Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

sábado, 8 de junho de 2013

Vamos aos Carapaus

Agora que o tempo está a dar sinais de verão(alguns dias nem por isso), com dias primaveris, com o mar a ficar de rastos vale a pena ir tentar apanhar uns carapaus e passar divertidos momentos, pois é por norma uma pesca de muita quantidade de peixe o que a torna muito concorrida, juntando-se grandes aglomerados de pescadores nos pontos mais quentes, além disso o carapau apanhado cá fora á cana não tem nada a haver com o pescado de barco, o paladar é outro, muito melhor.
O mar ideal tem de ser inferior a 1,5mts com tendência para cair, aguas lusas , para que o carapau possa encostar, a maré a subir também facilita essa tarefa, bem como o nascer do dia e o anoitecer que são horas bastante produtivas, temos de ter em conta que para este tipo de pesca existem pesqueiros específicos onde por norma são bastante produtivos .

Nesta 3ª feira depois do trabalho, jantei e fui até à praia Formosa ver se apanhava uns carapaus para o jantar, levei 3kgs de engodo e meia dúzia de sardinhas para iscar com pequenos beliscos.
Para esta pesca montei uma cana de 5mts, com fio 0,165mm( para esta pesca o ideal, ou até 0,20mm), uma bóia de 2grs pois eles estavam manhosos.


 Depois de engodar bem o pesqueiro, depressa eles deram sinal, peixe de bom tamanho e em boa quantidade, depois de 3 horas de pesca a lata estava composta, eu estava satisfeito e dei por terminada a faina, além disso tinha de descansar um pouco, pois tinha de me levantar cedo para ir para o trabalho, foram 32 carapaus um sargo e uma baila.
Alguns foram logo grelhados para o jantar, com batata nova com molho à espanhola, uma delicia, assim que der volto a tentar nova carapuzada.

29 comentários:

  1. Boas Pedro,

    Esta terça feira passada bem que apetecia estar junto ao mar ...estava mesmo espetacular como dá para ver pelas fotos.Um tipo de pesca que já estás habituado mas com diferentes intervinientes ...e que bom é comer uns carapaus grelhados ou mesmo fritos ;)

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bem se estava no mar neste dia, deu para passar umas horas entretido e trazer uns peixes de qualidade para casa, grelhados são um manjar, já que os sargos não aparecem vai carapau.

      Eliminar
  2. São pouco bons são Pedro! é um dos peixes que adoro, bela carga :), força ai companheiro um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Além de proporcionarem uma divertida pesca, dão uns belos duns almoços, já que os sargos não querem vai carapau.
      Obrigado e um grande abraço

      Eliminar
  3. Boas Pedro

    bons carapaus ,fui ao spinning,o fracasso fez me ir tb aos carapaus,mas na próxima madrugada vou novamente ao spinning,pois sou muuuuito teimoso, um dia vou novamente ser recompensado ....SAUDE.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Nuno,
      Ir aos carapaus vale sempre a pena pois é uma pesca divertida e dá para desenjoar das grades.
      Mas se continuares ao spinning serás recompensado certamente com uns bons peixes, á que insistir!!
      Um abraço

      Eliminar
  4. Amigo Pedro,tive pena de nao ter ido contigo,mas vamos marcar para a semana .Foi no meio de mt carapaus e cavalas que nos fomos conhecendo e que tu acrescentas te conhecimentos a minha pesca que melhorou muito as minhas capturas.Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande companheiro fica para uma próxima pois este ano promete muita carapausada e cavalos!!!!
      É sempre bom poder ajudar e sentir que valeu a pena pois além de te ter ajudado arranjei um grande amigo.
      Um grande abraço e não acabes com o peixe ai da zona, deixa algum para mim, hi hi hi....

      Eliminar
  5. Grande Pedro que bela carga de carapaus,da gosto ver,continua ai a malhar neles,grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado companheiro Alexandre, se puder e caso o mar deixe voltarei á carga.
      Um abraço

      Eliminar
  6. Moi boa pescaria de carapaus, Pedro. Noraboa amigo. Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Jornada muy productiva pedro, buenos jureles de la temporada, a disfrutarlos en la mesa con la familia, Un saludo amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem duvida que esta é uma pesca muito produtiva, deram umas boas jantaradas em família, e estavam muito bons.
      Um grande abraço companheiro

      Eliminar


  8. Boas Pedro, já fiquei com água na boca só de imaginar esses carapaus grelhados!!!..lol..bela teca de carapaus amigo, agora é de aproveitar com o calor à porta..:-)
    Um grande abraço

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Luis,
      Saudades de um prato típico, se gostas de carapaus, estes estão uma maravilha, o verão é forte na pesca nocturna ao carapau e cavala, se puder volto lá em breve.
      Um grande abraço companheiro, e bons lances ai na restinga

      Eliminar
  9. Boas Pedro,

    Tambem gosto de ir aos carapaus, ja que os Robalos e afins não aparecem, vai ser a minha proxima aventura...

    Boas Pescaria

    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  10. Boas Pedro,

    Tambem gosto de ir aos carapaus, ja que os Robalos e afins não aparecem, vai ser a minha proxima aventura...

    Boas Pescaria

    Grande Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Nelson,
      É assim mesmo, já que os cabeçudos não aparecem, vinga-te nos carapaus.
      Um grade abraço e boas pescas

      Eliminar
  11. Boas Pedro

    Belos, grelhadinhos são um espectaculo.

