Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Dia do 69!!!

Mais um fim de semana, mais um convívio de pesca, desta feita novamente na costa de Peniche, mais propriamente do Núcleo do Sporting de Peniche, com a participação de 120 pescadores.
Tendo estabelecido o objectivo de nesta época de alcançar uma vitória nesta zona, lá fui eu tentar concretiza-lo, na companhia do meu habitual companheiro de jornada, o meu pai.
Antes de ir para a concentração, uma rápida passagem pelo mar na zona da Consolação para ver as condições do mar bem como possíveis pesqueiros a explorar, depois dessa volta, em que as condições do mar e dos pesqueiros me agradaram imenso, zona ideal para o meu tipo de pesca, com muitos caneiros com boas condições, numa grande extensão de costa, o que permite um enorme leque de opções onde procurar o peixe.
A Consolação é uma praia que fica a sul da península de Peniche, é famosa pelos seus "tratamentos" nas rochas, que segundo se diz, fazem muito bem aos ossos, o iodo acumulado aliado a outras condições naturais, proporciona o bem estar de numerosas pessoas que nela procuram, com satisfação, a cura dos seus males de origem reumática e óssea, no meu caso foi exactamente ao contrário, pois à uns 4 anos parti lá o pulso numa queda nessas ditas rochas, durante uma jornada de pesca, é caso para dizer que são ossos do oficio he he he....
Continuando, um dos caneiros tinha ficado debaixo de olho, depois do sorteio, em que fui um dos últimos pescadores a sair para o mar, lá fomos nas calmas habituais, sem correias nem stress.
Ao chegar ao local, uns bons 500 metros a sul do forte da Consolação e perto de Porto Batel , já muitos caneiros estavam ocupados, curiosamente o que tinha pensado estava vago, sem grandes demoras carrego as tralhas e toca de descer até lá.
O ritual de montagem de canas e preparação do engodo, enquanto se espera pela hora de inicio da prova, montei 2 canas, uma preparada para uma pesca mais geral, para sargos e tainhas com fio 0,18mm e bóia de 4grs, e outra preparada caso as salemas encostassem, com fio 0,24mm com bóia de 6grs e anzol de pé comprido.
Como este caneiro era largo tive a companhia de outro pescador da prova, na outra extremidade do caneiro, coisa que não  me importo partilhar pesqueiros, desde que seja consentido, penso que existe espaço para todos.
Chegada a hora de inicio, comecei por engodar  o pesqueiro, com engodo de sardinha bem consistente, fiz uma 1ª engodagem na ponta do caneiro mais dentro, e depois vim salpicando de engodo o pesqueiro mais para terra, com intuito de abeirar o peixe.
Pego na cana com a montagem para a pesca geral, avanço o mais que podia no caneiro onde o mar mexia mais, isco com beliscos de sardinha e bóia na agua, não foi preciso esperar muito para a bóia afundar, um sargo a proporcionar uma boa arrancada e uma boa luta, era bom sinal, o ritmo da 1ª hora foi bastante bom com capturas variadas a sucederem-se umas atrás das outras, umas boas tainhas mais uns sargotes e 2 salemas.
Com o encher da maré fui obrigado a recuar, e fiquei a pescar ao lado do outro companheiro, mas cá fora a conversa era outra, o peixe não encostou, e das poucas capturas que fiz durante uma hora realço esta, o saco com o peixe do outro companheiro, que estava numa poça e que por descuido, foi arrastado para o mar, como tenho fato de mergulho entrei mar dentro e consegui recuperar o saco com um belo sargo dentro, o senhor ficou contente e agradeceu-me.
A pesca continuou depois deste caricato episódio, o mar ganhava altura neste pesqueiro, mexia mais um pouco e as condições melhoravam, já sozinho continuei a insistir ali pois se o peixe estava lá dentro tinha de encostar cá fora também.


Tal não se sucedeu, o peixe não abeirou, mas o meu pai a pescar à chumbadinha, cá de fora conseguia chegar onde eles estavam e com grande categoria foi tirando alguns.
 Tive mesmo de ir procura-lo por outras paragens, já que o tempo escasseava.
Sem conhecer profundamente esta zona, faço o habitual pego nas tralhas e vou andando costa fora até encontrar um canto que faça alguma feição, em direcção a sul passo pelos meus colegas de equipa Miguel Serra(o homem do 69) e César, que estavam numa zona de mar mais calmo em Porto Batel, e sem resultados, continuo a andar e vou mais para sul.




