e cana na outra vou até lá, poucos lançamentos depois a bóia afunda, dou a ferragem e o peixe arranca fortemente para dentro, por breves instantes fez-me pensar que era um robalo, mas depois de vir ao cimo da agua vi que era uma grande tainha, depois de uma boa luta lá consegui po-la a seco, mais umas colheradas de engodo, mais uns lances mas pelos vistos andava sozinha.
Volto para o pesqueiro inicial, mas agora com menos agua já deixava pescar melhor, restava pouco tempo de pesca, entre as pedras que começavam agora a aparecer, ferro nova tainha, esta maior que a anterior, deu pouca luta e depressa a encalhei, foi acabar da melhor maneira possível, o meu pai a pescar à chumbadinha nos últimos lançamentos também safou a grade e tirou 2 tainhas.


Arrumado o material e tiradas as fotos da praxe, faltava o mais difícil, subir a arriba até ao carro, eu que ainda sou novo não me custa muito, mas para esta malta bem mais usada que eu já pesa bastante.





 A subida a abriu o apetite, para a tão afamada Sopa da Pedra, da minha parte foram 2 discos bem aviados(GRANDA LATEIRO!!!MAS HÁ MAIS!!), que boa que estava, os meus parabéns ao cozinheiro.
Este foi mais um dia bem passado, mas com pouco peixe, onde a grade foi rainha, após a pesagem e feitas as contas, acabei por alcançar a vitória destacadamente, ainda acumulei os prémios de maior nº de exemplares e de maior exemplar, uma tainha com 1,490kg, em 2 lugar ficou o Joaquim Veríssimo que apanhou um bom robalo e a fechar o pódio o meu pai.
Na hora de receber os prémios como não estava presente, foi o meu pai que me representou, já me esquecia, contou com a ajuda do meu assessor de imprensa César Ribeiro, que estabeleceu uma ligação via telemóvel na hora para umas breves palavras.
Para todos uma boa semana e até nova aventura.

26 comentários:

  1. Boas amigo Pedro,parabéns pela vitoria,e pena ter aparecido pouco peixe.O peixe segui o exemplo de muitos portugueses e emigrou...Quando estiveres de ferias da me um toque para nos encontrarmos.Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado grande amigo, falta de peixe tem sido o prato do dia, olha que este fim de semana até que não foi mau de todo, grandes tainhões.
      Prá semana ver se combinamos umas pescas, depois ligo-te.
      Um grade abraço e prepara as amostras, estou com um bom feeling.

      Eliminar
  2. Parabéns pela vitória Pedro!
    Uiii essa sopa, está cá com um aspecto... Só por isso vale a pena levar a colher... :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado granda Manel.
      Sabes como é, a malta do Oeste alimenta-se bem, à falta de colher temos sempre as conchas do engodo que servem bem e levam bem mais ;)
      Aquele abraço

      Eliminar
  3. Boas Pedro,
    Belo convívio sim senhora, é isso que se quer juntamente com uma belas chapas do mar dos pescadores e da bonita paisagem.
    Parabéns pelo prémio e com direito a representação oficial do teu pai, são estes momentos que nos trazem boas recordações em família.
    Boas continuações de vara na mão.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Rebolo, amigos, pesca, peixe(sempre menos do que queremos), uma zona de pesca bem bonita, boa pinga e excelente comida, não é preciso mais nada para passar umas horas bem animadas, estes momentos ficam para sempre, se for em família melhor ainda.
      Um grande abraço e boas fainas ai por Setubal

      Eliminar
  4. Boas Pedro,parabéns
    olha eu vi na mexilhoeira um pescador tirar a chumbadinha um robalote e um sargote parece me que estava também no concurso, pois havia la pessoal que estava na prova que eu conheçi ca d àrriba ehehe..SAÚDE.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci me ,está aí um pescador que ouvi dizer como as histórias eheh,que apanha peixe e as vezes muito, mas ao que parece deve ser mesmo historias só solas rotas ahah...

      Eliminar
    2. Obrigado Nuno, esse pescador pertencia á prova sim senhor, em relação ao pescador do pé descalço também sei de historias épicas e acredito na sua veracidade, mas nunca pesquei ao spinning com ele é um grande amigo e muito boa onda.
      Esperamos que o mar nos deixe a todos por as amostras de molho em breve e matar 1 peixinho.
      Um grande abraço

      Eliminar
  5. Pois bem esta foi mais uma divertida jornada, com a boa companhia do costume, queria apenas dar um agradecimento especial ao mestre Artur, foi ele que me motivou para participar nesta brincadeira, e mais uma vez fui agraciado com umas fotos de excelência em acção de pesca, obrigado mestre Ezequiel.
    A paga que ele teve foi descer e subir o Porto Chão, grande amigo que eu sou he he.....Espero contar muitas mais jornadas em sua companhia neste pesqueiro, mas quero que sai com mais peixe que desta vez.
    Um grande abraço e um brinde especial aos pescadores de competição.

