Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

terça-feira, 15 de maio de 2012

VIII Grande concurso da Bordinheira

Este domingo realizou-se o grande concurso anual da Bordinheira, clube do qual orgulhosamente eu faço parte.
De à uns anos para cá  é considerado por muitos um dos melhores concursos de pesca da zona Oeste, este ano contou com a participação de 180 pescadores, o que nos dias que correm é manifestamente bom.
O mar e o tempo colaboraram, pois esteve um bom dia para a pratica da pesca, proporcionando algumas pescas de qualidade.
Como o mar era manso e a maré cheia era por volta das 10 horas, optei por ir pescar até Porto Chão para  fugir um pouco a confusões de muitos pescadores para poucos pesqueiros, e assim ter espaço de manobra no caso do peixe não entrar no 1º pesqueiro ter mais algumas opções de escolha por perto.
Chegado ao local, tralha ás costas e toca de descer a arriba, monto uma cana com fio 0,165mm e uma bóia de 3 gramas, espero pelas 9 horas e começo a engodagem algo consistente do pesqueiro, como o mar fazia uma branca optei por ver se os sargos andavam lá, e não falhei até as 10 horas tinha 4 sargotes e  uma tainha depois com o virar da maré  o peixe desapareceu.
Faço mais 2 ou 3 pesqueiros mas sem sucesso, com apenas uma ou outra captura esporádica, o tempo foi passando e a maré descendo e a 1 hora do final volto ao pesqueiro inicial, desta feita a pescar dentro da agua em cima da lage, num buraco onde a aguagem levava o engodo para lá.
Logo no 1º lançamento tranco uma salema que acabou por partir o empate, antevendo que lá andariam mais opto por por um anzol de pé comprido de modo a não cortar, lanço e tiro um bom sargo, volto a lançar e tiro uma salema e até ao final tiro mais 4 bons sargos e 1 salemas. Foi um final de pescaria muito bom, era mais uma horinha à Benfica e a historia teria sido outra. No total foram 11 sargos com 3,370kg e 4 salemas e 2 tainhas com 2,980kg totalizando 19440 pontos, obtendo um merecido 6ºlugar, o prémio foi-me entregue pelo meu companheiro de pesca de longa data, o meu PAI.

Em 1º lugar ficou Paulo Lourinho, do Sporting clube de Peniche, com uma grande pescaria onde se destacou o maior exemplar da prova, um magnifico Robalo com 3,160kg, totalizando 29380 pontos, sem duvida uma vitória bastante merecida, os meus parabéns.
Em segundo lugar também com uma grande pescaria ficou o meu colega de equipa António Malaquias, também foi premiado com o prémio de maior nº de exemplares, no total foram 29 peixes.
Por clubes e Equipas a Fimofer(Bordinheira) dominou alcançando o 1º lugar no pódio em ambas as categorias.

Nas senhoras a 1ª classificada foi Zélia do clube Salir do   Porto.
Entre todos os pescadores demos especial atenção a 2 pescadores pois são grandes exemplos do que é viver a pesca, do que é respirar pesca, aquele sentimento que nos move para a pesca, exemplos de pura paixão por este deporto e convívio, a quem entregamos prémios especiais para o pescador mais idoso que com 89 anos não quis faltar, e a outra pessoa muito especial o «Pescas» que apesar de uma deficiência motora(cadeira de rodas) e também já de idade avançada, 79 anos, marcaram presença neste convívio, sem duvida um exemplo de força de vontade para todos.

 
Na categoria de júnior, em 1º lugar ficou Duarte Ribeiro do G.D. Malveira da Serra, temos um futuro campeão.
Tenho de salientar a FALTA DE DESPORTIVISMO de 3 pescadores(?), que entregaram peixe em mau estado, possivelmente capturado no dia anterior, que implacavelmente foram descalcificados.
De resto penso que foi um grande dia,  um grande concurso, onde certamente todos se divertiram, comeram e conviveram num ambiente bastante saudável, nesta colectividade que gosta de bem receber.

