Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Procurando novos Quintais

Com as saudades da pesca já a apertar e após um fim de semana de descanço no que toca à pesca lá decidi no sábado à ultima da hora tirar um pouco de engodo e isco para ir fazer uns lances no domingo mesmo com previsões pouco convidativas para tal.
Como tinha de estar cedo em casa para almoço de família decidi ficar por perto e ir fazer testes nuns pesqueiros onde nunca tinha pescado mas onde à algum tempo queria experimentar, como a baixa mar era por volta das 7 horas combinei encontrar-me com o Hélder por volta das 6 horas apanhar a viragem da maré, depois de espreitar da arriba o pesqueiro na Praia Azul decidimos descer apesar de as aguas estarem um pouco tapadas e com algum limo.
Rumamos para um pesqueiro do lado norte da praia, faço um balde de engodo com um pouco de sardinha e meio balde de ouriços que o Helder tinha levado( para os sargos é um piteu, onde é que aprendeste isto?), o engodo estava com um aspecto consistente e avermelhado com um aroma, irresistivel, restava agora engodar e espera que o peixe correspondesse.
Como ia dedicar-me aos sargos montei a cana de 5mts com fio 0,185mm e uma bóia de 6grs, uma montagem mais grossa antevendo a ventania que estava prevista e que se começava a fazer sentir.
Após alguns lances nem sinal de peixe, e o vento que já soprava forte remexia o mar e começou a levantar algum limo do fundo prejudicando a pesca, ainda assim consegui tirar dois sargotes nesse pesqueiro.
Com a maré a encher fomos obrigados a mudar de sitio mas o peixe não dava sinal, quando o peixe não aparece nada melhor do que ir à sua procura, então arrumamos a tralha e fomos correndo a costa desde a praia Azul até à praia de Porto Novo, onde fui fazendo de guia piscatório ao Hélder pois não costuma vir pescar para estas bandas e assim ficar com umas luzes de pesqueiros para futuras jornadas.
Chegados a Porto Novo/Santa Rita decidimos assentar arraiais e acabar com o resto do engodo, depois de ir espreitar na pedra onde está a santa tivemos de voltar para trás pois todos os pesqueiros estávam ocupados, passamos todo o areal para o lado norte e fomos pescar por baixo do hotel Golfo Mar, onde não o vento quebrava um pouco, ai encontramos um cantinho disponivel entre as pedras, ainda nos safámos com alguns sargos, tendo capturado um bom sargo que curiosamente foi fisgado no lombo e que deu algum trabalho a tirar por esse mesmo motivo, parecia quase o trabalhar de um bom robalo.

O Hélder também apanhou um sargo e alguns robalotes sem medida que foram prontamente devolvidos, pouco tempo depois demos por terminada a pesca e fomos á procura do almoço.


Foi uma jornada positiva apesar das difíceis condições, onde deu para testar novos pesqueiros e sair da nossa zona de conforto, onde estamos habituados a pescar e já conhecemos bem os hábitos e horas em que o peixe encosta, este é um processo importante para explorar novos locais e posteriormente tirar o melhor partido desses mesmos locais em futuras jornadas.

15 comentários:

  1. As vezes não há nada melhor que variar ou mudar principalmente na companhia dos nossos amigos,só isso basta para que o dia seja perfeito,bons sargos grandes fotos e lindos pesqueiros que pode mais um pescador pedir?grande abraço e continua bons relatos e grandes pescarias.

    ResponderEliminar
  2. Nice catch Pedro. Did you burley before the first cast?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas companheiro Dim. Siozos,
      Penso que a pergunta é se eu engodei antes da 1ª captura?
      Caso seja essa apergunta a resposta é sim, quando chego ao pesqueiro onde pretendo pescxar a 1ª coisa que faço é colocar engodo para atrair o peixe, depois monto a cana e lanço para ver se lá anda alguma coisa, vou depois engodando espaçadamente 5 em 5 minutos para manter ou chamar mais peixes.
      Desde já agradeço a visita pelo blog e mais alguma questão que queiras colocar estou ao dispor.
      Abraços

      Eliminar
  3. Boas Pedro,a pesca correu melhor do que eu previa(mt vento e o mar sujo).Em todo o caso deu para perder uns kilos eheheh.E a companhia mais uma vez foi excelente,em relaçao ao engodar com ouriços aprendi com um pescador da ericeira devia eu ter uns 15anos,e excelente para os sargos e evita certas especies menos nobres.Um grande abraço e ate a proxima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas companheiro,
      Eu também achei que o dia foi bastante positivo pois conhecemos mais uns locais de pesca que ainda vão dar boas fainas´, a companhia foi 5 estrelas, os ouriços é sem duvida uma mais valia para os sargos.
      Abraços

      Eliminar
  4. Ola Pedro, as vezes é uma tarefa chata procurar pesqueiros, mas é sempre bom ter uma na manga e por vezes dá supresas, mesmo assim ainda te safas-te, bons sargos, belas fotos exelente relato, muitos parabéns, aqui na minha zona sargos por enquanto nem velos, abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Camarada João Santana, essa tarefa é uma coisa que até gosto de fazer, pois não sou capaz de estar à espera do peixe, estou em constante movimento, com os anos de pratica adquiri uma tecnica de pesca diferente, onde consigo arranjar facilmente pesqueros em qualquer lado, os resultados é que podem não ser os desejados log à 1ª pois ainda não conseguimos tirar o maior partido do spot, mas com os treinos vamos tirando conclusões.
      Os sargos estávam bem gordos e deram uma bela jantarada.
      Não desesperes que eles vão aparecer em breve.
      Abraços

      Eliminar
  5. Boas Pedro!
    Bons sargos,umas fotos excelentes,mas o mais bonito é amizade e gosto pela pesca que une dois amigos meus parabéns.um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas grande Alexandre,
      Os peixes eram jeitosos mas a pesca na companhia de um grande amigo é ainda melhor, e permite que possamos imortalizar esses momentos através de grandes fotos, coisa que se estivesse só não dava.
      Abraços amigo.

      Eliminar
  6. ai o menino anda a treinar,olha que o setembro está quase ai não tarda e a «aposta» mantem-se de pé em principio vai ser uma noturna depois fala com o MIGUEL SERRA para acertarmos os pontos, abr ps:este é o meu e-mail r.carbono@mail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Robalo de carbono,
      É verdade que ando a ir aos treinos e logo nos vossos quintais, para mim essa pescaria era o mais breve possível, para quê esperar até Setembro, vou falar com o Miguel Serra e combinamos uma ida o mais breve possível como treino, e depois em Setembro a saída oficial, o que te parece?
      Abraços e grandes cabeçodos.

      Eliminar
  7. Há grande Pedro "Pescador"! Tanto faz ser num "quintal" antigo como num visitado pela primeira vez! É "aquela máquina"! Boa colheita de sargos e boas imagens aqui para entreter os aderentes. Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora viva companheiro Artur, é mais ou menos isso!!!
      E planos para a prova de domingo na Tornada?
      Está pronto para mais uma dura prova ou vai descansar das maluqueiras.
      Eu acho que vai ser mais um grande concurso de pesca, depois só em setembro na GAP de Magoito.
      Abraços

      Eliminar
    2. Grande companheiro Pedro, então eu podia lá faltar a um convite de um pescador e amigo 5 estrelas. Tá feito! É só combinar a hora e o local! Um abraço.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...