Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Um para mim, outro para ti!!!

Ontem realizou-se mais um grande convívio dos amigos da pesca na Associação do Varatojo, para esta grande paródias marcaram presença 80 pescadores.
Como de costume dei no sábado uma saltada ao mar para analisar os pesqueiros e condições do mar, depois de analisadas as condições planeei a pescaria para a praia Azul pois era ai que as águas estavam melhores bem como o pesqueiro.
Depois de beber um café matinal na sede do Varatojo para ajudar a acordar, chegou a hora de partida para os pesqueiros mas o Artur faltou à chamada, tinha marcado mal a hora de do despertador e chegou ao pesqueiro um pouco mais tarde.
Tinha combinado a pescaria na companhia do meu pai e do Artur Silva, o mar estava mexido e barrento com agua bastante tapada, o dia esse estava um espectáculo, mesmo a convidar, a pesca do custume, bóia de 3grs, fio 0,165mm e engodo no mar, já só faltava o peixe, e o Artur!!!
 Quando o Artur lá chegou já eu pescava à meia hora, eu disse-lhe logo que também não tinha perdido grande coisa pois ainda não tínhamos sentido nada, apesar do pesqueiro estar com grandes condições para entrar um cabeçudo(tinha umas areias novas a tapetear o fundo).
Nisto tiro logo um robalote e o meu pai um bom sargo, o Artur também ia tirando alguns peixes mas miúdos, tiro mais um sargote e depois era só peixarada miúda que me ia dando cabo da cabeça.
Já enjoado de miudezas decidi dar corda aos sapatos e arranquei até ao Seixalinho pois tinha visto lá um bom croeiro e tinha esperança de apanhar algum peixe de jeito.
 O que se veio a confirmar com a captura de mais um bom sargo e depois um robalote, o mar subia rápido e depressa fiquei sem condições de pesca, era hora de voltar ao ponto de partida e fazer lá a ultima hora de pesca.
Quando lá chego já o amigo Artur disse para espreitar na lata, tinha tirado um grande robalo de 2,500kg( foi o mair exemplar da prova) e mais uns peixes, estava bem encaminhado para a vitória que bem merecia.
Fico a pescar ao pé dele mas nada, o mar corria muito para dentro e tinha mais sujidade o que me fez mudar novamente uns metros mais a norte num pequeno poço, e ai a historia da prova virou em meia hora tiro mais 2 sargotes e depois engato um bom robalo que me deu algum trabalho e muita adrenalina até o por a seco acusou na balança 2,320kg.



 Ainda restavam 10 minutos e anda saquei mais um robalote, foi um final empolgante e que acabou por fazer a diferença no final, dando-me uma vitoria arrancada a ferros com 15640 pontos fruto de quase 4kg de peixe.
Num honroso 2º lugar ficou o meu colega Artur que realizou uma pescaria memorável, os meus parabéns, pena foi eu não ter assistido ao momento épico de luta que o robalo lhe deu.
Quanto ao resto do dia foi como de costume, carregado de grandes amizades e brincadeiras, com uma grande almoçarada onde as caras de bacalhau e o atum de barrica e os pipis acompanhados de água pé nova fizeram as delicias de todos, parabéns há organização com muito mérito.


32 comentários:

  1. Congratulations beautiful fish. And by the way ... great blog.
    Best Regards

    Sylvester

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado sylwester, muito grato pela visita e espero que visites muitas mais vezes pois serás bem recebido.
      Abraços e grandes pescas.

      Eliminar
  2. Dois robalos bonitos ...ja vi que foi um dia bem passado .... abraco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas grande robaleiro Zé foi sem duvida um dos melhores dias de pesca dos últimos meses com boas histórias e bom peixe.
      Agradeço a tua visita e continua passar por cá para saber das novidades pois serás bem recebido.
      Um abraço e grandes lances

