Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Até na pesca já existe doping!!!

Este foi mais um fim de semana de competição, desta feita fora de portas, uma jornada na península de Peniche, para participar no concurso do Independente, onde estiveram presentes 160 pescadores.
O mar estava com boas condições para a pesca, mar calmo, 1,5mts sem vento, fazia prever fartas pescas.
Logo pela manha paragem obrigatória no Alto Foz para beber um café e delinear estratégias, uma rápida visita aos pesqueiros, e antes da prova o nosso medico de equipa distribuiu o doping pelos nossos atletas para melhorar os rendimentos he he he, e curar algumas gripalhadas, as rápidas melhoras Paulo.
Depois do sorteio arrancamos para o mar, o pesqueiro escolhido foi Porto Batel, perto de São Benardino, a ideia era tentar dar em força com as salemas, pescas montadas com fio um pouco mais grosso que o habitual, 0,20mm e uma bóia de 3 grs, o obrigatório engodo de sardinha, e para isco sardinha e limo.

Logo nos primeiros lances senti peixe, mas estavam a comer mal, pouco depois tiro uma tainha e uma salema, o mar não deixava aguentar a bóia onde as aguas estavam mais mexidas e fui obrigado a mudar de caneiro.
Ando mais uns caneiros para norte e engodo novamente, isco com sardinha e logo no 1º lance tiro uma salema, mudo logo o isco para limo e ferro mais 2 seguidas que não quiseram vir, uma desferrou e a outra cortou, meto um anzol de pé comprido e tiro mais 3 salemas, a maré sacudiu-me da lage e tive de recuar, deixei de sentir peixe.
Com grande fé que elas iam entrar em força no pesqueiro com o subir da maré, faço uma engodagem forte na ponta do caneiro, junto à terra, para tentar coloca-las no pesqueiro de novo, mas elas não corresponderam à chamada como mais desejava, lá foi aparecendo uma ou outra.
Na ultima hora e meia de prova as salemas deram lugar uns sargos palmeiros que entraram em força no pesqueiro, o peixe estava bastante difícil, andava a comer muito mal, tipo garfo e faca, entre muitas ferragens falhadas e bastante peixe a desferrar ainda consegui compor a pesca com uns sargos, no final tinha na lata 25 peixes, 8 salemas, 1 tainha e 16 sargos(4 dos quais não pesaram por não terem 200grs).
Depois das pesagens e da barriga bem aconchegada com uma boa grelhada de carne, regada a preceito era hora de saber das classificações, esta foi mais uma jornada com muito peixe como é habito em Peniche, a prova foi ganha pelo Miguel Fastré da G.A.P Magoito com 230 tainhas, no total 67,850 kg totalizando 67850 pontos, para ele os meus parabéns.
Em 2º ficou o Carlos José do Núcleo Sporting de Peniche com 58750 pontos, a fechar o pódio ficou o João Fastré  da G.A.P Magoito, com 58200 pontos.
Eu acabei num modesto 29º lugar com 23650 pontos, nem doping consegui ganhar he he he, mas deu para trazer uns bons sarguinhos para casa.
Foi mais um dia de pesca muito bem passado, dando alento para mais uma dura semana de trabalho.
Abraços a todos e bons lances.

12 comentários:

  1. Grande amigo e companheiro de pescas, cá estamos a registar mais uma grande jornada de pesca de competição na ponta do mar atlântico, que tantas alegrias tem dado ao meu amigo e a mim também algumas, continuo sempre á procura delas. Os concursos de pesca, para quem cá anda, sabe que têm algo de mágico que nos cativa, e que é difícil de perceber por quem não pratica. A minha jornada não tem nada para contar, pois a minha posição de 89º (???) só tem para dizer que me entusiasmei mais com o que vi do que com o que senti, o pesqueiro não tinha condições mas eu tinha-me mentalizado que era preciso esperar e..... foi um erro crasso, que ainda estou a deglutir. Vamos ver se consigo "endireitar-me". Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta correu dentro da normalidade para mim, o meu amigo pode-se queixar da mala-pata que Peniche lhe tem dado nos concursos, espero ainda ver umas pescas salemeiras suas este ano nesses pesqueiros que tanto entusiasmo lhe dão.
      Este é esquecer e pensar na magia dos que virão, pode ser que a fada madrinha lhe sorria, quanto a mudar de pesqueiro sou suspeito para falar desse tema, mas uma hora sem sentir nada com o mar com boas condições é pegar na tralha e dar corda aos sapatos he he he.
      Aquele abraço.

      Eliminar
  2. Boas Pedro,uma pesca muito bem composta,força ai ,grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os sargotes já deram sinal de quererem encostar, agora é esperar pelos pais.
      Obrigado Alexandre, um abraço e bons lances para ti também.

      Eliminar
  3. Boas Pedro doping fez efeito contrário, ahahahahhaha, belas fotos mais uma vez, força ai grande abraço,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desta vez nem o doping(apenas para os adoentados) nos salvou he he.....Foi a pesca possível, obrigado companheiro e bons lances para ti.

      Eliminar
  4. Grande Pero! Parabéns pelos peixes, o 29º dentre tantos pescadores é um boa colocação.Também rendeu bons fritos ou assados.

    Quanto aos filés assados, realmente estavam ótimos!

    Grande Abraço.
    Tiago

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado companheiro, estes vão ser fritos com um arroz de tomate a acompanhar, aqueles filetes teus tinham mesmo bom aspecto.
      Um grande abraço de Portugal

      Eliminar
  5. Boas Pedro,
    Acho que te deram a embalagem incorreta do doping... LOL
    Desta vez ñ ficaste no pódio, mas concerteza que vais recuperar!

    Forte Abraço e força ai

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente foi isso que aconteceu, alguém anda a tramar-me he he he.....apesar de tudo tive sorte não acusei positivo no controlo anti-doping, apenas um pouco de álcool a mais no sangue.
      O próximo corre melhor, ou talvez não.
      Aquele abraço

      Eliminar
  6. Grande Pedro..:-) Os parabéns a todos os participantes e apesar de não ter corrido como querias, tenho a certeza que melhor era impossível amigo..:-)
    Para a próxima vez malhas neles a sério..:-)

    Um grande abraço

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado grande amigo Luis, desta vez foi impossível fazer melhor, mas isso é o menos importante, participar, pescar,conviver e acima de tudo estar com os amigos essa é a prioridade.
      Um grande abraço de Portugal

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...