Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

sábado, 19 de novembro de 2016

Se acusar a pressão, saco da espingarda!!!

No passado dia 6 de Novembro realizou-se a 8ª prova do campeonato de pesca na Bordinheira, as previsões de mar e tempo eram boas.
No do dia anterior, ao final da tarde, dei uma voltinha pelo mar para ver alguns cantinhos, depois de já estar inclinado para um spot de eleição, vi-me quase na obrigação de ir pescar para a zona do Cavalinho, é que depois de ver algumas salemas abeiradas a rapar o limo, logicamente a tentação falou mais alto que a intuição.
Algo reticente com a escolha, é que muito raramente me dou bem quando  no dia anterior vejo peixe no pesqueiro, já estou escaldado com acontecimentos semelhantes, que depois no dia da prova nem sombras de peixe, mas ainda assim tinha de ir lá tirar as teimas.
Posto isto, após a concentração matinal lá arranquei para o Cavalinho.
Tal como eu, ali apostaram mais uns quantos colegas, entre os quais o Miguel Serra, certamente tentados pelo mesmo motivo, é que quando dá o cheiro a salemas todos sabemos onde é mais provável que elas apareçam em força. 
Tinha combinado encontrar-me com o Eduardo Arrenegado nos Guiões, assim foi, ele já lá estava em cima do Guião do meio, ainda eu ia a descer a arriba.
Faço a caminhada até lá, chego ao pé dele, pouso as tralhas, ia começara a prepara o engodo, olho para terra e vejo algo colorido encostado às pedras, pergunte-lhe se tinha deixado o material lá atrás.
Ao dizer que não, tive de lá ir ver o que era, uma vez que não estava mais ninguém por perto.
Aproximei-me, era uma prancha de bodybord muito bem artilhada por algum pescador de caça submarina, tinha uma espingarda, um bicheiro, no saco de rede apenas um cantil de agua ainda cheio e um pêro, o enrolador e corda da poita, no enfião 1 sargo e um robalo com pouco tempo de mar, a julgar pelo aspecto de frescura dos olhos do peixe, que estavam bem vivinhos.
Deu-me logo um arrepio na espinha, se a prancha está aqui, se está tudo com pouco aspecto de muito tempo no mar, onde está, ou o que será que aconteceu ao mergulhador??
Sem saber bem o que fazer, ainda pensei em ligar para a policia marítima, arrecadei tudo pousei ao lado do meu material, esperando que nada de mal tivesse acontecido ao mergulhador, depois logo veria o que fazer.
Dei então início à jornada, estiquei uma cana com 0,165mm e bóia de 3grs, para isco apostei logo no limo, na expectativa de lá estarem as salemas, mas delas nem sinal, até parece que estava a adivinhar!!!
Não estando as salemas, tentei procurar os sargos iscando com sardinha, mas também não estavam por lá.

Com o tempo a passar, a pressão da grade acentuava-se, sai então dos Guiões em direção aos Coxos, com a maré a descer aposto num caneiro, após umas colheradas de engodo lá consigo safar uns 3 sarguitos e uma tainha.
Com a agua a faltar, ando mais uns metros para direita, quem lá estava, outro candidato à vitória, era o César que também andava à procura do peixe.
Mas tirando uns sarguinhos pequenos que íamos devolvendo, mais nada.
Já com pouco tempo de prova, pego nas tralhas e vou para o Cavalinho, encostei-me ao Miguel que também não tinha dado com o peixe, menos mal pensei eu.
Com muito custo ainda consegui apanhar mais 1 sargo, 2 tainhas e uma salema, terminando a jornada com 9 peixes, muito menos peixe que o desejado.
O Eduardo ficou lá nos Guiões e ao cair do pano ainda conseguiu safar a pesca com um belo robalo.
Pego então nas minhas tralhas, nas do mergulhador desaparecido e vou até ao carro, pensando ainda o que se teria acontecido para aquilo ter dado à costa.
Já na pesagem deu para ver que tinham saído uns peixes, as previsões para a classificação não eram nada animadoras, o que se veio a confirmar, tendo ficando num modesto 10º lugar com 5870pts.
Esta prova foi ganha pelo Jorge Murta, que está em grande forma e com uma magnifica pesca de quase 6kg de bailas e sargos totalizou 22795pts, obviamente está de parabéns.

Em 2º lugar ficou o Paulo Marques com 13335pts e a fechar o pódio o David Forcada com 10990pts.
Apesar de ter ficado em 10º lugar, nem tudo foi mau desportivamente, é que os meus adversários mais directos também acusaram a pressão e ambos ficaram atrás de mim, o César ficou em 11º e o Miguel ficou em 12º.
Isto não podia estar melhor companheiros, já na recta final do campeonato é difícil prever que sairá vencedor, na minha opinião vai ser disputado ao sprint na ultima jornada.
Agora faltava saber o que fazer ao material de mergulho, de quem seria e o que se teria passado.
Como sou uma pessoa de bons princípios ia procurar o dono, publicando no blog e no facebook, caso não aparecesse o dono talvez virasse mergulhador he he he.
Mas nem foi preciso publicar nada para dar com o dono, estava na loja de pesca «Sópesca», à conversa com um colega meu que faz mergulho e contei-lhe o sucedido, ele disse que tinha visto nos grupos de caça submarina do facebook alguém que tinha perdido o material idêntico em São Lourenço.
Fiquei aliviado e contente por não lhe ter acontecido nenhuma desgraça,   após 2 dias consegui entrar em contacto com o dono que me fez uma descrição pormenorizada de todo o material e do peixe, confirmando que era o legitimo dono, tudo se deveu à corda da poita ter partido e a prancha desapareceu na corrente, quando deu por falta dela, nunca mais a viu. 
Combinamos então a entrega, o Mira veio ter comigo, ficou assim tudo entregue ao dono e em boas mãos, uma pessoa muito boa onda mesmo,  ainda tivemos um bom bocado na conversa de mar, pesca, peixes e mais algumas coisas.
Podia ter ficado com as coisas, podia!!!
Podia ter vendido as coisas, podia!!!
Poder, podia, mas não era a mesma coisa, para mim aquele material não tem valor sentimental, mas certamente para o dono terá, assim ganhei mais um bom amigo!!! Há dinheiro que pague isso???
Fica a foto para mais tarde recordar

Agora com a 9ª prova do campeonato já amanhã, vamos ver como corre e que surpresas nos esperam, penso que ficará adia a decisão de quem será o campeão para a ultima jornada.

1 comentário:

  1. Boas Pedro!!
    Assim o campeonato tem outro sabor. Vai ser renhido, até ao final!!
    Nos dias que correm, já se vê pouco acções como a tua.
    Isso é de muito valor e vindo de ti outra coisa não seria de esperar. Muito bom!
    Grande e forte abraço

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...