Uns 300mtrs depois encontro mais um caneiro do meu agrado e por ali fiquei, faço a engodagem nos seixos junto a terra pois a maré estava praticamente cheia, vai de lançar, posso dizer que nem dava tempo de esticar a linha, junto da rebentação era peixe atrás de peixe, com algumas ferragens falhadas e peixe a desferrar compus a pescaria com mais uns sargotes, um robalote e uma salema, foi uma pena ter perdido tanto tempo a insistir no outro pesqueiro, caso tivesse arrancado logo a conversa tinha sido outra, mas a pesca é isto mesmo, um conjunto de SES....se isto....se aquilo.

Ainda assim deu para encher a lata, com 36 peixes no total, 20 sargotes, 1 robalote, 9 tainhas, 4 salemas e 2 bodiões, 6 peixes acabaram por não pesar por terem menos de 200grs.
Depois das pesagens realizadas com alguma confusão à mistura devido a algumas falhas por parte da organização, os resultados foram os seguintes, em 1º lugar ficou o Miguel Fastré de GAP Magoito com 32650pts, para ele os meus parabéns, voltou a vencer em Peniche, estão muito fortes este ano.
Em 2º lugar ficou Carlos Bruno do Stella Maris de Peniche com 27100pts, eu fiquei a fechar o pódio com 24150pts, nada mau, mas ainda não foi desta que consegui uma vitória nesta zona.


O titulo deste post surgiu devido ao caricato  acontecimento com o meu colega de equipa Miguel Serra, tinha o nº de inscrição 69 e na classificação acabou na posição 69, é caso para dizer que para ele foi dia de 69, olha que sorte a dele he he he.
Ficou assim concluída mais uma jornada de pesca e de muita amizade, aproveito para vos recordar que no dia 11 de Maio será o Convívio da Bordinheira, apareçam e tragam amigos.
Não podia acabar este post sem fazer um agradecimento especial ao fotografo de serviço, Artur Silva, pelas magnificas fotos em acção de pesca, são de grande qualidade que dá vontade de publica-las todas.
Um abraço a todos e bons lances.

26 comentários:

  1. O que eu já me ri com o titulo, terceiro lugar em tantos participante já é de se tirar o chapéu.

    Boa sorte para as próximas provas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João,
      o titulo está apelativo e engraçado, nós também nos rimos bastante com esta coincidência do Miguel com o 69.
      O 3º lugar foi bom, perto do meu objectivo, mas ainda não foi desta, vou continuar a perseguir este objectivo até o concretizar.
      Um abraço e bons lances.

      Eliminar
  2. Não conseguiste a vitória, mas estiveste lá perto! :)
    Para a próxima será alcançada!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manuel,
      Estive perto da vitória mas afastado do 69 he he he...
      Talvez para a próxima jornada me aproxime dele ;)
      Um grande abraço

      Eliminar
  3. Grande Pedro..:-) Parabéns, pois um terceiro lugar entre tantos participantes é de louvar amigo, a sério..:-) Mas de qualquer forma tenho a certeza que não tarda chegas lá. Essa do 69 é mesmo para rir..hahaha...que pontaria...hehehe.

    Um grande abraço amigo

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luís,
      realmente é preciso ter pontaria na coisa, isto de duplicar 69 numa só jornada de pesca não está ao alcance de todos ;).
      Vou continuar a tentar este objectivo.
      Um grande abraço de Portugal, e boas navegações e fainas amigo.

      Eliminar
    2. "Vou continuar a perseguir esse objevtivo"??
      Pergunto: Qual deles?

      Eliminar
    3. Grande amigo Artur, não sei bem a que objectivo se refere, mas seja qual for falta apenas concretizar uma vitoria em Peniche he he he.
      Quer dizer, já lá ganhei para o sargo de prata, mas falta uma num concurso com o pessoal do costume, e ainda não foi este ano.
      Um abraço e boa preparação para sábado.

