Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

domingo, 4 de novembro de 2012

Depois da tempestade vem a bonança

Depois do anunciado temporal que estava previsto para o fim de semana, que aqui pelas bandas do Oeste passou ao lado, apenas uns aguaceiros durante a madrugada de sábado ainda me fizeram questionar se valia a pena ir ao mar, mas com tinha companhia do meu pai e como gosto de pescar seja em que circunstancias for lá combinamos a pescaria.
Arrancamos pelas 7 horas sem destino certo, mas como tinha chovido bem durante a noite resolvemos ir para os lados da Ericeira para fugir às aguas barrentas, com o mar bastante mexido e com as aguas com uma cor espectacular decidimos fazer uma nova investida na Foz do Lizandro desta feita com a maré de quarto e a vazar.
Como de costume engodo de sardinha e sardinha como isca, monto a cana com uma bóia de 10grs e fio 0,185mm pois o mar era mexido e varria um bocado o pesqueiro, engodo ao mar e toca a lançar.
Após alguns lançamentos sem sentir peixe lá saiu o 1º sargo, com o mar a fazer grandes escoas o peixe(miudo??) aproveitava para limpar a isca sem ferrar, já me estava a irritar não se ferrarem, com a paciência a esgotar-se preparava-me para mudar de pesqueiro quando o meu pai tira um bom sargo, volto a pousar o material e insisto mais um pouco, acabo por ser premiado com mais dois sargos.
Com a falta de água no pesqueiro sou obrigado a ir um pouco mais para norte, engodo o pesqueiro, lanço em 4 lançamentos tiro 4 sargos todos enbuchados, depois voltam a ficarem difíceis de cair, limpavam a isca e cagavam no anzol com uma facilidade, até parece mentira como é que o faziam sem se ferrarem!!!
Decido então mudar de estratégia e fazer uma pesca mais ligeira com uma bóia de 3grs, e as diferenças saltaram á vista era cada tiro cada melro, não á nada como pescar mais ligeiro para conseguir dar-lhes a volta, bons sargos a fazerem umas corridas bastante energéticas e proporcionarem bons momentos, alguns ainda conseguiram fugir desferrando ou partindo.
Foi finalizar a pescaria da melhor maneira, no total apanhei 18 bons sargos e 3 tainhas deixando a lata quase cheia, já sentia falta de um dia assim, com bom peixe e em boas quantidades.

O meu pai também fez o gosto ao dedo com 5 sargos,3 deles bastante bons pescados à chumbadinha, sendo controlado e supervisionado pelo gang da sardinha que volta e meia fazia um assalto ao saco da sardinha, fugindo de imediato com o resultado do roubo, à que estar atento a estes assaltantes  sob pena de ficarmos sem isco.

Já era altura de encostarem uns bons sargos e já sentia falta de um dia de pesca com alguma agitação com muita actividade de peixe, agora vamos ver se vieram para ficar.

24 comentários:

  1. Amigo Pedro, isso é que foi malhar neles hein?
    Muito, muito boa pesca. Espectáculo. Também gostava de ser assim!!! Belo treino para o campeonato da Bordinheira e.... para o prato!!! Saudações desportivas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais amigo Artur, já sentia falta de um dia assim de muito e bom peixe.
      Foi sem duvida um bom treino para o prato e sem duvida deixa um boa perspectiva para a 1º prova do Campeonato.
      Abraços companheiro

      Eliminar
  2. Boas Pedro,parabens
    nunca falhas e não perdoas ,com chuva sem chuva ,sol sem sol é sempre assim o pescador da PONTE ROL HEHEH. Saúde e até.(spinar).


    ABR Nuno Sousa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Nuno,
      Fim de semana tem que ter pesca seja em que condições for, faz parte, é assim há anos e assim vai continuar a ser.
      Abraços e quando estiver bom para mandar uns tirinhos ao spinning faço-te companhia(sabados e domingos).

