Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

terça-feira, 4 de junho de 2013

25º concurso de pesca do Barrio

No passado domingo realizou-se o 25º concurso de pesca do Barrio, onde participaram 165 pescadores para a comemoração das bodas de prata em concursos realizados por esta colectividade,  é muita fruta, e muito trabalhinho, não é para todos!!!
O tempo não podia estar melhor, com um dia quente sem vento a anunciar o verão, já o mar tinha uma porrada valente, e com a agravante da prova ser feita toda com a maré cheia, deixando poucos pesqueiros disponíveis.
Depois do sorteio da praxe, a partida para os pesqueiros, eu voltei a ir para os «Vatos», pesqueiro da semana anterior onde tinha ganho a prova, depois de uma longa caminhada do carro até ao pesqueiro entre matos e com a tralha ás costas, chego ao mar exausto, depressa  monto uma cana com fio 0,185mm, e uma bóia de 3grs, faço um balde de engodo, e na hora de começar a pescar o sitio que tinha escolhido já não estava de feição, com a subida da maré o comportamento já era outro, mas mesmo assim tentei.
 Depressa deu para ver que ali não tinha condições e nem um toque, toca de pegar nas tralhas e ir à procura de novo poiso, sempre para norte na direcção da baía de São Martinho, pedra acima, pedra abaixo, e não vislumbrava nenhum sitio com condições, mas que dureza!!!!Faço novo pesqueiro entre umas pedras, mas o mar não deixava segurar a bóia, sem sentir nada arranco novamente.
Finalmente chego a um canto que deixava pescar, mas estava cheio de malta, estavam lá a equipa dos «Filhos da Escola» e os meus colegas Artur e Nuno, ninguém tinha tirado nada, e ali fiquei e consegui apanhar 4 salemas e perder outras tantas, deixei de sentir peixe durante algum tempo e fui mais a norte.

Novo pesqueiro, engodo, 2 lançamentos, duas salemas trancadas que desferraram, volto a insistir no engodo mas nem sinal delas, reparo que o engodo corria para norte e parava junto a uma falésia a 100mts de mim, faltava 1 hora e meia para o final, pego no balde de engodo e vou até essa zona, umas colheradas, e ao primeiro lance, um sargo, tirei mais 4 seguidos, os sargos desapareceram e entraram as salemas que espantaram os sargos mas proporcionaram grandes lutas pois eram grandes e o pesqueiro era complicado, depois da pesca feita restava apenas a difícil tarefa de voltar para o carro, mais carregado e sempre a subir com o calor a não facilitar.
                        

No final estava satisfeito com o final de prova, uma boa latada de peixe com 8,230kg, foram 18 exemplares, 11salemas e 2 tainhas e 5 sargos, totalizei 19750 pontos, acabando em 5º.
Num dia em que as salemas voltaram a ser o peixe mais capturado, o 1º lugar coube a Paulo Santos de equipa Pitchuipx com 32360 pontos, em 2º ficou José Tecedeiro, e em 3º Sérgio Reis ambos do Varatojo, a todos os meus parabéns.
Por equipas e por clubes o A.C.B. Varatojo saiu vitorioso, a Bordinheira ficou em 2º por clubes e 4º por equipas.

Tal como prometido foi um grande convívio, com bons prémios, com um serviço de mesa muito rico, com entradas muito variadas e um almoço com sopa da pedra e carne à portuguesa, muito bem confeccionados, tudo muito bem regado com boa pinga e muita cerveja, deixam do a malta muito animada, como se pode ver nas fotos.
                         





A organização está de parabéns mais uma vez pois tudo esteve 5 estrelas, e sem duvida que para o ano voltarei, para mim um dos melhores do ano.


14 comentários:

  1. Foi um 5º lugar, mas para a próxima, mudas de estragégia e o pódio não te escapa!:)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um 5º lugar é bom, mas faço sempre para alcançar o 1º o que não é fácil, mas assim é que tem piada, dá mais luta e motivação.
      Um abraço

      Eliminar
  2. Mais uma bela prova grande Pedro, parabéns pelo 5º lugar, grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João, foi mais uma boa aventura e convívio.
      Um abraço e boas sargalhadas

