Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

1ª Prova do campeonato 2014 da Bordinheira

Que saudades!!!
Pois bem estou de volta ao activo, à pesca, aos relatos, aos convívios de pesca e ao reencontro com os amigos de mar, após quase 2 meses sem sentir aquele aroma do mar com cheiro do engodo de sardinha, a vontade  de pescar e sentir a cana a bater era enorme.
Este domingo teve inicio e Pelo 6º ano consecutivo o Campeonato de pesca da Bordinheira, com a participação de 50 pescadores, muitas caras novas, o que é de louvar e algumas ausências de peso também, que em nada ofusca o prestigio deste campeonato, onde o convívio, camaradagem e amizade é e será sempre superior á competição.


Esta foi então a 1ª das 10 provas, o mar e tempo em nada facilitaram a tarefa dos participantes na captura de alguns peixes, com o mar bastante bravo, muito barrento e com grandes enchios,onde tão depressa tínhamos agua no pesqueiro como ficava praticamente seco, o tempo negro, de chuvisco com algum vento à mistura também não animavam nada.


Com estas condições a meta traçada para esta prova era bastante modesta, tentar safar a grade com um peixe ou 2, o plano era escolher um pesqueiro onde deixasse pescar minimamente e que segurasse um pouco o engodo.
O local escolhido foi os Guiões, pesqueiro entre a praia dos Coxos e o Cavalinho, na Ericeira, apesar do mar muito bruto a pescaria ia ser a do costume, à bóia com engodo de sardinha e para isco sardinha e camarão, desta feita com uma bóia um pouco mais pesada que o habitual devido ao mar forte, escolhi uma de 8grs e no carreto fio 0,185mm.
Um bom balde de engodo feito com areia, sem engodar muito para as escoas não abalarem com o engodo para longe e com ele algum peixe que por ali andasse, fui salpicando as lages onde o mar vinha lavar, apenas conseguia aguentar a pesca no pesqueiro quando o mar fazia uns razos ou quando escoava e eu emparava a bóia um pouco, fora esses momentos não dava.
Logo nos lançamentos iniciais umas sarguetas a limpar o isco, após algumas capturas e devoluções, já com 2 horas decorridas lá ferro um peixe que deu uma boa luta e com muita calma o pus a seco, um bom sargo, depois das fotos volto à pesca, mais uma colherada de engodo, moralizado com a grade safa insisto e pouco tempo depois ao segurar a pesca numa escoa ferro uma boa tainha, a calma do costume e peixe na lata.


A maré já descia e até ao final apenas tive mais um toque de peixe, pelo bater penso que era Salema, ferrou mas com medo que cortasse folguei e ela desferrou, no final 2 peixes era uma boa pescaria atendendo às condições.
No final e feita a pesagem confirmou-se as expectativas, pouco peixe mas bom, com alguns bons sargos e um bom robalo, o resto foram muitas grades, apenas 9 pescadores conseguiram apanhar peixe.



Era agora hora de recuperar forças com uma boa almoçarada, caras de bacalhau e atum de barrica com grelos salteados e batata cozida foram os pratos principais.
Depois de feitas as classificações o 1º lugar coube ou Paulo Marqes que ao 1º lançamento apanhou um robalo com 1,820kgs totalizando 9100 pontos.
O Paulo Silva ficou em 2º lugar com 6950 pontos, a fechar pódio em igualdade pontual ficaram o David Forcada e Jorge Carvalho com 4200 pontos, eu acabei em 5º lugar com 4160 pontos.

Agora é esperar pela próxima prova no dia 9 de Fevereiro e esperar que o mar colabore.
Saúde da boa para todos e bons lances.

8 comentários:

  1. Boas Pedro,
    Mesmo com esse mar, ainda coseguiste uma boa pontuação, melhor do que isso, só ao primeiro lançamento um robalote... :)

    Abraço e vamos lá ver se a próxima vez corre melhor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não foi mau não senhor Manuel, pensava que ia ser muito difícil safar a grade, no final 2 peixes deixaram-me bem satisfeito.
      Pode ser que a próxima corra melhor, vamos ver.
      Aquele abraço companheiro

      Eliminar
  2. Boas Pedro,parabéns
    apesar de não ficares nos degraus não ficaste longe ...ainda agora começou ehehh.SAÚDE.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais Nuno, foi uma jornada bem complicada, agora é tentar melhorar na próxima.
      Obrigado pela força e comentário.
      Abraço bons lances companheiro.

      Eliminar
  3. Boas Pedro, mais uma prova, atendendo as condições foi um bom resultado, parece que o mar forte não nos deixa:):) grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alô João,
      este ano estamos feitos com ele, o gajo não para um bocado para os sargos darem um ar de sua graça e nós fazermos o gosto ao dedo, pelos vistos ainda não vai ser este fim de semana.
      Quanto a este dia fiquei satisfeito com o resultado pois as perspectivas eram bem negras, mas lá se conseguiu enganar 2 peixes que andavam perdidos.
      Vamos esperar pelos próximos dias para ver se conseguimos fazer alguma pesca aceitável.
      Aquele abraço sargalheiro.

      Eliminar
  4. Mestre Franco,

    já me cansei de pescar ao fundo e ao tento mas, nunca me canso de ver fotos do mar e respectivos pescadores.

    Não sei que atracção têm essas fotos mas eu gosto ! 5*

    Grd abr

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Matos, isto da pesca é como o ditado diz, cada macaco no seu galho, ou seja tipo de pesca preferido, mas as fotos de pescadores em acção é outra fruta, ficam sempre bem pois não é normal ver fotos em blogs com os ditos em acção de trabalho, apenas tiram fotos dos peixes e isso é completamente diferente, mas ainda bem que gostas companheiro.
      Um abraço para ti e para a restante equipa

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...