      Eliminar
  3. O amigo Pedro Franco revela-se um óptimo corredor de "sprints" e "rectas finais". Foi uma vitória de grande luta apoiada pelo conhecimento.
    Parabéns.
    Fui a esta prova e iniciei o dia de uma forma atribulada. O despertador mal "calibrado" deu origem a que me levantasse á hora a que devia estar na concentração da prova, no Varatojo, mas, nem sequer estava a dar por isso. Quando cheguei á rua admirei-me de o dia estar muito claro. Quando cheguei á garagem fui alertado por um colega de que eu estava atrasado 1 hora (????). Viatura em alta e vamos ver o que isto dá. Tive a colaboração do amigo Nuno que se atrasou na partida para me fazer a inscrição e entregar o engodo. Obrigado.
    Quando cheguei ao pesqueiro admirei-me com as águas todas acastanhadas, (mal sabia eu dos “Tesouros” que estavam lá “escondidos”). A coxear lá fui andando, vencendo as centenas de calhaus que me apareceram á frente. Estava convencido de que o Pedro não estava no pesqueiro falado, pois não tinha visto a sua viatura, afinal estava lá.
    Uns peixes miúdos mas sempre animava, até que a maré virou, as águas subiram, e com um lançamento curto passei a ouvir o carreto a cantar 3 canções, depois a calma veio para os lados do anzol e passou a ser uma questão de tempo, o mar foi generoso e embalou o Robalo até á ponta da água, onde o amigo Joaquim Franco, que assistiu a tudo, foi o primeiro a “acariciá-lo”, com grande satisfação do pescador, que suspirou por ter a missão bem cumprida.
    Quanto ao serviço e convívio está tudo dito aqui no Post e foi muito bom.
    A edição do Post está, como seria de esperar, muito boa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos parabens pelo o peixe e pelo 2 lugar,amigo Artur.Um abraço.

      Eliminar
    2. Grande amigo Artur Silva,
      foi um final empolgante em que rendeu a vitória, mas que em nada ofusca a grande jornada que o meu amigo realizou, continuo a dizer que você merecia o pódio e que foi um lance de sorte alguma sabedoria e claro de insistência até ao fim.
      Grande relato para complementar o post.
      Agora que venham novas aventuras e quem sabe o sargo de prata, apesar de Peniche não ser a minha praia vou preparar o material e fazer-lhe companhia, os sargos que se cuidem.
      Revalido os votos do amigo Hélder.
      Abraços mestre Artur.

      Eliminar
    3. Amigo Helder, muito grato pela referência á minha pessoa. Faço votos para que a sua cana, brevemente cante a mesma canção que a minha cantou. Um abraço.

      Estive a pescar com um amigo que se revela em cada pescaria um grande conhecedor do mar e grande lutador, é o Pedro Franco. Vai-me acompanhar numa grande e tradicional prova de pesca dos bancários, Peniche vai passar a ser um estaleiro que ele vai começar a apreciar mais, e grande aventura marítima vai acontecer, assim o mar o permita. Um abraço

      Eliminar
    4. Grato pelos elogios, uma grande aventura vai ser certamente, agora os sargos vamos ver se colaboram.
      Sera uma honra participar nesse grande convivio.
      Abraços e até lá.

      Eliminar
  4. Boas Pedro!
    Parabéns por tudo, pelas fotos pelo peixe e claro pela Victoria :)
    Com certeza um dia bem passado :)
    Um abraço e continua com essa motivação para os convívios.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Pedro,
      Foi um dia memorável não só pelas capturas, mas mais pelo bom convívio que estas brincadeiras tem.
      Motivação é coisa que nunca me falta para pescar e para os convívios, participo e divulgo as provas para tentar chamar novos amigos e novos pescadores para estas andanças pois ando nisto há 25 anos e não quero que isto acabe, antes participavam muito mais pescadores eram sempre 300 ouve alguns onde limitavam as inscrições a 400 pescadores, o maior onde fui participaram 700 pescadores, custa-me ver isto a morrer!!Não vou deixar!!!
      Abraços copmpanheiro.

      Eliminar
  5. Amigo Pedro,Parabens pela victoria e peixe.Foi a 1 da nova epoca tens que continuar a este ritmo.Por mim que ganhes tu ou o Joao rodrigues fico satisfeito como eu participasse.Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado companheiro Hélder, foi o início de uma nova temporada que esperamos que corra bem repleta de novos amigos e de boas paródias e claro está muito peixe!!!
      Este ano penso que vai ser muito renhido novamente o que vai tornar as coisas bastante mais animadas, para mim existem 3 possíveis candidatos, vamos ver como termina.
      Abraços e toca a por as amostras a funcionar pois eles parecem que estão a encostar.

      Eliminar
  6. Boas Pedro!
    Os meus parabéns,pela vitoria e pelos bonitos peixes,deu luta o robalo:)))
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amigo Alexandre, claro que deu alguma luta pois o fio fino a o pesqueiro com algumas pedras dificultaram a tarefa, mas acabou por correr bem, grande momento!!!Venham mais destes!!
      Saudações piscatórias

      Eliminar
  7. Éxcelente convívio, e grandes peixes. Um abraço Pedro. Filipe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Filipe, desejo-vos também grandes peixes e grandes jornadas a toda a equipa dos PESCAS.
      Abraços

      Eliminar
  8. Boas Pedro,parabens

    estás sempre em alta voltagem,a ver se quando formos tb apanho algum CHOQUE HEHEH.sAÚDE.