      Eliminar
  3. Amigo e Campeão de leituras do mar, que, sem informação prévia, vai descobrir um bom pesqueiro com tradição de proporcionar boas pescas.
    Foram muitos anos "a virar frangos", como diria alguém que eu conheço.
    Foi uma classificação arrancada a ferros, com poucos minutos e muita sabedoria, há que reconhecer, e.... atendendo ao estado do mar no local. Aproveito para informar que livrei a grade com uma salema (tambêm "arrancada a ferros") e que o meu colega de pesqueiro Nuno Pereira, me deu uma "bigodaça", fazendo ao meu lado 7 capturas. Acho que tenho que ir "á formação".
    Até á próxima companheiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite grande companheiro de jornadas,
      Como já me conhece, sabe como é, balde na mão e toca de ir até ao peixe, mais pesqueiro menos pesqueiro dou com eles, e depois já se sabe é sempre a aviar, por vezes já dou com eles tarde e já não dá para muito, mas é assim que gosto de pescar, sempre em movimento a descobrir novos pesqueiros em busca do peixe.
      Agora o meu amigo leva um bigode do Nuno no mesmo pesqueiro, tem que repensar na técnica a usar pois algo está a falhar, temos de ir para umas aulas de formação, para ver onde está a falha.
      Um grande abraço companheir

      Eliminar
  4. grande dia que estava e mais umas fotos lelas do mar e dos peixe e mais um grande convivio como e sempre nesse convivio e em todos parabens .e uma pergunta vosse ten facebook ass.bruno alemanha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Bruno,
      foi mais uma grande, divertiada e farta jornada de pesca em que tive todo o gosto em partilhar.
      Amigo tenho facebook, mas não vou lá com muitas assiduidade, pode sempre visitar a pagina na mesma e trocarmos alguns comentários, a minha pagina é https://www.facebook.com/pedro.franco.146069?ref=tn_tnmn
      Um grande abraço

      Eliminar
  5. Boas Pedro ;)

    Um inicio não muito animador mas com um final em grande!
    Engraçado, foi mesmo nesses pesqueiros que o ano passado no convivio de Salir do Porto (Spinning) que andei com o Jota e com o Jorge... uma grade para cada um mas "compensada" com uma enorme canseira , pois não conheciamos essa zona e andamos por atalhos para subir e não foi nada fácil!
    Que venham mais jornadas e melhores ;)

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Inácio,
      A pesca começou frouxa mas acabou em altas.
      Estes pesqueiros são robaleiros, pois já la vi vários pescadores ao spinning e buldo, agora os acessos são complicados pois não conhecemos os trilhos, pela experiência vivida que já tenho é assim, para baixo damos bem com o caminho, agora para cima andamos mais á nora pois seguimos os melhores trilhos que vão dar longe do carro, o melhor é seguir sempre o trilho mais perto do mar.
      Um abraço e bons lances

      Eliminar
  6. Olá amigo com a mará a subir é um pouco mais complicado principalmente na minha zona mas há buraquinhos que permite fazer umas pescas engraçadas,fiquei contente pois comecei a ver uns sargotes vamos ver se eles vem com mais força,enquanto houver salemas vou ficando pelas quebradas a ver voces descerem e subirem lol tens que comprar um alforge pois vai tudo nas costas 15kilos de sardinha e a tralha e canas cabe tudo vai ao site da maresia e tens lá a bom preço acredita que nao quero outra coisa agora
    Um grande abração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora viva amigo Justino,
      Com as idas ao mar vamos descobrindo o trabalhar e horas produtivas dos pesqueiros, já por 2 fins de semana seguidos que já se vé uns sargotes, mas no meio de tanta salema devem andar tímidos mas sem duvida que já vão dando um ar de sua graça.
      Vou ver esse alforge para ver se mudo de estratégia, obrigado pela dica.
      Um grade abraço e as fainas possíveis

      Eliminar
  7. para variar o senhor pedro continua em grande forma! os meus sinceros parabens por isso! agora não concordo é com as idas a freiria,sem 1 tostão para pagar uma fresquinha, cartão amarelo !!!! depois tens de falar com o teu presidente para acertarmos o valor da transferencia do nosso atleta para a vossa equipa visto que voces sao uma equipa grande e nos não cortamos as pernas a ninguem!!!!!! um grande abraço ! ( qualquer grade de minis paga a transferencia!!!!) ate domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes como é Nelson, temos de manter a moral e forma física em altas, para duras jornadas que se avizinham.
      Sem duvida que a falta de guito para pagar uma fresquinha ai na Freiria merece cartão vermelho, mas já me redimi.
      A transferência está a ser tratada e dentro em breve a CMVM vai transmitir o valor da transferência, mas é possível que seja mais que uma grade de minis!!!!
      Até domingo para mais uma grande aventura de pesca.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...