      Eliminar
  4. Boas PEDRO, 3° não está mal de todo boa malha , vi que já foste aos treinos na pascoa temos de abreviar este ano a agenda aos sargos da próxima do concurso lagarto de Peniche dá lá um abraço ao sr. Presidente CARLOS MARQUES Abr. R.C

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Paulo,
      o 3º lugar soube a pouco pá, mas não posso dizer que foi mau.
      Já sabes que é só combinar essa sargalhada que eu alinho na hora.
      Da próxima vez que encontrar o presidente da lagartagem entrego os cumprimentos.
      Um abraço e bons lances.

      Eliminar
  5. Há já me esquecia a velhinha excalibur sempre a faturar nem o Serra sabe como??? uma vez vi um tipo na peralta em setembro enfrascar sargos taludos com uma dessas de 4m era sempre a aviar estima-a bem é um clássico também tenho uma :-) R.C

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma maquina sim senhor, é vara para toda a obra, mas desta vez não foi esticada, estava com a montagem para as salemas e foi a que mais jeito dava para ficar na foto, pesquei com a cana de pesca à inglesa de 3 partes.
      O Serra sabe como é que se faz, estava a falar de pesca é claro, o resto(69) é lá com ele, mas o segredo está nas aguas mais agitadas coisa que ele não aprecia, mas que faz a diferença.
      Um abraço

      Eliminar
  6. Pedro,
    Não conseguiste a vitória mas trouxeste a lata cheia e ainda ficaste no 3º
    E acima de tudo, correu tudo bem, tiveste uma acção de louvar ao buscar a rede do outro companheiro e divertiste imenso com certeza!
    Juntando tudo isto, já foi uma vitória! Parabens!

    Um Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Cristóvão,
      ficou perto mas ainda não foi desta, para o ano volto a tentar.
      Tinha de ajudar o companheiro, não podia ficar ali a ver o saco a ir mar dentro, ainda para mais era um senhor de idade não tem a destreza da malta da nossa idade, tinha mesmo de o ajudar, ele ficou todo contente.
      Um grande abraço e boas ilhadas.

      Eliminar
  7. Boas Pedro,um terceiro lugar já é um lugar de pódio,ainda mais no meio de tantos concorrentes,um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi sem duvida um bom resultado, agora é continuar a tentar alcançar bons resultados.
      Um abraço e bons lances.

      Eliminar
  8. Mesmo assim foi uma boa classificação Pedro, certamente não será fácil ganhar ai em Peniche, parabéns , grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João,
      foi um bom resultado, mas podia ter sido melhor, vou continuar a tentar ganhar em Peniche, mas como dizes e bem, não vai ser fácil alcançar uma vitoria nesta zona, a concorrência e muita e boa.
      Aquele abraço

      Eliminar
  9. Boas Pedro!
    Já deu para fazer uma lata de peixe muito boa. E até deu para o 3* lugar. É só continuar a insistir para conseguires vingar aí nessa zona ;)
    Forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Francisco,
      é como dizes, continuar a tentar que algum dia vai ser o tal vitorioso, mas o 3º lugar é uma boa posição.
      Um grande abraço e bons lances.

      Eliminar
  10. Amigo Pedro ,fizeste uma boa pescaria e perto do mar como tu aprecias!(pesqueiros altos não e para mim,nem para ti)As fotos estão um espectáculo o amigo Artur cada vez esta melhor.Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas grande amigo, esta zona da Consolação é mais apropriada para o nosso tipo de pesca, pesqueiros baixos bem próximos da agua, desta vez o peixe colaborou mas não foi suficiente para ganhar, fica para nova batalha he he he.
      O ti Artur é que não perde oportunidade para captar umas belas fotos que estes pesqueiros proporcionam, está sempre lá na hora certa para disparar e delicia-nos com grandes momentos.
      Espero que a tua pescaria deste fim de semana tenha sido produtiva e te tenhas safo, eu fiquei a guardar a vontade toda de matar uns peixes para o próximo domingo, gostava de contar com a tua presença em mais um grande dia na Bordinheira para matares uns peixes e ajudares a malta a dar cabo dos porcos he he he.
      Aquele abraço grande amigo.

      Eliminar
  11. Felicidades por el tercer puesto Pedro, a seguir asi amigo, un abrazo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Salah, vou continuar a lutar sempre pelos lugares cimeiros.
      Um grande abraço de Portugal

      Eliminar
  12. Temos de animar esta malta com post engraçados e com titulos sugestivos he he he....
    Abraços

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...