      Eliminar
  3. Boas Pedro, boa carga de sargos, bem bonitos, mais que merecidos, pelas investidas tem tens feito, muitos parabens e continua a facturar, abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desta foi de vez, lá deu uns bons peixes, as investidas é o costume uma por semana e normalmente ao domingo pois é o unico dia que tenho mais desponibilidade.
      Abraços companheiro

      Eliminar
  4. Boas Pedro!
    Desta vez já veio uma latinha quase cheia hammm :)
    Muitos parabéns por essa bela teca de sargos.
    Eu conheci logo que isso era a foz do lizandro :)
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Foi uma latada, a muito tempo que os procurava e desta vez dei com eles.
    A Foz do Lizandro é sem duvida um grande spot, apesar de conhecer este pesqueiro bem, é raro lá ir, mas como nos pesqueiros onde costumo pescar as condições não são as melhores tenho explorado mais este bom pesqueiro.
    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Muy buena pesca compañero.
    Como me gustan los pesqueros que frecuentas.Con poca profundidad y recorrido para moverte.
    Saludos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado companheiro, são nos pesqueiros com pouca altura de água e com bastante espaço de manobra que me sinto mais á vontade para pescar, são a minha praia.
      Saudações piscatórias

      Eliminar
  7. Grande pedro valente sargalhada amigo,lata cheia e para ajudar,com uma grande companhia,grande abraço companheiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade amigo, na companhia de quem mais gosto e com o peixe a colaborar passa-se a manhã num instante, nem se dá pelo tempo passar, prá semana à mais!!!!
      Abraços companheiro.

      Eliminar
  8. Grande amigo,bela teca de sargos.A pescar fino e com pouca agua,pareces o ronaldo no meio dos centrais...eheh Nao das hipoteses.Excelente treino e o amigo Quim tambem esteve em forma.Tenho saudades de uma pescaria assim.Um abraço


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tu o dizes amigo, quem sou eu para o desmentir, tu já sabes como tocam as modas, a pescar fino é outra coisa!!!!Não dá hipóteses à peixarada é tiro e queda.
      O meu pai também está on fiere, é aquela maquina.
      Se tens saudades de uma latada de peixe vamos lá ao concurso de São Lourenço, serás o meu companheiro de pescaria, o que te parece?
      Abraços amigo

      Eliminar
  9. Buena pesquera de sargos Pedro, enhorabuena
    Saludos desde España

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Companheiro Aeromec, quando eles aparecem temos dias destes, fantásticos!!
      Abraços e grandes pescarias

      Eliminar
  10. Meus parabéns Pedro,mas que belos sargos,uma latada e pêras,continua ai a malhar neles mais o teu velhote,um abraço ai para os dois.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Alexandre, foi um bom dia, para o que tem dado diria que foi um excelente dia.
      Companheiro combina com o colega João Santana e venham cá acima participar numa prova do campeonato, pensem lá nisso.
      Abraços e bons lances.

      Eliminar
  11. Bela teca de sargos.

    Esse teu engodo é fatal.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas grande Manuel,
      é mais ou menos isso quando eles andam por perto aparecem logo no pesqueiro como foi o caso , apesar de não ter grande segredo uma vez que é só sardinha migada, um destes dias realizo um post onde vou abordar o tema dos engodos, mais propriamente engodar á minha maneira.
      Abraços

      Eliminar
  12. Hola Pedro, maravillosos sargos!Me gusta mucho este tipo de pesca.
    Saludos

    Alex
    Light Game Blog

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Alex, desde já agradeço a visita e comentário no blog, esta é a pesca que mais gosto de fazer, uma pesca ligeira de bóia.
      Neste dia o peixe colaborou e tudo correu bem.
      Abraços companheiro e bons lances

      Eliminar
  13. Muito boa pescaria, 18 sargos não é para todos, continua os treinos e já sabes se apanhas 18 a treinar tens de apanhar 36 nas provas!

    João Gonçalves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo João foi a melhor pescaria dos últimos tempos pois isto tem andado fraco.
      Agora nos concursos vamos ver como corre, se correr igual já é muito bom, quero dizer excelente!!
      Já agora aproveito para te convidar para participares no concurso dos Casais de São Lourenço no próximo domingo, vais ser mais uma boa parodia.
      Abraços

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...