Por estar a ajudar na organização não tive a possessibilidade de  conviver com alguns pescadores e amigos que estiveram presentes como desejava, mas certamente vamos ter mais oportunidades para tal.
Quero dar os parabéns à organização do evento pois penso que tudo esteve 5 estrelas, e para o ano esperamos contar com todos novamente para mais uma grande prova.         

10 comentários:

  1. Há grande Concurso de Pesca da Bordinheira, ainda agora foi o deste ano e já toda a gente está á espera do próximo. Grande banquete, com entradas e tudo. Nunca vi tanto sargo junto, na minha vida de pescador, foi uma data abençoada. E depois até aqui ao lado desta notícia estava um bikini que "FAZ FAVÔR", ó Pedro, não podes pôr essa imagem aqui ao lado permanentemente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande amigo Artur,
      Pois eu também acho que foi um grande concurso, e para o ano esperamos que corras tão bem ou melhor que este ano.
      Quanto a pescarias também foi muito bom com grandes pescarias de qualidade e em quantidade, já estávamos que assim fosse.
      Essa imagem era de alguma publicidade e eu não a vi, pelos vistos com muita pena pois deveria valer apena.
      Até nova pescaria, Abraços

      Eliminar
  2. Olá Pedro
    estive 6 anos federado nos Leões de porto salvo
    recebemos e fomos recebidos em enumeras conpetições e digo te já o vosso torneio é uma escola de BEM RECEBER.
    Gostei muito do nosso bocadito de conversa ,que aliás foi a principal razão que me levou ao teu concurso .
    temos de conbinar uma pesca
    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi com grande prazer que e satisfação poder contar com os «Mar Bravo» no concurso da Bordinheira, espero que tenham gostado tanto como eu, quanto a pescarias fica combinado para a prova da Charneca, e depois da azafama de provas, lá para setembro mês dos sargos podemos combinar alguma pescaria ai pelos vossos quintais.
      Um grande abraço

      Eliminar
  3. Boas Pedro!
    Os meus parabéns, pelo o teu 6lugar e um texto tão bem elaborado com umas fotos espectaculares,vê-se o teu desportivismo na hora da entrega dos prémios, bem notória a tua cara de satisfação.
    Foi com muita pena minha que não pude aparecer a esse grande convívio,
    Um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Alexandre foi com pena minha não teres vindo pois tenho a certeza que irias adorar, não faltaram os comes e bebes em fartura bem como prémios, também foi bom pois compareceram amigos blogeiros que não conhecia pessoalmente entre muitos outros grandes pescadores.
      Eu gosto da competição, mas as amizades criadas na pesca superam largamente os resultados, dai o meu ar de satisfação.
      Para o ano pela mesma altura gostava que estivesses presente para ver e poder saber como é o ambiente destas brincadeiras.
      Até lá espero que nos possamos encontrar para uma pescaria ou uns canecos.
      Abraços

      Eliminar
  4. Amigo Pedro,bela pescaria que fizeste.A parte final foi a Benfica ou foi a tecnica do jack... Gostei dessa da horinha a Benfica.Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas grande amigo Herder, foi mesmo uma hora à Benfica, pois nos concursos não dá para utilizar a técnica do Jack, essa técnica é mais usada nos dias de pesca mais descontraídos em que estamos a pescar até ao nó, é sempre mais um lançamento, e depois mais um, e finalmente mais um, etc.
      Eu também gostei, abraços

      Eliminar
  5. boas PEDRO,então viste a fotografia dos sargos do Miguel Serra á noite a 8K fez estragos outra vez e a diferença também eh eh eh eh eh abraço robalo de carbono

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Robalo de carbono,
      ainda não vi os estragos que a 8K andou a fazer, temos de combinar uma pescaria aos sargos, uma vez que eles andam ai.
      Abraços

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...