Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Siga de mão bem quente

No passado domingo dia 21 de Setembro realizou-se o 1º convívio de pesca dos «Unidos da Pesca», este é um grupo de ex-pescadores do A.C.B.S.A Varatojo  formado este ano, sendo um grupo de malta amiga é mais um convívio no concelho de Torres Vedras, assim fiz questão de participar apesar do tempo não ser muito e ter compromissos familiares.
A ideia era  ir pescar e depois da pesca cumprir os meus compromissos familiares, não podendo estar presente no almoço e entrega dos prémios.
Esta foi mais uma prova em que não houve tempo para grande preparação, deixando para o dia da prova as escolhas de spot.
Com o companheiro do costume, depois da concentração e sorteio no pinhal dos Casalinhos de Alfaiata onde compareceram 70 pescadores, arrancamos para o mar no GPS estava marcado Porto Chão, chegados lá as condições não podiam ser melhores, mar com uma porrada mas com boa cor, pouco vento, maré a virar para a enchente, apenas os enchios dificultavam a tarefa.
Desta vez já levava uma cana montada com fio 0,16mm e uma bóia de 3grs, para aproveitar ao máximo o tempo de pesca já que as primeiras horas de pesca seriam as que melhor deixariam pescar.
Depois de preparar um balde de engodo, fui salpicando as pedras e lajes de dentro para fora, coloco a caixa de filetes de sardinha à cintura e lá vou eu até onde o mar deixava, uma vez que já enchia não consegui estar lá dentro muito tempo, mas nos 10 minutos que lá tive, tirei 3 sargos e uma tainha, depois fui obrigado a vir cá para fora, e mesmo com pouca agua o peixe estava lá e fui tirando uns atrás dos outros, entre os muitos sargos ainda deu uma baila, um robalote e 9 tainhas.


Por volta das 11 e meia tinha a pesca feita, o mar já bem cheio não deixava pescar à bóia, ainda pesquei à chumbadinha, mas incrivelmente não senti nada, onde terá ido o peixe com o encher da maré?
Apesar de tudo a pesca correu muito bem e no final a lata estava bem cheia, agora era rumar a casa e esperar pacientemente pelas novidades para saber como tinham corrido as pescarias dos restantes concorrentes.
A Associação Recreativa do Carvalhal, que cedeu as suas instalações para a 2ª parte do convívio, o almoço e entrega de prémios, pelo que me contaram, pois não estive presente, tudo esteve muito bom, desde o almoço, montra de prémios, bem como em toda a organização desta prova.
Restava esperar pelos resultados finais, que não podiam ter sido melhores, mais uma vitória totalizando 28370pts , esta com sabor especial pois fica marcado na história deste clube como o vencedor do 1º convívio de pesca, arrecadei ainda o prémio para o maior nº de exemplares, como não estava presente para a entrega dos prémios o monarca Joaquim Franco representou-me muito bem.
Em 2º lugar com uma bela pescaria de sargos ficou o António Inácio com 20100pts, que deu uma tareia no seu filho Nelson Inácio que ficou no 3º posto a fechar o pódio totalizando 18260pts.  
Por equipas ganhou a Bordinheira, e por clubes o G.A.P. de Magoito, o maior exemplar foi uma tainha com 1,285kg capturada pelo Fausto Matos da Bordinheira.
Resta-me deixar uma palavra a este novo grupo, espero que continuem o bom trabalho pois este é o rumo certo, e para o ano espero participar novamente e que compareçam muitos mais participantes.

24 comentários:

  1. Mais uma vitoria, até parece fácil, é engraçado quando há sargos ai, aqui falham, quando apanho aqui , tu ai nada de sargos:):) da lá para perceber o peixe...
    Aqui os poucos que tenho enganado é tudo de maré vazia, com ela cheia nada... os maganos andam parvos, ahahahahahah.
    Parabéns Pedro , grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece fácil mas tu bem sabes que não é dar com eles e se estiverem manhosos para os ferrar é o cabo dos trabalhos.
      Pois parece que se confirma essa teoria João, ai os meses primaveris são fortes nos sargos, aqui nem tanto, mas depois invertem-se as coisas e os meses de outono aqui dá mais sargos que ai, dá que pensar!!!!Uma coisa sei o tempo de sul e as aguas quentes tem feito o peixe encostar, essa é uma das razões, a outra é a mudança de mar, fica mais mexido e quando cai é peixe pela certa.
      Quanto ás minhas pescas são feitas essencialmente à maré vazia, maré cheia é fraco à bóia.
      Obrigado e um abraço sargalheiro para ti companheiro.

