Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste e não só.

Segue-me no Facebook

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Treinando para o grande convívio

Pois bem pessoal, o tempo não tem sido muito para as pescas nem para o blog, alguma agitação laboral, e também o ultimar dos afazeres, para o grande convívio anual de Pesca na Bordinheira, que se vai realizar este domingo, tem roubado algum tempo para a actividade.
Claro que fui matar o vicio nestes 2 últimos fins de semana, os relatos vão ser feitos ao ritmo com que a minha vida está neste momento, em passo acelerado e sem grande pormenor.
A 1ª pescaria foi realizada à praticamente 15 dias, numa noite em que ia apostar forte no spinning sozinho, a embriagem do carrete pregou-me uma partida logo no inicio da pesca, moeu o parafuso fazendo com que ficasse completamente e permanentemente desembriado não dando para pescar. Mudança de planos, como levava o material de bóia e algum engodo, para fazer uns lances depois do amanhecer, lá fui tentar apanhar uns peixes no molhe da Ericeira, a pescar virado para norte, mesmo ao canto da praia do Algodio lá consegui enganar 4 sargos e uns carapaus bem grandes, não foi mau.

Este passado domingo, recebi um convite de um colega, para ir fazer uma pescaria de bóia no litoral Sintrense, e lá fomos, a pescaria foi realizada na Ribeira da Mata, pesqueiro que desconhecia, bem complicado por sinal e que não faz muito o meu estilo. 
Pesqueiro fundo com muita pedra e nem um bago de areia onde por os pés, ideal para mar manso, coisa que não estava, volta e meia formava vagas bem grandes, que não nos deixavam pescar descansados e em segurança, ainda levei uma porrada de uma onda que me fez desequilibrar caindo da pedra, felizmente não me aleijei.
Ao romper do dia já lá estávamos, para aproveitar as 2 ultimas horas de enchente, com uma pesca mais forte que o normal, bóia de 6grs e fio 0,20mm, pesqueiro engodado, bem engodado, até demais, que este meu colega só esta bém a mandar engodo em barda ;) 
Lá começamos a sentir os primeiros toques, eu tiro uma baila e ele nada, depois tiro mais um sargo e ele nada, lá ferra 2 peixes mas ambos partiram.
Depois apareceram as salemas, lá está o bem engodado demais que vos falo, grandes burras a darem uma luta brutal, todas devolvidas ao mar, eu fartava de lhe dizer para por menos engodo, mas o sacana não aguenta sem mandar umas colheradas.
Ele finalmente começava a acertar com as ferragens e tirava o seu 1º peixe, uma tainha, eu lá ia tirando um sargo quando falhava o engodo, ele só tainhas e salemas, nisto ferro um bom peixe, uma arrancada bem forte mar dentro, uma pausa, fizeram-me pensar logo num bom robalo, nova arrancada mas desta feita para terra, nada podia fazer tentei segurar mas não dava, foi até partir o fio certamente por roçar na pedra, desiludido por perder o peixe, nem sequer o consegui ver, mas robalo não era, fica a duvida.
Já com a maré a virar lá ia tirando mais um sargo e safia de vez em quando, o meu colega continuava a fazer a limpeza do pesqueiro, salemas e tainhas era com ele he he he....após apanhadas iam sendo devolvidas
 Estava fulo, só dizia que eu era bruxo, que o agoirava, por isso não apanhava peixe de qualidade, só apanhava peixe reles, 
Mais para o final da pescaria, já com o mar mais forte e a levantar muita areia do fundo, ferro novamente um bom peixe, comportamento igual ao do outro peixe grande, nada consegui fazer dele e acabou por partir de semelhante maneira. 
Também não consegui ver o que era, mas quase de certeza que eram douradas, o pesqueiro estava propicio para elas, pois o fundo estava bastante areado com areais novas, era hora de ir procurar o almoço e demos por terminada a pescaria, eu ainda safei uns peixes ele não conseguiu trazer peixe para casa, à dias assim!!! 
Agora é esperar por este domingo, para ver como corre o Grande Convívio de Pesca da Bordinheira, aproveito ainda para vos convidar a participar nesta grande festa, vem juntar-te aos 200 pescadores esperados, passar um dia bem agradável com muita e boa comida, aqui fica o cartaz com os contactos e horarios, alguma duvida é só entrar em contacto comigo por email que esclareço.
Abraços e bons lances

6 comentários:

  1. Boas Pedro!!
    Andas forte nos treinos. Até com o teu amigo não lhe das descanso, hehehe...
    Treino para competição é assim mesmo...
    Espero e desejo que corra tudo pelo melhor no fim de semana.
    Forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem de ser Francisco, tenho de estar em grande forma para os concursos ;)
      Vamos ver o que me espera, trabalho não vai falta, o peixe logo veremos.
      Aquele abraço camarada.

      Eliminar
  2. Boas Pedro,
    Epa tens que começar a pescar mais grosso, pelo menos nos treinos, para os gajos não fugirem, 0,20 é muito pouco... eu lido muito com pescadores mais velhos(a antiga) e eles não facilitam, sempre grosso, e apanham peixe na mesma, mas claro tu tens as tuas técnicas, não é por acaso que vences muitas provas, e claro é uma pesca totalmente diferente que fazemos aqui:)
    Força ai amigo, um grande abraço e tudo de bom para a prova:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alô João,
      mais grosso?? Se pescar mais grosso traco e tiro menos peixe, esse é um dilema difícil de resolver, mas vou tentar pescar mais grosso, vou passar a subir a parada para 0,22mm pelo menos nos treinos, certas zonas o peixe come menos desconfiado, aqui pela minha é mais dificil engana-los com fios mais grossos.
      Estes 2 peixes que fugiram, tenho quase certeza que eram douradas, talv
      ez nem com 0,30mm as conseguisse tirar, fica para nova oportunidade :P
      Obrigado pela força, logo veremos como corre a prova.
      Aquele abraço.

      Eliminar
  3. Comé grande Pedro..:-) Já vi que os treinos andam a correr bem amigo..:-) Só te desejo o 1º lugar e que te divirtas, de preferência com carradas de peixe..hehehe

    Grande abraço

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Luís,
      Os treinos não correram mal de todo, pena não ter conseguido tirar pelo menos um daqueles peixes grandes que nem sequer lhe vi a cor, mas a pesca é isto mesmo.
      Vamos ver se os treinos trazem bons resultados, espero que sim ;)

      Aquele abraço de Portugal, e boas fainas.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...