Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Concurso de pesca de Salir do Porto

Este domingo decorreu em Salir do Porto mais um concurso de pesca em participaram 100 pescadores, a área de pesca ia da Foz do Arelho até ás Pedras dos Salgados.
O dia prometia chuva e não estava vento, e o mar estava com boas condições para uma boa jornada apesar da maré ser sempre a descer.
Logo de manhã antes do sorteio já havia quem tivesse estado a encher a lata, ele à malta que não perde uma, mas está bem, sempre ouvi dizer que quem vai para o mar avia-se em terra, ou então mais vale um caracol na mão que 2 a passear. Quem será o artista?Pelo menos não ficou de mãos a abanar e safou logo a grade com uns quilos de caracóis. 

 Vamos à pescaria propriamente dita, como o meu conhecimento de pesqueiros nesta zona é reduzido decidi voltar ao pesqueiro perto de São Romeu (logo à saída da baía de São Martinho do Porto).
A pescaria começou da melhor maneira com 4 tainhas nos primeiros lançamentos e mais algumas que desferraram, depois deixei de sentir peixe fazendo uma ou outra captura de longe em longe.
nessa altura decido mudar de pesqueiro e fui até aos Vatos onde ainda consegui tirar mais algumas tainhas, um sargote e 2 bodiões.
No final tinha na lata 24 peixes, praticamente tudo peixe miúdo, se tivesse mudado o tamanho de anzol para mais pequeno talvez tivesse tirado mais peixe.

 Em 1º lugar e repetindo a proeza do ano passado ficou o Sérgio Serra actual campeão nacional de bóia com o total de 42 exemplares que totalizaram 26400 pontos, eu fiquei 20º lugar totalizando 11680 pontos.
Este concurso fica marcado por um acontecimento caricato, o meu pai tinha apanhado 3 sargos e 3 bodiões, mas o peixe não foi pesado pois ficou esquecido no carro, aquando da classificação é que reparamos que ele não tinha pontuado e quando fomos ver tinha ficado no carro, ele pensou que eu tinha entregue os nossos peixe mas eu só lá fui levar o meu, assim sendo não teve prémio.
Assumo meia culpa pelo sucedido e retribui oferecendo-lhe o meu prémio, não volta acontecer.
Quero dar os parabéns à organização deste convívio pois tudo correu do melhor inclusive a almoçarada que estava uma maravilha.
        

19 comentários:

  1. Boas Pedro,
    nada mau,olha lá, por acaso andas desencontrado comigo heheh pois nessa mesa esteve os amigos pescadores(Paulo Matos,Zé,Pedro Soeiro,Robalos de carbono e eu) no 1º encontro com amostras ,há mais marés heshes.Saúde.

    ABR Nuno Sousa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Nuno Sousa,
      Parece mesmo que andamos desencontrados, mas para o ano quero ir também ao concurso de spinnig de Salir para conhecer os blogrs deste tipo de pesca.
      Podias era no dia 13 comparecer na Bordinheira para o melhor convívio de pesca do nosso concelho.
      Um grande abraço e boas marés.

      Eliminar
  2. Boas parabens pelo resultado pena os peixes que ficaram no carro quando tiveres com o sérgio serra dá-lhe um grande abraço meu(nuno rafael,Seixal) já foi meu parçeiro de pesca e de equipa fora da federação e dentro da federação já não falo com ele há algum tempo,um abraço para ti amigo e continua ai b.... pescarias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Ntyper,
      Os peixes terem ficado no carro fui sem duvida um esquecimento inédito que esperamos que não volte a acontecer.
      Quanto ao Sérgio Serra conheço apenas de vista, apenas trocamos algumas palavras pois temos colegas de pesca comuns, já me tinham dito que ele era do seixal e que foi ai que este ano ganhou o campeonato nacional,é sem duvida um grande pescador de bóia.
      Mas de qualquer forma quando estiver com ele vou dizer que lhe mandaste um abraço.
      Abraços e grandes pescas.

