Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Dia de festa rija ;)

Antes de começar este relato queria agradecer a todos os amigos e seguidores deste blog pelas metas atingidas, 200000 visitas, quase 300 amigos e seguidores é obra, muito obrigado a todos, sem vocês este projecto não faria sentido.
Vamos então ao relato deste dia de pesca e não só.
Depois de uma pausa para férias no campeonato, este domingo retomamos as provas com a realização da 8ª prova.
Como fazia anos no sábado, «Estou a ficar velho!!! ;) »,  não houve grande tempo para definir planos, assim a voltinha aos pesqueiros no dia anterior não pode ser feita, apenas tirei o engodo e isca no dia anterior para descongelar, o resto teve de ser feito no próprio dia.
Depois da concentração habitual na sede arrancamos para o mar, comecei por passar pelos pesqueiros habituais para ver as condições, o tempo estavam muito bom mas devido às chuvadas durante a semana o mar estava muito barrento desde a Foz do Sizandro até à Assenta.
Já escaldado disse logo ao meu pai, «Vamos mas é procurar aguas com melhor cor mais a sul, estou farto de levar barretes com estas condições.», e continuamos em direcção à Ericeira, descemos aos Coxos e meus amigos uma diferença monumental, mar muito bom, sem ponta de barria faziam-me sonhar com uma boa jornada, apenas algum limo solto podia dificultar a pesca.
Sem perder tempo escolho o final da laje onde os surfistas costumam estar como pesqueiro inicial, monto uma cana com fio ,18mm e uma bóia de 7grs pois a maré estava cheia e o mar assim o pedia, faço um bom balde de engodo e salpico as pedras mesmo à minha frente, preparo uns filetes de sardinha para isco, mais uma colherada de engodo e pesca para a agua.
Não podia ter começado melhor, logo no 1º lance um sargo, novo lançamento e mais um bom arranque desta feita uma boa baila e assim continuou com mais algumas capturas.
Com o descer da maré fui obrigado a mudar de poiso, muito por culpa do limo que começou a andar alvorado, fui para os Guiões, após um ajuste na montagem onde substitui apenas a bóia para uma mais leve de 4grs, já que neste pesqueiro se pesca praticamente aos pés não era necessário uma bóia tão pesada.


A festa continuou e ao longo da manhã continuei a tirar mais uns sargos, umas safias e uma ou outra tainha, no final da jornada a lata estava cheia, 25 sargos, uma baila e 6 tainhas, correu muito bem, já tinha saudades de um dia de pesca assim tão agitado.
Depois da pesagem feita e da barriga reconfortada com uma sopinha de feijão e um divinal bacalhau assado na brasa com batata a murro fui surpreendido com uma surpresa para sobremesa, um delicioso bolo de aniversário, feito carinhosamente pelas cozinheiras da casa.

Não estava nada há espera e fiquei muito contente, estes gestos demonstram bem como sou acarinhado por este grupo de amigos que aqui encontrei, que dão valor à pessoa que sou e à ajuda que tenho dado a esta colectividade, nomeadamente à secção da pesca, para eles um agradecimento especial, muito obrigado a todos.
Depois de cantarmos os parabéns, de mordida a vela e pedir um desejo, depois duns copos e brindes (talvez a mais he he he..),  era hora de saber os resultados, com uma boa pesca o 1º lugar não me escapou, totalizei 29060 pontos.

Em 2º lugar ficou o meu adversário mais directo David Forcada, também com uma pesca muito boa de sargos e robalotes totalizou 22280 pontos, a fechar o pódio ficou o Nelson Inácio com 15335 pontos.

Este foi um dia onde tudo correu bem com mais uma vitória, não desvalorizando o resultado o que mais me satisfez realmente, foi ver que tenho verdadeiros amigos que me valorizam muito além da pesca.
Saudações piscatórias e até novas aventuras.  

28 comentários:

  1. Boas Pedro,
    Parabéns pelo blogue e também pela pescaria sempre acompanhado pelos amigos...o mais importante.
    Abraço e boas fainas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado José,
      Sem duvida que os amigos são das melhores coisas que este desporto nos dá.
      Companheiro continua a passar por aqui e comentar sempre que queiras pois serás sempre bem vindo.
      Um grande abraço e bons lances.