      Eliminar
  2. Pronto lá está o rei dos sargos da costa alentejana a lamentar-se :) amigo Santana deixa o pessoal cá de cima brincar um pouco tambem,e ainda não vai ser esta semana que apanhas pois eu preciso deles um pouco mais a norte para compor a arca.
    Quanto ao Pedro parabens mas não te habitues sim ? Goza goza mas devagarinho pois cá o velhote nao come carne .Agora a sério gostei mais uma vez Pedro começas a ganhar mão e vai ser mau para os teus adversários
    Abrações para ti e tambem para o Santana pois ele vai ler isto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É assim amigo Justino quem não chora não mama he hehe...
      O tempo do João vai chegar e depois nós é só ver.
      Isto são fases Justino, 2 vitórias seguidas com boas pesca não é todos os dias e eu sei, por isso não me iludo mas batalho para o top 10.
      Gozar eu? Nada disso respeitinho pelos mais velhos já dizia o meu avô, tu é que andaste a gozar com a malta, carradas de sargos e não publicaste nada, pelo menos que tivesses convidado a malta sargalheira para te ajudar a limpar os pesqueiros, mas nem isso pá, quero é ver-te cá na Bordinheira com o mestre Enxuto num destes dias para pormos a conversa em dia e desfrutar de uma boa almoçarada prometo que se faz um prato de peixe só para ti pois não gostas de carne ;) espera lá nos teus relatos antes de publicares os peixes parece que publicaste umas boas grelhadas de entremeadas e costeletas era só para alimentar o Paulo Ricardo e o F. Enxuto tu estavas de dieta tá visto ;)
      Aquele abraço e vamos agendar uma pescaria para breve.

      Eliminar
  3. Os meus parabéns grande Pedro..:-) Mereces tudo de bom pelo esforço e talento na tua pesca e maneira de estar na mesma..:-)

    Aquele abração e força amigo

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Luís,
      tal como tu, faço simplesmente o que gosto, da maneira que mais gosto e prazer me dá e depois sou eu mesmo e nada mais que isso, essa é a receita para as coisas correrem tão bem, e quando não correm tão bem ter aquele traquejo de saber que foi um dia menos bom e que todos os outros estão lá com os mesmos objectivos que nós, isso é ser humilde e saber estar.
      Para ti aquele abraço de Portugal.

      Eliminar
  4. Parabéns Pedro!
    Desta vez foram logo duas grandes vitórias!

    Forte Abraço e força com esse bom ritmo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Manuel,
      ultimamente as coisas tem corrido bem, vamos esperar que assim continuem.
      Um abraço e boas fainas companheiro.

      Eliminar
  5. Felicidades Pedro!!! me alegro por la victoria, la verdad que lo pasáis de lujo en esas convivencias que organizáis, buen ambiente y buena comida jejeje, Un abrazo amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Salah,
      estes convívios são fortes em boa comida e muita camaradagem entre todos os participantes é por isto que gosto de participar neles, as vitórias são um acréscimo, desta vez correu bem espero que assim continue.
      Um abraço de Portugal companheiro.

      Eliminar
  6. Boas Pedro,grande vitória meus parabéns.
    grande abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Alexandre,
      desta vez as coisas correram mesmo bem, vamos ver se assim continuam.
      Saúde da boa e boas fainas companheiro.

      Eliminar
  7. Boas Pedro,

    Isso é que é estar mesmo de mão quente! Bonita pesca , não dás hipoteses á concorrência pah ;)
    Que continues assim e que o mar vá deixando a malta fazer umas boas pescas!

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas gradeiro,
      Temos de aproveitar quando a mão está quente, este foi mais um bom dia, deu para divertir e ganhar, vamos ver como correm os próximos eventos.
      Aquele abraço.

      Eliminar
  8. Parabéns Pedro por mais uma vitória bem merecida. 1 grande abraço.
    Pedro Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então companheiro como tem corrido essas pescas?
      Pois quanto a este dia nada a dizer o peixe estava por lá e colaborou, deu para ganhar, vamos ver como corre a ultima jornada.
      Um abraço e bons lances.

      Eliminar
  9. o senhor da 2ª fotografia uma vez num convivio tirou uma dourada ai jasus! grande tarolo.

    Um abraço Pedro
    João Gonçalves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João,
      eu não o vi a tirar mas tive a honra de a pesar na balança, tinha 2,950kg foi no 1º convívio dos Arneiros que tu vieste pescar comigo e com o meu filho, eu não me esqueço, tens de aparecer um destes dias num concurso na Bordinheira para matarmos saudades.
      Aquele abraço e bons lances grade amigo.