    Tb apanhei um bem bom na minha ultima pescaria.

    Força ai

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande MR,
      Um dos pratos típicos que mais gosto, carapaus com molho á espanhola, um verdadeiro manjar.
      Um abraço e bons lances

      Eliminar
  12. Bem bons!
    Belo carregamento de carapaus...
    Se precisares de ajuda para hrelhar!:)

    Força com eles...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manuel,
      Para grelhar preciso de ajuda, para os comer consigo sozinho hi hi hi...estão um espectáculo.
      Estava a brincar, se quiseres ajuadar a comer à sempre lugar para mais um, como diz o ditado onde comem 4 ou 5 podem bem comer mais um.
      Um grande abraço

      Eliminar
  13. Ola Pedro
    estão mesmo maravilhosos os carapaus he he
    força ai
    grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes crer Sérgio, um verdadeiro manjar.
      Um grade abraço

      Eliminar
  14. Boa tarde sr. Pedro alem dessa pescaria ja ser do ano passado e eu ter apreciado as suas ajudas queria aumentar meu conhecimento... Esta sexta irei aos carapaus :) para peniche... Area onde ja tive a oportunidade de capturar... Na 3a feira fui ao carapau infelixmente fiz apenas captura de um e tive um outro toque leve... Mas fikei bastante pensativo visto que por norma nunca faco engodo que poderia ser derivado a isso...gostaria k me desse umas dicas pa faxer um bom engodo pa sexta... Sff

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Rogério,
      desde já agradeço a visita e comentário no meu espaço de partilha, por favor não me trates por senhor, isso faz-me sentir velho e eu ainda sou um jovem he he...
      Pois bem quanto à questão que me colocas parece ser bastante pertinente e fundamental, claro que engodar o pesqueiro para a pesca do carapau ou cavala faz toda a diferença para realizar uma boa ou má pescaria.
      É provável que da outras vezes que foste a Peniche te tenhas safado, porque provavelmente o pesqueiro estivesse engodado por outros pescadores que lá estavam ou tivessem estado a tentar apanhar os ditos, já que esses pesqueiros são muito frequentados.
      Para fazer engodo é necessário 4 coisas, sardinha(5k é suficiente para engodar e iscar), esta sardinha pode ser da mais barata e congelada, vende-se nas lojas de pesca ou em peixarias, um balde, um migador, e uma concha dessas da sopa, agora depende da maneira que queres engodar e da quantidade de sardinhas que queres gastar, mas posso sugerir o seguinte, colocas 2k no balde, mas não a migas toda duma vez só, dás uma primeira migadela e enches o balde com agua, voltas a migar mais um pouco, vais mandando essa agua sem grandes pedaços de sardinha para o pesqueiro com a ajuda da concha, de inicio podes mandar umas boas conchas, mas depois vais mandando 2/3 conchas de 10 em 10 minutos, quando já não tiver agua no balde, voltas a migar o resto da sardinha, desta vez miga tudo muito bem, depois de bem migada acrescentas agua e vais engodando como anteriormente, nota o engodo deve ser lançado o mais próximo de terra, se possível para cima das pedras onde o mar vem lavar e leva-lo para dentro de modo a chamar o peixe para próximo de ti, parece complexo mas não é.
      Espero que a pescaria te corra de feição e depois conta-me os resultados.
      Um grande abraço, vai passando pelo blog e comentando sempre que queiras pois és bem vindo.

      Eliminar
  15. Malta este domingo com a lua favoravel e um tempo muito bom entao decidi aproveitar ir fazer uma pescaria ao carapau... Minha pesca preferida... A mare estava cheia a 00.00 logo comecei a pescaria por volta das 22h onde apanhei 2 carapaus... O resto ate as 3h da manha apanhei um.balde de 25l de cavalas... Em peniche. Alguem sabe onde e que esta. Dar uns bons. Carapaus... PAra aproveitar matar o vicio nas mnhas ferias.... Obg malta... Pedro sabes algum sitio onde tenha dado carapaus....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, desde já agradeço a visita e comentário neste nosso espaço de partilha.
      Bom para começar vou dizer que a pesca dos carapaus e cavalas é uma pesca que aprecio bastante, tem apenas um senão, muita confusão nos pesqueiros de eleição, pelo menos aqui entre a Ericeira e Lourinhã, nunca vou para os lados de Peniche aos carapaus.
      Não tenho apostado muito nos carapaus este ano, mas posso dizer que os pesqueiros de eleição aqui na zona são a praia Formosa em santa Cruz, Assenta(Porto de pesca), São lourenço, Coxos e Ericeira no pontão e nas Furnas.
      Para todos estes pesqueiros o mar tem de estar manso, menos de 1,2mts é o ideal, quanto mais manso melhor e claro está que a maré cheia é a melhor hora independentemente das luas.
      Quanto às cavalas não à muito que possa fazer, mas poderá apanhar menos cavalas aumentando a fundura da sua montagem, por norma as cavalas andam mais à superfície ou a meias aguas, os carapaus por vezes andam mais fundos, isto se andarem estas 2 espécies pelo pesqueiro, depois existem pesqueiros onde as cavalas não abundam, Formosa por exemplo, ou até mesmo pesqueiros em praias com menos profundidade onde bem engodados aparecem bons carapaus e poderá ter outras boas surpresas como uns robalos e bailas.
      Posto isto só me resta desejar umas boas férias carregadas de capturas.
      Grande abraço e continue a passar por aqui e comentar pois é sempre bem vindo.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...