Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Concurso de pesca do G.D.R. da Tornada

Mais um fim de semana e mais uma aventura de pesca, desta feita só na companhia do amigo Artur, rumamos bem cedo até à Tornada, no local da concentração dos cerca de 100 participantes, ao entregarem os envelopes com o nº de inscrição reparo que o meu numero era o 31, restava agora saber se a pescaria seria um grande 31!!!
Depois do sorteio arrancamos para o pesqueiro, fomos novamente pescar para perto da Baía de São Romeu mas desta feita com a maré sempre a descer.
Deixamos o carro bem longe do pesqueiro e toca de caminhar trilho abaixo até ao mar, que estava com uma cor fantástica e um pouco mexido, as expectativas eram boas.
Como a maré era a descer faço um balde de engodo com areão e gravilha a fim de o segurar no pesqueiro pois a maré era a descer e corria com o engodo para fora, meto 2 colheradas na água e monto uma cana de 5 mts com fio 18,5mm uma bóia de 6grs para tentar enganar uns sargos, sinto logo alguns toques de peixe mas não consegui ferrar nenhum, mudo logo de estratégia e monto outra com 165mm e com bóia de 3 grs.
Com esta mudança tiro logo um sargote e desferra-se outro, nisto fico sem agua no pesqueiro e vou andando e pescando aqui e acolá com uma ou outra captura em cada pesqueiro que fazia, curiosamente logo após engodar, praticamente aos pés e sempre encostado ás pedras, deu-me a ideia que o peixe andava a comer a medo.
Acabo a prova com 2 sargotes e uma tainha tirados nos últimos 10 minutos o que viria a ser importante para o resultado final.


No total capturei 20 peixes, 5 sargos 2 salemas e 10 tainhas e 3 bodiões que não pontuaram, uma pescaria banal que me deixava poucas expectativas para uma grande classificação, agora tínhamos uma dura caminhada de volta ao carro que acabou por ser facilitada pelo amigo Vítor Migueis que nos deu boleia no jipe.
Após a pesagem do pescado, serviram-se umas entradas de mexilhão de cebolada para abrir o apetite para uma magnifica feijoada que nos esperava.
Já de barriga bem aconchegada vieram dar-me a noticia que tinha ganho a prova, não estava nada à espera, em dia de pouco peixe o esforço e a insistência valeram a pena pois foi uma vitória arrancada a ferros nos últimos minutos, afinal até foi um bom 31. Ainda fui premiado com o maior nº de exemplares pescados(17).
Por equipas e clubes a Bordinheira alcançou um merecido 2º lugar.
Quero dar os parabéns a organização pelo magnifico convívio que realizaram, com um almoço 5 estrelas servido por boa malta, para o ano vou voltar a marcar presença pois vale bem a pena.   

18 comentários:

  1. Muitos parabéns, é sempre bom conviver em pesca mas melhor ainda é trazer uns prémios :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Jõao,
      sem duvida que ganhar prémios é bom, é o grande objectivo de quem gosta de competir, mas as grandes e boas amizades que se consegem quando somos transparentes e honestos não tem limites, valem por muitos 1ºs lugares.
      Abraços e boas pescas

      Eliminar
  2. Muitos parabéns Pedro, mais um trófeu, cheio de convivio, boas fotos um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João Satana,
      Maisum dia de convívio memorável, com grandes fotos graças ao colega Artur que alem de pescar bem tira umas grandes fotos.
      Abraços e grandes lances.

      Eliminar
  3. O pessoal já deve ter receio de competir contigo... Ganhas sempre! eheheheh Parabéns, campeão!

    Saúdinha ; ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande camarada da pesca rija, obrigado pelos elogios, mas como diz o meu amigo Artur «são muitos anos a virar frangos», à uns anos era eu a ver grandes pescadores ganharem quase sempre todos os concursos, agora já não estão para entrar em grandes maluqueiras pois a idade pesa, mas devez enquando dão uns bigodes à malta mais nova.
      Agora daqui a uns anos sou eu que irei passar por essa fase, e vão aparecer jovens com potencial que vão vingar(embora apareçam cada vez menos o que me deixa triste), pensoser o processo natural e vou-me habituar pois já estou mentalizado.
      Abraços

      Eliminar
  4. Que buen ambienten trasmiten estas fotos saludos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Juanma foi um grande dia de pesca e convívio bastante saudavel com grandes amigos.
      Abraços companheiro

      Eliminar
  5. Parabéns pela pesca Pedro. Um abraço pa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um obrigado a todos os pescas.
      Abraços e grandes pescas com os devidos os relatos que todos gostamos.

      Eliminar
  6. Um primeiro é sempre um primeiro amigo os meus parabéns,grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Ntyper,
      nem mais um 1º e sempre um 1º, venham mais dias destes!!!
      Abraços

      Eliminar
  7. Parabéns, é quando menos estamos à espera que alcançamos aquilo que desejamos. :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manuel,
      Esta vitória teve mesmo sabor especial pois foi ganha sem estar na espectativa e graças a 3 peixes tirados nos ultimos 10 minutos.
      Obrigado e boas fainas.

      Eliminar
  8. Boas grande Pedro!
    Os meus parabéns pela vitoria,mais uma grande pescaria na companhia dos amigos ,grande fotos desses pesqueiros,um dia combinamos eu apareço ai com o meu caniço para fazermos uma pescaria.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Alexandre,
      Amigo o convite já foi feito e espero que um dia apareças por cá, gostava que fosse no concurso da Bordinheira para veres o grande ambiente que envolve todos os participantes, este ano que vem espero que venhas.
      Olha arranja ai uma cana de pesca directa para mim que eu talvez passe ai esta semana que vem e possa aprender esse tipo de pesca contigo!!!
      Abraços
      Abraços

      Eliminar
  9. Amigo Pedro,Parabens pela vitoria.Quando menos se espera acontece e sem ser nos teus quintais...Um grande abraço

    ResponderEliminar
  10. Ora viva grande companheiro Hélder, obrigado pelos agradecimentos.
    Desta vez a fazer estragos noutros quintais, é caso para dizer que quintais é onde o pescador quiser(e o peixe também), aqueles treinos noutros quintais da-nos mais traquejo para depois quando jogamos fora de portas identificarmos potenciais pesqueiros.
    Grandes abraços.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...