Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

terça-feira, 27 de maio de 2014

Robalos Americanos em menu económico.

A vida não está fácil amigos, sem grande disponibilidade devido a falta de tempo entre outros tantos factores, para participar nos convívios de pesca que tanto gosto, mas já com as saudades da pesca a apertar lá arranjei umas horas e fui dar banho aos anzóis.
A ideia era tentar uns sargos ou uns robalos ao nascer do dia, apostei na Foz do Lizandro, do lado norte, a pesca habitual, à bóia com engodo de sardinha bem como a isca.
A pesca prometia pois as condições do mar estavam boas, apenas o vento norte destoava, mas nada que não deixasse pescar, após 2 horas de pesca sargos nem vê-los, Robalos Americanos deu alguns e de bom porte, pois dos legítimos apenas umas amostras que foram sendo devolvidas.
Sem sinal do peixe alvo, fui até nova paragem, a caminho de casa uma paragem na praia de São Lourenço para mais 2 horas de pesca, aqui ainda consegui enganar 4 sargos e mais 2 robalos das Américas, deu para divertir e desanuviar a cabeça.

Apesar de a maioria do peixe não ser nobre, são tainhas de uma costa sem poluição e esgotos, como lá em casa nada se desperdiça e com este peixe que muitos deitam fora fazem-se maravilhas gastronómicas, eu chamo-lhes menus da crise, por 2 motivos, escassez de peixe nobre e escassez económica, com as dificuldades que  atravessamos não devemos dar-nos ao luxo de desperdiçar recursos.

Aqui ficam os pratos do dia uma sopa de peixe, e uns hambúrguer de peixe com arroz de cenoura, feitos pelas maus da minha fada do lar, para ver as receitas passem no blog Ideias Saborosas.
Um abraço e bons lances.

14 comentários:

  1. Ainda enganaste uns sargos Pedro! Ja foi bom!
    Pois em relação a esse peixe, por acaso é especie que nunca me calhou na linha, se forem daqui da Ria, não as quero.... Agora aí dessa costa ja seria um peixe a considerar para esses petiscos! A tua fada tem jeito :)

    Um abraço companheiro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podia ter sido melhor, mas não posso dizer que foi mau de todo.
      Se forem tainhas de mar, de zonas sem poluição garanto que é um peixe bom, claro que sargos, robalos é outra loiça, mas estas fazem bons pratos e tem uma vantagem para desfiar tem poucas espinhas e dão uns bons lombos, alem destes pratos existem mais uma serie deles que costumo fazer merecedores do nome menu económico que publicarei brevemente.
      Tu não as apanhas porque não iscas com sardinha e fios finos, e não engodam os pesqueiro, caso as queiras apanhar é assim que terás de fazer.
      Um abraço e bons lances!!!

      Eliminar
  2. Comé Pedro..:-) Já deu para desanuviares a cabeça e matar um pouco o vicio..hehehe. Tens razão amigo, ao contrário do que a maioria pensa, a tainha do mar é boa para comer ao contrário daquela que habita nos estuários. Belos petiscos..:-)

    Aquele abraço e força amigo

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Luís,
      como bem sabes não são o melhor peixe da costa, mas a má fama que tem está a mudar, estas de zonas sem poluição são boas, nos concursos já muitos as levam para casa, pelo menos as maiores, é um sinal dos tempos de crise tanto económica como de peixe.
      Um abraço e boas fainas amigo.

      Eliminar
  3. Pedro, desta vez, não houve pontuação... :)
    Mas mesmo assim foste matar o vício e fizeste ai uns menus económicos bem em conta! LOL
    Por acaso já apanhei uns 4 robalos americanos, mas foi sem querer, pois não é tipo de pesca que me concentre muito! Mas os que apanhei comi no forno com toucinho do céu... e até não estavam nada maus...
    Mas continuo a preferir um bom robalo legítimo! LOL

    Abraço e força com essas escapadinhas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alô Manel, é verdade este fim de semana estive de castigo e não pude competir, apesar de tudo fui matar o vicio na mesma.
      Este peixe não sendo o desejado é dos mais pescados na pesca que faço por vários motivos, engodagem do pesqueiro com sardinha, iscar sempre com sardinha, pescar à bóia e pescar em pesqueiros pouco profundos, até 2mts.
      Claro que prefiro um bom robalo a qualquer tainha, mas não dou com eles, assim sempre vai vergando a cana e animando as jornadas, além de fazer uns deliciosos menus da crise he he he, na falta de melhor marcham estes.
      Um abraço e boas ilhadas.

      Eliminar
  4. Boas amigo Pedro,nada mau deu uns sargos e ainda umas belas tainhas,concordo contigo as tainhas bem preparada da um petisco e tanto como as Salemas ,feito por quem sabe são peixes bons,nesta crise á que aproveitar todos os recursos.
    grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Alexandre,
      foi o possível, concordo plenamente contigo todo o peixe é bom desde que seja bem arranjado, com apetite e fome torna ainda mais saborosa a comida ;)
      Um abraço e bons lances companheiro.

      Eliminar
  5. Boas Pedro mais uma vez o relato está maravilhoso quanto aos robalos mascarados acredites ou não sendo de aguas abertas não os troco pelos melhores sargos e uma tainha ou negrão assada no forno é um manjar de deuses.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Justino eu também não troco os sargos por tainhas, nem me faço a elas propositadamente, mas como pesco em pesqueiros de aguas baixas e isco com sardinha elas vão caindo, se forem grandes não as deito fora e aproveito para fazer estes petiscos, é aproveitar recursos da melhor forma em tempo de crise.
      Um abraço e bons lances.

      Eliminar
  6. Boas Pedro

    Se forem limpas e de bom tamanho não perdoo nenhuma.
    Ainda deu uns sargos que como tem andado as coisas é bem bom. Mas eu não troco nenhum desses sargos por uma boas tainha.

    abraço

    Francisco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Francisco,
      nas provas não as aproveito, mas numa pescaria casual perto de casa aproveito as mais jeitosas, não me faço exclusivamente a elas pois também dou prioridade aos sargos embora esteja um pouco fraco desta especie, mas como pesco em pesqueiros de pouca agua e isco só com sardinha elas vão caindo, já em casa trato delas na hora cabeça cortada fora, bem limpinhas e dá para fazer estes e muitos mais petiscos, um destes dias publico mais umas receitas.
      Um abraço e bons lances.

      Eliminar
  7. Estão aí uns bons Sargos e esses Robalos Americanos esticam bem a linha :)

    Boa pescaria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deu para uma grelhada, claro que a pescar fino estas tainhas dão uma boa luta, embora eu prefira as arrancadas dos sargos.
      Um abraço João.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...