      Eliminar
  2. Alô Pedro!
    Opá tás em altas :)
    Parabens duas vezes, pelo 1ºlugar e pelo aniversario :)
    Isso é que foi uma boa prenda hammmm

    Aqui normalmente também acontece isso das aguas barrentas, basta chover um pouco as poucas de pequenas ribeiras levam logo agua barrenta para o mar, então é dificil pescar nas praias que ficam a sul dessa corrente por causa do limo, normalmente nos pesqueiros que ficam contra a corrente consegue-se pescar bem...
    Abraço e força aí.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Pedro, foi sem duvida uma boa prenda.
      Quanto ao mar temos de o saber ler para tirar boas conclusões para que as nossas jornadas sejam o mais produtivas, e desta vez correu bem e o peixe andava por lá.
      Vamos ver como correm as próximas.
      Aquele abraço e bons lances ai por baixo.

      Eliminar
  3. Boas Pedro,parabéns
    estás sempre no pódio....já eu também gostava de apanhar alguns para ficar nos lugares cimeiros ehehhe ATENÇÃO ...ao spinning tenho que chorar !!!!!!! SAÚDE.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Nuno,
      o pódio nem sempre é possível mas desta feita correu bem, tens de começar a treinar para quando participares numa brincadeira conseguires chegar ao pódio mas garanto que não é fácil concorrência é forte he he he....
      Não chores muito pá senão esbarrentas o mar ;)
      Não sejas chorão que tens tirado uns peixinhos jeitosos.
      Aquele abraço e bons lances.

      Eliminar
  4. Boas Pedro,
    Parabéns pelo o Hat-trick! - Blogue, Aniversário e 1º Lugar! :)
    Só demonstra que aprendes com os erros passados e foste à procura de um pesqueiro com melhores condições que foi a estratégia principal!
    Faço ideia o desejo que pediste... LOL

    Forte Abraço e força ai com o pódio!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Manuel,
      temos mesmo de aprender com os erros, é assim que vamos melhorando.
      O desejo esse fica nos segredos dos deuses, caso se concretize depois digo aqui no blog.
      Um grande abraço e bons lances.

      Eliminar
  5. Grande Pedro. Uma vez mais os parabéns pelo teu aniversário e pelo blogue amigo. Toda a ajuda é importante para quem ama este desporto..:-)

    Um grande abraço mano

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luís, estamos nesta luta para dignificar este desporto que tanto prazer nos dá e que amamos incondicionalmente.
      Para ti aquele abração deste Portugal e continua forte nas tuas fainas.

      Eliminar
  6. Amigo como já te dei os parabéns do aniversário ,também agora tiro o meu chapéu a esta pescaria afinal também sabes tirar peixe de qualidade rsrsrs e não só peixe ordinário (bricadeira) .... agora mais a sério parabéns por essa vitória e a ver se no fim do campeonato levantas o caneco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amigo Justino, já nem me lembrava de como se fazia uma boa pescaria de sargos he he he....
      Uma verdade é que apenas pesco umas 5 horas por semana, normalmente ao domingo e pesco com as condições de mar que disponho esteja ele bom ou mau, os concursos também limitam um pouco as capturas de sargos ou peixe com qualidade temos de apostar pela certa e apanhar o que lá anda agora claro que se pudesse escolher os momentos certos para as investidas certamente os resultados seriam outros certamente.
      Vamos aguardar pelas 2 jornadas que faltam para ver se o caneco não foge.
      Um grande abraço e boas jornadas sargalheiras.

      Eliminar
  7. Olá Pedro, muitos parabéns e tudo de bom. Espero que continues por muitos anos a brindar nos com bons posts. Abraço.
    Filipe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Filipe, vou fazer por continuar a brindar os leitores com novas aventuras e artigos.
      Aquele abraço

      Eliminar
  8. Boas Pedro!
    Uma pesca com o nível que já nos habituaste, muitos parabéns pelo aniversário e pelo excelente lugar na classificação !
    Forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Francisco, fico satisfeito com o feedbak positivo dado pelos seguidores e leitores deste espaço, isso motiva-me a continuar em frente com este projecto.
      Um grande abraço e bons lances companheiro.

