Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Eu, o Bob Marley e restante equipa por mares desconhecidos

Neste passado domingo, como tinha anunciado, fui ao Convívio de pesca do Clube Recreativo da Amieirense, na Marinha Grande.
Para mim foi um alargar de horizontes, pois fui pescar em zona completamente desconhecida.
Uns dias antes da prova, fiz uma pesquisa no Google Earth para ver a zona de pesca, o resultado não era animador, muita praia, pouca pedra, o que para o meu tipo de pesca não é motivador, mas o gosto pela descoberta e incerteza de que resultados, faziam criar algumas expectativas.
Como neste domingo existiam vários convívios, a equipa da Bordinheira, teve que se dividir, de modo a estar presente em todas as frentes.
Eu, o meu pai, o César, e o Pedro Saruco(Bob Marley) optamos pela aventura e fizemos questão de vir até à Marinha Grande, um convite especial dos pescadores desta Colectividade, a quem desde já agradeço todo o apoio dado, tanto na forma como nos receberam, bem como na ajuda para escolha do pesqueiro.
Bem cedo, por volta das 4 e meia, combinamos o ponto de encontro em Torres Vedras, à hora marcada faltava apenas eu, ainda estava a dormir LOL...... O cansaço acumulado está-me a por de rastos!!!
Toca o telefone, era o César:
- Então pá, sabes a que horas combinamos?
- Sim, ás 4 e meia!!
- Sabes que horas são?
- Sim, são 4 e meia agora....
-Vê se te despachas que já aqui estamos todos.

Em passo de corrida, visto o fato, saio de casa sem tomar pequeno almoço, semi-descalço coloco as tralhas no carro e em 10 minutos estava no ponto de encontro, uma péssima maneira de começar o dia, não?
Toda a malta reunida, lá arrancamos à aventura, pelo caminho, bem animados, fazíamos os prognósticos da pescaria, grandes planos, o animo estava nos píncaros.

Bem cedo chegamos ao local da concentração, fomos os primeiros inclusive, depois de uns telefonemas para a malta da organização, fomos ver com eles alguns dos possíveis pesqueiros.
O animo caiu assim que vimos o mar, aguas barrentas, pouca pedra, sem muitos pesqueiros onde pescar à bóia, faziam prever uma jornada complicada e penosa.
Depois do sorteio, tentamos procurar zonas mais rochosas, e com melhores cores da agua, ignorando as indicações dos nossos colegas, fomos espreitar perto do farol de São Pedro de Moel, viagem em vão, as aguas estavam piores ainda, cor de barro mesmo, meia volta e acabamos por ir para o pesqueiro da Polvoeira, indicado pela malta da Amieirinha.
Eles já  lá se encontravam a preparar o material, zona completamente lotada, essencialmente por malta do sufcasting, material todo montado e engodo feito, era hora de iniciar a faina, quase que fomos obrigados a pescar em cima da malta da Amieirinha, mas sem stress, tudo malta boa.


A maré estava vazia, era aproveitar as primeiras horas de pesca em cima do lagedo, antes que o mar corresse com a malta para a areia, após umas 2 horas, nem um único toque de peixe, quando assim é dá tempo para tirar umas fotos ao pessoal em acção de pesca he he he....



A maré já enchia e finalmente via sair um peixe, uma tainha, pelo menos já animava alguma coisa, lá continuamos a insistir e lá conseguia safar a grade com uma tainha, já com o mar a sacudir a malta para a praia ainda tirei uma boga.


Já na praia foi a penar até ao fim, muita corrente lateral, poucas condições e apesar do muito engodo lançado, nem mais um peixe saiu.



O saldo não era animador, com 2 míseros peixes, o resto da equipa ficou em branco, valeu pela experiência e abertura de conhecimentos, deu para ver que ainda à zonas com menos peixe que a minha.
Depois da pesca feita, era hora de entregar o pescado na sede da colectividade, à chegada confirmava-se que foi dia de muito pouco peixe, em 140 pescadores, apenas 40 safaram a grade, quase tudo com um peixito, na maioria robalinhos ou bailas, vendo bem a coisa até que não correu assim tão mal.

Depois de um duche tomado, chagava a hora do repasto, umas entradas, seguidas de uma magnifica sopa da pedra, que fiz questão de repetir, para terminar um fraguinho assado e respectiva sobremesa, tudo muito bem servido.
Restava saber as classificações e entregar os prémios, em 1º lugar ficou Lelo Venâncio, capturou salvo erro 3 bailas, maior nº de exemplares da prova, totalizo 2460pts, para ele os merecidos parabéns.
Em 2º ficou Jorge Jesus Filho com 2175pts, e a fechar o pódio a senhora Alexandra Batista com 2070pts, eu acabei num modesto e sofrido 32º lugar.
Foi um dia bem diferente, numa zona bem desconhecida, onde não é fácil fazer o meu tipo de pesca, gostei bastante, certamente vou voltar.
Quero ainda agradecer a maneira como fomos bem recebidos e tratados, quero dar os parabéns ao clube Amieirense, pela magnifico trabalho realizado, muito bom convívio.
 





6 comentários:

  1. Boas Pedro nada mau ..ehehhe essa zona já conheço alguma coisa de pescar ao spinning em frente estava a pedra do leão, não reparaste ao longe parece mesmo um lion ,ha pesqueiros aí perto; vale furado,pedra ouro,olhos dagua,legua ,falca,piscinas de s.pedro ehheh tantas e peixe?????!?!?!? As vezes kk..SAÚDE.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas mestre Nuno,
      nada mau???Péssimo mesmo!!!
      Gostei da aventura, mas a pesca foi muito fraca no geral, pouquíssimo peixe, os pesqueiros para o meu tipo de pesca são muito poucos, e a cor das aguas não ajudaram nada, pelos vistos é a cor normal por aquelas bandas.
      Ainda vimos mais alguns pesqueiros, mas a agua era mais turva ainda e acabamos por ficar pela Polvoeira.
      Da próxima que cá voltar espero que corra bem melhor.
      Grande abraço e bons lances.

      Eliminar
  2. Buen reportaje Pedro, que bien os lo pasáis en esas convivencias amigo, enhorabuena a todos los participantes, Un abrazo y buena pesca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Salah,
      foi sem duvida um dia muito bem passado, pena não ter dado uns peixitos para animar a malta. de resto nada a acrescentar, boa comida, boa organização e boa camaradagem.
      Grande abraço e bons lances companheiro.

      Eliminar
  3. Boas Pedro!!
    Mesmo sofrido, ainda conseguiste fazer dois peixes. Bem bom no geral :)
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alô Francisco,
      bota sofrido nisso, foram os unicos peixes que senti, os meus companheiros nem essa sorte tiveram e passaram a manhã sem sentir um único peixe, desesperante mesmo!!!
      No geral o resultado nem foi assim tão mau, já que o primeiro classificado apanhou 3 peixitos.
      Grande abraço e bons lances.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...