    ResponderEliminar
  6. Amigo Pedro, grande pescador de competição, confesso mais uma vez que gosto muito de apanhar peixe em competição, não apanhando vale-me a boa companhia, que neste caso é do meu amigo e do Mestre Joaquim. Foi mais uma boa jornada de..... disfrute da paisagem e do convívio com os companheiros, bons ares e peixe pouco. Mesmo assim uma tainha permitiu-me ficar nos 10 primeiros (eram 10 Lol). O resultado não objectivo foi bom, porque eu já avançava outra vez, venha lá a próxima, no dia 09Mar. Quanto ás fotos, tenho uma "máquina boa" que sabe trabalhar sozinha e depois "ela" tem a sorte de o meu amigo pôr-se a jeito para obter uns bons resultados, isto é, rodeado de água até estar quase a boiar, e isso dá sempre boas fotos. Descer e subir Porto Chão, não é "pera doce" e poderá dar uma grande satisfação quando um dia, breve, trouxer de lá 10 ou 15 kgs (...) de sargos ás costas, "eles na fiquem lá, não". Abraço e um brinde aos pescadores de competição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca vi ninguém gostar tanto de pesca de competição como o meu amigo, assim e que gosto de ouvir, dia 9 pode ser que voltemos a descer este pesqueiro e que os resultados sejam melhores.
      Um grande abraço e bom fim de semana Carnavalesco.

      Eliminar
  7. Ola pedro
    parabens, pela vitória ai nessa competição,
    Essa almoçarada e esse convívio valem muito.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Sérgio, tu que já participaste nestes convívios, sabes bem como é, muita animação, copos e pesca, à maneira, este ano gostava de te ver cá novamente para o grande concurso anual da Bordinheira.
      Aquele abraço

      Eliminar
  8. Parabéns pela vitoria Pedro! Foi pena não ficares para a melhor parte, ainda por cima quando tinhas troféu a receber...
    A próxima comes a sopa e não ganhas nada !!

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Cristóvão, ainda fiquei para a melhor parte que foi a sopa, e que boa estava, depois sai logo, os prémios ficaram em boas mãos!!!
      Saudações piscatórias

      Eliminar


  9. Grande Pedro e familia..:-) Os meus parabéns amigo por mais uma vitória..e essa sopa devia estar um espectáculo...:-)

    Um grande abraço

    Luís malabar

    ResponderEliminar
  10. Obrigado Luis,
    Esta sopa estava 5***, foram apenas 2 discos, não dava mais ;) he he he.
    Abraços de Portugal companheiro

    ResponderEliminar
  11. Meus parabéns por mais uma bonita vitória,em grande companhia dos amigos,um grande abraço amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Alexandre, cá vamos continuando com mais aventuras e convívios.
      Aquele abraço

      Eliminar
  12. Enhorabuena por la victoria Pedro y también por el día de convivencia con los colegas, un abrazo desde Cadiz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Salah, vamos continuando nestes dias de muito e bom convívio e pesca.
      Aquele abraço.

      Eliminar
  13. Boas Pedro, tu es danado para limpar provas,ahahahahahah, e os petiscos não faltam, parabéns companheiro , um grande abraço.

    ResponderEliminar
  14. Limpo as provas, quando as coisas correm bem, que foi este o caso, mas o mais importante é o convívio e os petiscos.
    Um grande
    abraço companheiro

    ResponderEliminar
  15. Sabes como é que não custa subir o porto chão??? é com 15 ou 20 kg de polvos ás costas uuuiiiiiiii é de rrebentar mas sabe tão bem, há e o lateiro nº2 da sopa é esse peixeiro ::::::::anda peixeiro ABR . e bons convivios R.C

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim ainda é tranquilo sabe-me sempre bem subir porto Chão, principalmente se trouxer muito peixe, mas sem peixe e com 60 anos ainda mais deve custar que é o caso do meu pai e do ti Artur.
      Lateiros á mais e não são poucos, e não são muitos, são bastantes he he he...
      Aquele abraço robaleiro

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...