Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

quarta-feira, 16 de março de 2016

Escuta, sempre alerta para servir

Caros leitores, como já sabem, este ano abracei um novo projecto na secção de pesca da Bordinheira, agora como presidente a responsabilidade aumenta substancialmente, certamente vai trazer-me mais encargos, chatices e trabalho, mas ser o representante máximo de uma boa equipa, onde todos nos apoiam é um privilégio a que não podia negar.
Hoje vou relatar a jornada inicial do Campeonato de Pesca da Bordinheira 2016, que teve inicio este domingo passado, contou com 55 pescadores, um numero bastante positivo, que faz antever um campeonato bastante renhido e disputado.
Para mim esta jornada piscatória ia ser bastante curta, ia pescar apenas hora e meia, já que tinha um compromisso de pai, ao qual não podia faltar, o meu júnior ia completar mais uma etapa na sua formação escutista, tinha de estar presente e ser testemunha na celebração deste seu passo. 
Como tal, o plano de pesca para esta jornada foi pensado de modo a rentabilizar da melhor maneira esse pouco tempo de pesca, o objectivo era bem modesto, apanhar um peixinho para safar a grade.
O spot tinha de estar com boas condições, tinha de ser o mais próximo de casa possível, não podia esperar pela hora certa da maré, como tal a Praia Azul pareceu-me ser a opção que reunia essas condições.
Para não perder um minuto de pesca, o engodo de sardinha já ia preparado, bem como os filetes de sardinha para isco, as canas de bóia também iam montadas, era chegar ao mar e por tudo a funcionar.
Antes de ir para o mar, ainda teria de fazer as honras de boas vindas e receber a malta na sede, durante a concentração dar uma pequena palestra sobre o regulamento da prova, antes de arrancarmos para o mar.
Só depois de todo o trabalho feito, arranquei para a pescaria, chegado ao mar foi só esticar a cana, engodar o pesqueiro e por a bóia na agua, mal tinha acabado de lançar, quando ai a recuar e inesperadamente a cana verga com peixe a puxar por ela, uns segundos de luta e o objectivo de safar a grade estava cumprido, um sargo na lata logo ao primeiro lançamento fez-me pensar que eles estavam ali em força. 
Claro que foi mera ilusão, depois deste peixe madrugador, até ter de arrancar a fundo para casa, não consegui apanhar mais nada.
Em passo aceleradissimo cheguei a casa, tomei banho e mudei de roupa para ir para a cerimónia de promessa escutista, na igreja da freguesia. 
O antigo Lobito João Franco entrava agora numa nova etapa, após a sua promessa passou a ser Explorador, a partir deste momento já é oficialmente um escuteiro.

Para quem não conhece, deixo aqui os princípios básicos e leis, pelas quais se regem os escuteiros, que foram pronunciados durante a sua promessa. 

“Prometo pela minha honra, e com a graça de Deus, fazer todo o possível por:
- Cumprir os meus deveres para com Deus, a Igreja e a Pátria.
- Auxiliar os meus semelhantes em todas as circunstâncias.
- Obedecer à Lei do Escuta.”

A Lei do Escuteiro

1º - A honra do Escuta inspira confiança
2º - O Escuta é Leal
3º - O Escuta é útil e pratica diariamente uma boa acção
4º - O Escuta é amigo de todos e irmão de todos os outros Escutas
5º - O Escuta é delicado e respeitador
6º - O Escuta protege as plantas e os animais
7º - O Escuta é obediente
8º - O Escuta tem sempre boa disposição de espírito
9º - O Escuta é sóbrio, económico e respeitador do bem alheio
10º - O Escuta é puro nos pensamentos, palavras e acções

Penso serem boas directrizes de vida e que para muito boa gente fazem falta, deviam ser princípios transversais ao mundo escutista, dai vivermos numa sociedade egoísta e sem grandes valores morais.
Depois da cerimónia concluída, ainda com a máxima escutista SEMPRE ALERTA PARA SERVIR, lá voltei para o mundo da pesca e fui cumprir os meus deveres, não de escutista, mas sim de presidente.
Fui realizar a pesagem do pescado, almoçar, premiar os vencedores desta jornada e claro está conviver com esta gente amiga.