      Eliminar
  9. Muitos parabéns amigo Pedro, isso é que foi um dia em cheio, lata cheia 1 lugar do pódio em e um bolo supressa,lol assim tá bem,lol
    Um grande abraço .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João,
      fui um dia muito bom quer de peixe quer de resultados desportivos, para mais tarde recordar, aquela malta surpreende-me sempre, são do melhor 5***.
      Saudações piscatórias.

      Eliminar
  10. Comé amigo Pedro,meus parabéns tanto pela vitoria como pela bonita pescaria...
    grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Alexandre.
      Um abraço e cá vamos tentando manter o ritmo de boas pescas he he...

      Eliminar
  11. Bela sargalhada amigo Pedro... :)

    Parabéns!
    .. não só pela pescaria, com respetivo 1º lugar, mas tambem pelo teu aniversário e blog...
    continua ai a malhar neles que eles agora já encostaram... :D

    forte abraço e boas varadas..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Dani,
      agora que dei com eles vou ver se continuo de mão quente ;)
      Um grande abraço e bons lances para ti também.

      Eliminar
  12. Então Pedro!
    Foi realmente um dia 5 estrelas para nunca mais esquecer.... Uma bela pesca, o melhor resuiltado possivel e ainda o reconhecimento do aniversario entre esse grupo de malta bem disposta!
    Parabens a todos!

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Cris,
      ta tudo dito, tiraste-me as palavras da boca ;)
      Obrigado pela força e bons lances.

      Eliminar
  13. Ao ver pessoas como vocês com esta paixão pela pesca, e depois de ver estas boas pescarias é que me fazem muito querer aprender! Sou da póvoa de varzim, comecei a aprender a pescar á muito pouco tempo, ainda só fui 3 vezes, e um amigo meu, nem eu nem ele percebiamos nada, e estamos aos poucos a aprender aqui e ali! Pesquei ontem o meu primeiro robalo e uma tainha tambem, penso que para começar não tá mau! Parabens pelo aniversário e pescaria maravilhosa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Hugo,
      desde já agradeço a visita e comentário neste modesto espaço de partilha.
      Este espaço além de uma espécie de diário de pesca tem como função principal a partilha de ideias e conhecimentos, sei bem as dificuldades de iniciação na pesca pois passei pelo mesmo, assim tento ajudar dando umas dicas e transmitindo conhecimentos aos menos experientes facilitando a sua aprendizagem, se bem que cada zona tem as suas manhas e segredos.
      Para iniciante 2 peixinhos à 3 pesca não está nada mau, parabéns, agora quer é continuação.
      Obrigado companheiro, isto da pesca é muito bom é uma boa maneira de se criar novas amizades.
      Um abraço e continua a passar por aqui e comentar sempre que queiras pois és bem vindo.

      Eliminar
  14. Bom dia Pedro!
    Eu sou uma pessoa que gosto de aprender, naquilo que eu me comprometo a aprender, eu acabo por aprender, pesquiso imenso, mas na pesca, nada como a prática e nada como estes blogs e foruns para aprendermos mais um pouco com quem sabe e está disposto a ensinar um pouco daquilo que sabe! Atenção Pedro, na minha segunda vez pesquei um sargo :) Muito obrigado Pedro pela hospitalidade e gostava de te pedir uns conselhos quando tivesses um pouco de tempo, isto se não te importares! Um abraço

    ResponderEliminar
  15. Hugo isso é um principio fundamental para evoluir, seja na pesca como em tudo na vida.
    Estes espaços ajudam quem quer aprender, e só assim fazem sentido, não basta publicar umas fotos gloriosas das nossas capturas mas esconder os segredos, técnicas, pesqueiros etc.... se fosse para isso não valia a pena publicar nada, esta é a minha maneira de ver as coisas e estar na pesca, sem segredos.
    Estou sempre disponível para ajudar em tudo o que puder, estou ao dispor, alguma coisa tens aqui no blog o meu mail estás à vontade.
    Um grande abraço e boas fainas.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...