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Boas Pedro. A pesca foi jeitosa,agora esquecer o peixe do Mestre Quim,eheh. A melhor noticia para mim e que andam ai os caracois,assim posso dedicar me e nao precisso de engodo...ehehe Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas grande Helder,
      Podes crer fiquei mal na fotografia ao deixar o peixe no carro, mas como estava escondido atrás das latas ficou esquecido e o meu pai pensou que eu o tinha levado.
      São coisas que acontecem!!!
      Quando apanhares uma caracolada podes por mais um prato na mesa que eu também como.
      Abraços

      Eliminar
  5. Podes contar com isso,mt em breve vamos fazer uma caracolada,trazes a mulher e o pescador mais novo.

    ResponderEliminar
  6. O "ponto final" do sub-título do Blogue encontra-se 2 linhas abaixo do seu local. Ele tem-me pedido para eu interceder pela sua colocação no seu local, e eu, hoje, não tive coragem e acedi ao pedido que aqui fica. Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas mestre Artur,
      está rectificado e já lá está o ponto final.
      Abraços

      Eliminar
  7. Boa tarde, gostaria de saber a zona de pesca do concurso Varatojo e o local da concentração .
    Claudio Careu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Cláudio, antes de mais obrigado pela visita e comentário neste espaço de partilha, bom quanto à área da prova penso que será desde a praia da Assenta(Porto Barril) ou da praia da Calada(como não pertenço ao clube do varatojo não tenho certeza deste limite da prova), até à bico da Corva em Porto Novo, o local da concentração deverá ser o habitual, na sede do A.C.B Varatojo pelas 7 horas.
      Espero poder encontrar-me contigo nesta prova, até lá vai passando por aqui e vendo as novas aventuras, pesqueiros entre outras curiosidades de pesca que vou publicando.
      Um abraço e bons lances é o que desejo.

      Eliminar
  8. Boa tarde,
    Pedro estou a fazer conta de ai estar pois já o ano passado ai estive mas como não conheço e andei a nora mais o meu grande amigo cunhado nestas aventuras apesar de correr mal gostei da experiência pois e muito diferente, na minha costa tenho um bom empenho nas poucas provas que fazem pois que cada vês há menos concurso!! Há muito tempo acompanho a tua pagina pois muitas vezes estive ao teu redor nas provas que pertencem na área de salgado e na Foz Dorelho mas nunca me senti a vontade para interromper as tuas conversas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ass. Cláudio "Careu"

      Eliminar
    2. Claudio da proxima enterrompe ou partilha a conversa ou pois eu gosto de falar com todos os pescadores, além do mais gosto de conhecer pessoalmente os seguidores assiduos.
      Espero ver-te na prova do Varatojo, mas principalmente na da Bordinheira clube que represento, estes são os 2 melhores concursos do Oeste, vem trás uns amigos que comida e convivio não vão faltar.
      Um grande abraço e bons lances companheiro

      Eliminar
  9. Boa noite Pedro,
    estou a fazer conta de estar dia 16 de Março no concurso de Peniche, como tenho acompanhado a tua pagina sei que já la tens pescado consegues-me dizer quais os melhores sítios para apanhar tainhas ?? Pois é a minha pesca.
    Cláudio Duarte "Careu".

    ResponderEliminar
  10. Boa noite Cláudio «Careu»,
    Penso que não vou estar nesse concurso em Peniche pois o meu filho anda nos escuteiros e vai fazer a promessa nesse dia, mas ainda vou tentar ir, vamos ver.
    Apesar de a minha pesca não ser a das tainhas posso dizer-te que os pesqueiros de tainhas, os que costumam dar vitórias são o cabo Carvoeiro perto da nau dos corvos, na cova Dominique nos miradouros, estes são os mais conhecidos e afamados, não é que já lá tenha pescado pois não fazem o meu género de pesqueiro, devido à sua fundura e principalmente à qualidade do peixe que lá se apanha.
    Devem existir mais alguns onde também saem uma tainhas, no Baleal junto da capela, no Alto do Trovão, e na zona da Papôa, mas sou sincero não sou um grande conhecedor desta costa, apenas nas provas é que lá pesco.
    Espero que a prova te corra bem e caso não vá, depois conta-me como te correu, se as minhas dicas serviram de ajuda, na próxima prova que participares já sabes, vem falar comigo para nos conhecermos pessoalmente.
    Saudações piscatórias companheiro

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde Pedro,
    tenho andado a ver a tua pagina para saber o resultado da quarta prova da bordinheira deu para ver que estas em forma pois fizes-te uma boa pescaria.
    Abraço Claudio "Careu"

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...