Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

terça-feira, 17 de março de 2015

Uma pescaria com o Sr Presidente

Boas caros leitores hoje vou relatar a pescaria realizada no dia 8 deste mês, convívio de pesca dos Unidos da Pesca, de Torres Vedras, para quem não sabe é uma nova associação de pescadores, na sua maioria ex pescadores do A.C.B.S.A. Varatojo.
Desta vez não fui pescar com o meu velhote, meu habitual parceiro de jornadas, pois tinha recebido um convite importante, o presidente da Associação da Bordinheira, Filipe Ferreira fazia questão que fosse pescar com ele e com o filho Bruno Ferreira.
Claro que não podia recusar convite tão nobre, depois da concentração matinal no pinhal dos Casalinhos de Alfaita, onde compareceram meia centena de pescadores, rumamos para o mar, sem destino definido fomos espreitar para os lados de Santa Cruz, para desenjoar dos pesqueiros mais a sul.
Espreitamos na Mexilhoeira, mas as condições não eram as melhores, mar bravo, de enchios, não apostamos lá, decidimos então espreitar na praia Formosa, as aguas tinham boa cor e com a maré a descer teríamos sempre agua no pesqueiro.
Não sendo para mim um spot de eleição, até estava convidativo e por incrível que pareça não estava ocupado ainda, sem tempo a perder lá descemos a escadaria e apostamos na Pedra que Bole, a pescar mesmo junto da agua.
Depois de fazer um balde de engodo com sardinha e areia, para segurar o mais possível o engodo no pesqueiro, já que se fazia sentir uma forte corrente para norte, uns filetes de sardinha para isco, levava 2 canas montadas, ambas com bóias de 4grs, apenas mudava o diâmetro da linha, uma com 0,16mm e outra com 0,18mm.

A primeira aposta foi na pesca mais fina, depois de bem engodado o pesqueiro, começava a labuta, bóias na agua, cedo apareceram uns sargotes, que nos entusiasmaram, uns com medida e outros tantos devolvidos, mas foi sol de pouca dura.
Com menos altura de agua no pesqueiro, tive de me reposicionar  um pouco mais para sul de modo a colocar a pesca a trabalhar onde mais feição fazia e lá foram aparecendo umas tainhas.
Com a maré a dar a volta, deixamos de sentir peixe, aquele instinto que me corre nas veias, que costuma falar mais alto, o de procurar peixe apertava, espreitava para sul e para norte e via algumas opções onde tentar a sorte, mas lá me consegui controlar e ali fiquei na expectativa que com o subir da maré o peixe voltasse.
Parei um pouco, tirei umas fotos aos companheiros de jornada, faço novo balde de engodo e voltei ao trabalho, nisto aparece uma visita inesperada no pesqueiro, o Pedro Batalha colaborador e pescador do blog Pescatuga, que por ali passeava fez-nos companhia e tirou umas fotos.

A  jornada aproximava-se do fim, após 2 toques de peixe falhados, ferro uma salema, que acabou por cortar a linha, não vou de modas, pego na cana com o fio mais grosso, mudo o anzol para um de pé comprido, apanho uns limos(tipo caldo verde) nas pedras junto à praia e foi aposta ganha, assim que a isca caiu na agua, pimba umas atrás das outras, apanhei 7 e fugiram mais 2.
Estava na hora e demos por terminada a jornada, a lata estava composta, peixe de pouca qualidade, mas composta, no total foram 14 peixes.
Depois da foto da praxe, apresamos-nos para a entrega e pesagem do pescado na sede do Carvalhal, onde foi servida uma valente almoçarada a todos os participantes.
Já de barriga refastelada, era hora de saber resultados e entrega de troféus aos vencedores.
Em 1º lugar ficou Jorge Carvalho com 19320pts, para ele os merecidos parabéns, em 2º lugar ficou Luis Abelha com 17990pts, que capturou ainda o maior exemplar da prova uma tainha com 1,610kg.
Eu fechei o pódio com 14910pts e trouxe também o prémio para maior nº de exemplares.

Este foi mais um fim de semana competitivo e de grande convívio, este fim de semana haverá mais ;)
Um abraço a todos e bons lances. 

6 comentários:

  1. Boas Pedro!!
    Mesmo sem o teu companheiro habitual, tu não falhas...
    Muitos parabéns pela duas classificações :)
    Forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Francisco,
      desta vez larguei o meu pai, por 2 razões, o convite que tido do sr Presidente e divergências na escolha do pesqueiro onde o meu pai decidiu apostar.
      Fiz a escolha certa e fui feliz pois a jornada foi animada e a classificação foi catita.
      Grande abraço e bons lances companheiro

      Eliminar
  2. Boas amigo Pedro, belas fotos (essa máquina anda a trabalhar muito bem, melhor do que a minha), pesqueiro com condições ótimas, até estou admirado, com o mar que estava, boa (e habitual) gestão do pesqueiro com aquela virada de última hora. Saudações desportivas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas grande amigo,
      um comentário do meu amigo aqui no blog é sempre lido com satisfação.
      Obrigado pelos elogios fotográficos, mas com um professor fotográfico à altura como é o meu amigo as fotos só podiam sair assim.
      De facto as condições agradaram-me e a jornada foi fluindo bem, as leituras do spot foram as correctas, mas ajustadas mais cedo talvez o resultado tivesse sido outro, ainda assim não posso dizer que foi mau de todo.
      Abraço e até domingo.

      Eliminar
  3. Boas Pedro, mais uma vez no pódio, umas fotos porreiras e certamente um excelente convívio, estas como queres , ahahahah.
    parabéns força e um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João,
      sem duvida, agora começa a loucura dos convívios, e as pescarias de competição.
      Este até que nem correu mal de todo, pena o peixe de qualidade ser pouco e miúdo, pode ser que este fim de semana dê alguns maiores.
      Aquele abraço sargalheiro.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...