    ABR Nuno Sousa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas grande mestre Nuno, obrigado, é aproveitar pois eles devem de lá andar e agora com o mar a cair e as aguas a clarear pode ser o dia!!!
      Temos de fazer nova investida nocturna para ver se nos safamos, se ambos levarmos uns chocos cada um já não é mau!!É melhor que levarmos com a grade !!!
      Abraços e grandes lances

      Eliminar
  9. Grande Pedro
    tirares um robalo de 2,5kg com 0,16 é dose ,só para especialistas ,um grande abraço e parabens pelo 1º lugar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas amigo Sérgio, tens andado desaparecido!!!
      Agora é chegou a vossa altura, mar mexido e forte e feio, grandes pescas.
      O meu não tinha 2,5k estava lá perto mas deu algum trabalho, mas nada que com calma não se faça!!!
      Eu costumo dizer que o difícil é engatá-los depois tira-los logo se vê!!!
      Abraços para o pessoal da Charneca

      Eliminar
  10. Pedro, antes de mais obrigado pelo convite para participar, ainda não estou bem preparado, talvez mais no inverno qd for necessário material mais forte.
    Eu vi esse amigo que tá na foto (de costas) onde tens o trofeu e mandei-te cumprimentos, vinha de uma noitada desastrosa onde só apanhámos 3 peixes.
    Por ultimo parabéns por mais uma vitória, e pelo mais importante que foi esse convivio, sei que foi bom porque já "provei" um pouco e hei-de ir mais vezes embora não assiduamente.
    Esses robalos com o material que vocês usam é o mesmo que eu tirar um de 10 kg (nunca tirei mas).
    Não vi o João pequenote mas tb não pode ir sempre eheheh.

    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo serás sempre convidado e quando quiseres apareces.
      A noitada não deu os frutos desejados mas também não foi grade!!!!
      Obrigado, sim com este material um robalo jeitoso equivale a um monstro, muita calma, paciência e alguma sorte, faz parte!!!
      O João júnior desta vez ficou em casa, estava frio e o mar estava um pouco mexido e não tinha pesqueiro ao jeito para estar com ele mais à vontade.
      Abraços

      Eliminar
  11. Ola Pedro, belo e lindo robalo muitos parabéns pela vitória e pela linda pesca que fizeste, um abraço e continuação de grandes pescas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João,
      foi mesmo tirada a ferros, também fiquei muito satisfeito com a minha pescaria e da boa pescaria do meu amigo Artur.
      Abraços

      Eliminar
  12. Boas grande pedro parecia eu que estava a adivinhar a vitória da ultima vez que falamos amigo,parabéns parceiro,quer pelos bons peixes pelo convivio,e acima de tudo pela vitória tão merecida,grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois foi!!Pelos vistos não tens só o dom de apanhar muitos e bons peixes, também és adivinho, hi,hi,hi, penso que essa qualidade é pertença dos grandes pescadores, que muitas vezes tem de adivinhar ou tentar perceber onde raio andam ou se enfiaram os peixes.
      Obrigado e abraços

      Eliminar
  13. Parabéns é um belo robalo e tirado nesse spot com essa técnica, já deve ter dado uma bela de uma pica... :)

    E a vitória soube mesmo bem, sendo na recta final.

    E o amigo Artur, também está de parabéns por um "copy paste", ou melhor, tu é que copiaste a proeza.

    Força e que eles continuem por ai.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço ao Manuel a referência que me fez, desejo também boas capturas.

      Eliminar
    2. Obrigado Manuel, foi uma dura batalha, onde o peixe não facilitou,mas eu não dei grandess chances e com alguma sorte e mestria coloca-lo a seco.
      Quaquer vitória sabe bem e esta teve um duplo sabor amargo e doce porque acabei por retirála ao meu amigo Artur que bem merecia, mas a pesca em competição tem destas coisas.
      Foi quase um copy pois os robalos pareciam irmãos.
      Abraços bons lances.

      Eliminar
  14. Que bela pescaria, mas o que não me saiu ainda cabeça, foram aqueles belos achigãs no Alqueva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas granda Zé,
      Já te disse compras uns vinis e uns cabeçotes e é só tentar fazer igual, não parece ter grande ciência.
      Fazes bem em dedicar-te à pesca, pois liberta o espírito, descontrai, aprecias a natureza onde a calmaria é fenomenal e ainda podes trazer almoço para casa.
      Abraços e se quiseres um dia pescar comigo ou ver estás à vontade.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...