Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Os Deuses parecem estar a meu lado

Boas pessoal, como todos já sabem o Campeonato de Pesca da Bordinheira está mesmo na recta final, no passado domingo realizou-se a 9ª prova.
Esta foi mais uma dura etapa, as previsões não eram as melhores, vento, chuva e mar bravo, nada que meta medo aos verdadeiros pescadores de competição.
Assim sendo lá estávamos todos nós prontos, seguindo para o mar, pela frente  mais um dia de muita luta.
Sem ter pesqueiro em mente, fui na companhia do meu pai, a ideia era irmos em direcção à Ericeira, espreitando o mar, assim que encontrássemos um cantinho que nos agradasse assentávamos arraiais.
Coisa que acabou por acontecer na praia do Matadouro, o mar bem mexido, partia lá dentro e quando chegava cá fora pouca força trazia, o pior eram os enxios que de vez em quando vinham bem fortes, mas deixava pescar perfeitamente à bóia.
A pesca foi feita praticamente com a maré sempre a descer, dadas as condições, apostei numa pesca um pouco mais forte que o habitual, bóia 7grs e fio 0,18mm.
Na mesma zona,  espaçadamente estavam mais uns quantos colegas que também encontraram aqui um local abrigado, depois de tudo preparado lá iniciei a pescaria.
Umas boas colheradas de engodo de sardinha com areia, para tentar por o peixe no pesqueiro, a coisa resultou e de que maneira, foram dezenas de peixes capturados em 2 horas, bailas, robalos, sargos, uma fartura de miniaturas, tudo devolvido ao mar, apenas aproveitei uma tainha e um sargote.
Ao ver que a coisa não mudava, tinha de fugir do peixe miúdo, pego nas tralhas e vou até à Empa, estava lá o Eduardo que acabara de perder um peixe a partir a linha, fico ao pé dele mas sem grande fé, o pesqueiro tinha pouca agua mas ainda assim fazia alguma feição.
Mando umas colheradas de engodo, uns dedos de conversa com o Eduardo e a minha bóia arranca, faço a ferragem, era uma tainha quileira, trabalho o peixe calmamente, desço para o areal para encalhar o peixe, mas quando estava a aguenta-lo na ultima escoa, com 2 palmos de agua desferra-se, ainda corro para a tentar agarrar, mas ele teve tanta sorte que veio uma pequena onda que a ajudou e lá foi ela de vez.
Claro que fiquei com uma enorme azia, perder um peixe praticamente em seco, ainda para mais num dia de mar assim pode ser a morte do artista, além de ter ficado desorientado.
Voltei a iscar, mais um pouco de engodo, ainda a pensar no sucedido, ferro logo outra, mas desta feita consegui tirar.
Fiz mais meia dúzia de lançamentos, sem sentir nada e com a escassez de agua tive de ir procurar melhores condições.
Faço mais 2 pesqueiros onde só tirei mini sargos, com o final da prova à vista começa a chover, vou andando para o lado do carro e faço a ultima hora de prova a pescar no buraco da Inês, onde ainda consegui tirar mais 3 tainhas.
A pescaria termina com apenas 6 peixes na lata, 5 tainhas e um sargo, não era muito, adivinhava uma má classificação.
Na entrega do pescado, deu logo para ver que não era dia de fartura, tudo muito idêntico, tirando 2 ou 3 sacos que estavam um pouco mais compostos.
Depois da pesagem realizada, não fui logo tomar banho, ainda fui ao Cavalinho com 4 colegas, ajudar a desastascar o carro do Pedro Simões, com a chuva o caminho ficou muito enlameado, o carro parecia uma bailarina, não conseguia subir, só empurrando e amparando para não ir parar à valeta.
Depois do trabalho realizado com êxito, o merecido banho, a fome já era mais que muita, toca reconfortar o estômago com uma bela sopa quentinha e uma magnifica jardineira, esta malta da cozinha nunca falha são umas maquinas.
Passamos então aos resultados desportivos, esta jornada foi ganha categoricamente pelo Paulo Marques, com 2 tainhas e 2 bons robalos quileiros tirados da cartola, somou 10200pts.
Em 2º lugar ficou o Tiago Lucas com 9660pts e a fechar o pódio ficou o Vasco Rosa com 8830pts.

Eu tal como já esperava fiquei um pouco mais abaixo, em 8º com 5210pts, aquela tainha que me escapou fazia muita falta. ficava em 4º, assim levei uma vez tareia do meu pai que ficou em 4º lugar e do mestre Artur Silva, não é nenhum desprestigio, mas custa a todos he he he. 
Definitivamente os Deuses parecem estar a meu lado, coincidência ou não as coisas não correram mal só a mim, inesperadamente assumi a liderança do campeonato, já que ainda consegui ganhar uns pontos aos meus adversários mais directos, o César ficou em 9º e o Miguel Serra em 10º.
Este está a ser sem duvida o campeonato mais renhido de sempre, está muito engraçado com 4 candidatos ainda a lutarem pela vitória final, tal como tinha dito vai ser uma vitória ao sprint.
Já falta pouco para termos o novo campeão, a grande final é no dia 10 de Dezembro, diz o velho ditado que candeia que vai à frente alumia 2 vezes, vamos ver se me aguento no topo da tabela.

4 comentários:

  1. Boas Pedro,
    Pena a tal tainha ter ido para o caneco, senão ficavas com uma vantagem!
    Mas neste caso é para a coisa ficar mais renhida até ao fim... LOL
    Agora para a próxima tens que escolher bem o buraco! :)

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas grande Manuel,
      é raro acontecer destas situações em que falta apenas uma pontinha para o peixe ficar na mão, mas de vez em quando acontecem o que nos deixa com uma azia daquelas, neste caso foi uma tainha, se fosse um robalo ou sargo a dor seria maior he he he.
      Sim a coisa foi renhida mesmo até ao fim, assim tem muito mais piada.
      Grande abraço e bons lances.

      Eliminar
  2. Boas Pedro,como sabes gosto de ler no entanto nem smepre ha tempo,mas agora que li este post ,fiquei duvidoso de uma coisa, como relatas tudo ao premonor acho que falhaste hehehe apanhas 4 tainhas e1sargote e na prova final contas:5TAINHAS E 1SARGOTE E NA FOTO IGUAL ,jÁ FOSTE CAÇADO KKK ..boas e SAUDE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Mestre Nuno, é bom saber que tenho leitores e pescadores bem atentos, garantia que as histórias nunca ficam mal contadas he he he.
      Obrigado pela dica, tinhas razão, a contagem estava mal feita, mas já rectifiquei.
      Abraços e bons lances.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...