Quanto aos resultados piscatórios, esta não foi uma jornada de fartura nem de qualidade, as tainhas foram praticamente os únicos peixes capturados, entre os 55 pescadores apenas saíram 4 sargos.
O grande vencedor desta jornada foi o Miguel Serra com 8610pts, afirmando-se logo na primeira prova, como um potencial vencedor do campeonato, será este o ano do Miguel??? Só o tempo o dirá.
Em 2º lugar ficou o Carlos Ferreira com 6900pts, um estreante nestas andanças, já brilhou e conseguiu por o resto da malta em sentido, muito bom, está de parabéns.

A fechar o pódio com 6370pts ficou o Octávio, eu apesar de tudo fiquei em 22º lugar com 1180pts o que faz com que tenha de me aplicar para conseguir subir na tabela classificativa.
Vamos aguardar pela 2ª prova e ver como corre.

8 comentários:

  1. Boas Pedro.
    Avida é xeia de mudanças e essa de seres presidente ate pode ser una coisa boa.Os peixes madrogadores as vezes dao boas alegrias pena ter sido so um nesse dia rssssss
    Parabems pelas inissiativas e convivios.
    Xau Pedro e boa continuaçao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Rui António,
      desde já agradeço a visita e comentário neste espaço de partilha.
      A vida não para e por vezes dá-nos novos desafios que em muitas situações nos ajudam a crescer e evoluir, este pode ser um desses espero eu.
      As pescarias vão continuar a fazer parte da rotina, mas vou ter menos tempo disponível para as mesmas.
      Os peixes madrugadores por vezes tem este efeito em nós, fazem pensar que o spot está minado de peixe, umas vezes isso acontece, não foi este o caso com muita pena minha.
      Obrigado pela força companheiro, grande abraço e vai continuando a passar por aqui e comentar sempre que queiras pois és muito bem vindo.
      Bons lances.

      Eliminar
  2. Parabéns Pedro não só pela tua nova obrigação( vai ajudar-te a criar cabelos brancos) mas principalmente ao teu filhote por fazer parte dessa grande família que é os ESCUTEIROS uma verdadeira escola de vida
    JTCordeiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amigos Justino, lamento dizer mas acho que não me vai dar muitos cabelos brancos, é que cada vez tenho menos cabelo e quando começar a ficar branco já devo estar careca ;)
      Gosto da escola escutista apesar de nunca ter feito parte da mesma, é uma escola de valores muito importantes para o crescimento de uma criança.
      Grande abraço e bons lances companheiro.

      Eliminar
  3. Boas Pedro.
    O teu Júnior cada vez está maior:)
    Tu andas sempre atarefado, não paras:), muita força e sucesso para esses teus novos compromissos, certamente que vais dar conta do recado.
    Também já me calhou lançar e ferrar logo um sargo e depois chapéu:)
    Vais ter que te aplicar para recuperar esse arranque inesperado do campeonato:)
    Força um grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora viva grande camarada João,
      está um homem feito, o tempo não para, eles é que nos fazem velhos ;)
      Já andava atarefado, agora ainda mais, vamos ver se consigo levar este barco a bom porto, não é fácil, mas vou tentar.
      Quando isto acontece ficamos com a ideia que vai ser lata cheia, é uma reacção normal, mas muitas vezes ficamos a pensar como é possível só andar lá este peixe que acudiu imediatamente à nossa isca e depois nem mais um toque.
      Agora é correr atrás do prejuízo, mas já estou mentalizado que este ano não vou lutar pela vitória, porque vou andar mais focado na organização, essa é uma prioridade, se as coisas correrem bem na pesca logo se vê.
      Grande abraço e boas sargalhadas camarada.

      Eliminar
  4. Bom relato sr presidente.
    Adorei esta primeira prova, estou super entusiasmado e motivado para continuar este campeonato.
    13 lugar não está mau para um iniciado na pesca como eu, a ver se evoluo este ano como pescador e marco mais presença ainda.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amigo Eduardo, as coisas não te correram nada mal não senhor, peixe de qualidade é um bom lema, esse pesqueiro ainda te vai dar muitas alegrias, é um spot para toda a maré e para vários tipos de mar, é normal que estejas motivado, também é normal ires evoluindo de ano para ano, nos convívios de pesca aprende-se muito, facilita o trabalho, aprendes mais pesqueiros, técnicas, consegues ver como os outros pescam, dá muito mais bagagem, sozinho tinhas de penar muito mais para aprender.
      Quero ver-te no pódio na próxima prova ;)
      Grande abraço e bons lances.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...