      Eliminar
  10. boas

    Foi chegar ver e pescar nao é para todos é para quem sabe e lógico o peixe tem de ser nosso amigo :) se puder esclareçer umas duvidas :caracteristicas da cana usada açao tamanho e de partes partes ou tele e como costuma fazer a distribuiçao dos chumbos e o porquê se puder ser claro .se nao compreendo mas faço estas questoes para melhor compreender pois tbm ja pesquei ha boia e como pescador de boia penso que sao pormenores que serao mais elucidativos para perceber o porquê do como se efectuou as capturas.gosto muito de ler estes relatos boa continuaçao.
    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Francisco,
      desde já agradeço a sua visita e comentário bastante pertinente.
      Quanto à jornada correu bem pois o peixe estava lá e com uma boa leitura dos pesqueiros fui apanhando uns peixes engraçados, mais uma vitória!!!!
      Estes pormenores que refere eu apenas não os publico para não tornar os relatos tão maçadores, mas uma vez que pergunta respondo sem problemas.
      Bom quanto à cana é uma Vega(acho eu!! foi ganha num convívio, não tem registo nenhum na cana, foi um prototipo de uma cana oferecida por uma casa de pesca) é uma cana de pesca à inglesa de 3,90mts de 3 partes não sei a ação mas deverá andar nas 5-30gs, esta cana trabalha de ponteira, muito boa para ferrar e trabalhar com fios finos.
      Bem os chumbos estão sempre juntos a 30/40 cms do anzol, isto tem uma razão como pesco com bóias leves de 3/5grs com antena facilita no lançamento pois raramente embrulha, além disso o isco anda sempre mais no fundo e como as gramagem das bóias é pouca o peixe não desconfia do peso, se usar bóias mais pesadas deverá fazer uma distribuição diferente uns perto da bóia e os restantes a 40cms do anzol, tudo para dar um ar natural ao trabalhar da isca.
      Estes são apenas pormenores mas sem duvida que podem fazer a diferença.
      Um grande abraço, continua a passar, comentar e perguntar sempre que quiser pois és bem vindo.
      Saudações piscatórias.

      Eliminar
  11. BOAS

    Sem duvida pormenores que sao por vezes pormaiores.compreendo que por vezes nao haja tempo para tudo o que se quer escrever e tbm nao se quer maçar ,mas penso que se abrisses um tópico com as montagens e materiais usados e o porquê, a par dos topicos que ja existem tipo: materiais pesqueiros etç era uma boa referençia para posts futuros e ja se ficava com um conheçimento e ideias mais completo sobre esta ARTE isto está claro sempre se for possivél.Sendo para mim o blog de pesca ha boia mais completo que conheço .ABRAÇO e OBRIGADO pelas partilhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Francisco,
      Sem duvida que os pequenos pormenores fazem muita diferença, não faço referencia nos relatos pois tornaria muito exaustivo e longo os post, mas também porque o tempo não é muito para explicar tudo ao pormenor, não é que seja nenhum segredo que guardo, nada disso mas fica registado a ideia e em breve poderá sair um artigo que abranja essa temática.
      Já deve ter reparado na barra lateral esquerda do blog uma sondagem que realizei com temas que gostariam de ver publicados aqui no blog, essa dita sondagem já terminou mas não publiquei nada pois gostaria de fazer algo como deve ser em video ou coisa do género, com algumas fotos ilustrativas que explicassem bem todos os passos, o pior é arranjar um realizador para me filmar e tirar fotos é que tirar a mim próprio não é fácil, estes temas mais técnicos dariam mais visibilidade ao blog mas dão muito trabalho a realizar, pensar e escrever, vamos ver se consigo realizar ainda este ano.
      Um abraço e obrigado pela critica construtiva, pois é importante saber dos interesse dos leitores para tentar melhorar ainda mais o espaço.
      Saudações piscatórias.

      Eliminar
    2. boas
      eu sei que sim que dá muito trabalho e precisa mesmo de muito tempo e a minha opiniao é mesmo no sentido do blog ficar mais completo .ja tinha visto a votaçao mas estava fechadase estivesse mais perto teria todo o gosto em ajudar mas estou mesmo muito lonnnge !!de resto continua com o bom trabalho pois gosto muito de ler os relatos e a matar as saudades de uma boia que sao mais que muitas,abraço e mais uma vez obrigado pela partilha e tempo.

      Eliminar
    3. Obrigado Francisco pela ajuda dispensada e acima de tudo pela opinião bastante construtiva.
      Pois bem esses post's vão ser feitos para enriquecer mais o blog, agora que vou praticar spinning terei mais tempo para dedicar a esses itens pois os relatos vão ser menos já que as grades vão aumentar, assim terei obrigatoriamente de realizar post dessas vertentes bem como mais alguns spot's que ainda não referi.
      Um grande abraço e continua a passar por cá pois as novidades vão sendo actualizadas.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...