Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

terça-feira, 3 de março de 2015

I love this game!!

Declaro aberta a época piscatória de competição, tardou mas lá arrancou ainda que com condições adversas, mar bravo e período alto dificultaram e muito a acção dos pescadores.
Tal como eu muitos outros pescadores aguardavam ansiosamente por este dia, para quem nunca participou em concursos ou campeonatos de pesca, estas jornadas acrescem de uma motivação extra, para tentar obter o melhor resultado possível, aquela ansiedade começa 2 ou 3 dias antes das provas, sohamos e idealizamos uma antevisão dos acontecimentos, aprimoramos o material, engodos e iscos o melhor que conseguimos, estudamos bem todas as condições climatéricas e marítimas, possíveis pesqueiros, os tipos de peixe que pretendemos capturar, e que achamos mais vantajoso para as condições do mar em questão nessa jornada, para juntar a isso estudamos os nossos adversários(amigos) e tentamos antever os seus planos, nestes dias esquecemos a qualidade do peixe que pescamos e o tipo de pesca que mais gostamos de fazer em função de tentar obter o melhor resultado possível, resumidamente isto é pesca de competição, a adrenalina dispara a 200% mesmo antes de iniciarmos a pescaria, bem diferente de uma qualquer jornada de pesca, «I Love this Game».
Nesta prova contamos com a participação de 50 pescadores, os do costume, mas também conseguimos cativar mais alguns a vir experimentar e divertirem-se connosco, foi com grande satisfação que Eduardo Arrenegado, um fiel seguidor do blog respondeu positivamente ao convite e trouxe ainda o André Cumprido e se juntaram a esta quase família de pescadores, para mim foi e é uma grande satisfação poder contar com novas amizades.



Mas vamos lá ao resumo desta jornada, fomos presenteados com um mar bastante bravo, turvo e de enchios, o que deixava antever uma jornada penosa no que toca a capturas, o pesqueiro eleito por mim foi Cambelas, lá fui com o meu pai, ele foi para sul da praia e eu para norte, apostei logo numa pesca fina para tentar enganar alguma tainha em aguas baixas, fio 0,16mm e bóia de 4grs, para isco sardinha e carapau fresco, balde de engodo feito, pesqueiro bem engodado e bóia na agua, após alguns lances sem sentir nada, lá tive 2 lances seguidos com toque, mas sem conseguir ferrar, conseguindo roubar o isco, ao 3º foi de vez, uma tainha ferrada, depois de uma boa luta o 1º objectivo estava concretizado, safar a grade, mais umas colheradas de engodo, na ilusão de andarem lá mais peixe motivado pelos 3 toques seguidos, insisto, mas não senti mais nada, era mesmo só aquela que lá andava, faminta acudia logo à isca assim que esta caia na agua.
Inconformado, vou andando para norte e faço mais 2 pesqueiros sem um único toque, não se via um único pescador na zona, já bem afastado do pesqueiro inicial, perto da Ursa consigo ferrar uma pequena tainha que desferrou, e consegui tirar mais 2, sempre atento para ver se avistava o meu pai mas nada, pensei logo que se tinha safo a sul e por lá continuara, não me podia atrasar pois tinha ainda um longo caminho a fazer até ao carro.
Agora o acontecimento insólito desta jornada, tenho um relógio que só uso na pesca, que levei para controlar o tempo da jornada, mas este relógio está ainda na hora antiga, ou seja uma hora adiantado, eu tinha isso em mente, a prova já caminhava para o final(acabava às 13h), olhei para o relógio e marcava 13h e 35m, pensei vou acabar com o engodo, fazer mais um lance e vou andando até ao encontro do meu pai pois ainda tenho um longo caminho a percorrer, no momento em que vou buscar o balde vejo no alto da arriba o meu pai a esbracejar e a gesticular, como é muito alto e com o barulho do mar não conseguia ouvir do que dizia, como sei que ele pesca até ao ultimo minuto, entre uma serie de palavrões que disse, pensei, queres lá ver que o relógio está na hora actual, e que para além de ter pescado fora do tempo regulamentar, ele anda à minha procura e já estamos mais que atrasados para a entrega do pescado???!!!!Vou ser desclassificado??!!
Como não conseguia comunicar com ele, apressei-me a arrumar a tralha e desatei a correr desalmadamente, saltitando pelas pedras em direcção à subida mais próxima, antes de iniciar a subida já estava todo estoirado, mas não podia parar se queria tentar chegar a tempo para entregar o peixe e não ser desclassificado, iniciei a subida ainda longa, como não tenho ido aos treinos(e estou magrinho he he he) já me doíam as pernas e já não aguentava mais, escorria em suor, em 10 minutos estava ao pé do carro, a arfar, com os bofes de fora, se tapasse a boca estoirava.
Pergunto ao meu pai se estávamos atrasados, ao que ele me responde que não, ele é que tinha deixado de pescar mais cedo por falta de condições do mar, além de não motivação pois não sentira nada, apenas tinha acenado para mim para eu subir ali e não fazer uma grande caminhada, afinal a correria foi desnecessária e eu estava certo, ou seja deixei de pescar 20 minutos antes o final da prova, enfim mais uma lição que nunca mais vou esquecer, além de ter que fazer uma dieta urgentemente, o relógio tem de estar sempre na hora certa, mas a culpa não é só minha é de quem decide andar sempre a mudar as horas he he he....
Já mais aliviado respirei fundo, arrumei as tralhas no carro, tirei foto ao peixe já dentro do saco e tudo, já que não tive tempo para a tirar no pesqueiro, calmamente fomos à entregar o pescado para pesagem, o esperado confirmara-se, pouco peixe, apenas 17 pescadores desgradaram, peixe de qualidade nem vê-lo, nem um único sargo se apanhou, tirando dos robalinhos de meio quilo o resto foram tainhas.

Já com a barriga bem forrada pela valente almoçarada era hora de entregar os prémios aos vencedores desta jornada, em 1º lugar com 6 tainhas ficou o Paulo Marques totalizando 8100pts, em 2º lugar ficou o David Forcada com 5340pts, a fechar o pódio ficou Jorge Carvalho com 3880pts, eu consegui um satisfatório 5º lugar com 3460pts.


Depois de mais um grande dia de pesca e convívio, onde espero que todos tenham ficado satisfeitos, especialmente os que participaram pela 1ª vez, para que voltem novamente com mais colegas e passem a palavra de como esta colectividade e grupo sabe bem receber, de modo a que este já grande grupo de amigos continue a crescer. 
Os dados estão lançados, está tudo ao rubro, que venha a próxima jornada, mas se possível com melhores condições e mais peixe.

8 comentários:

  1. Boas Pedro!!
    Tu em prova, parece que tens cheiro para dares com o peixe :)
    Só falta treinares o nariz para os robalos ao spining!! ;)
    Ainda deu para fazeres um 5º lugar. Bem porreiro. Já vais lançado na classificação...
    Forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Francisco,
      é a experiência e dedicação que faz com que assim seja, o conhecimento dos pesqueiros e horas da passagem do peixe por lá são pedra chave para o sucesso.
      O 5º lugar ficou dentro do que planeava, mas se ficasse em 1º era melhor, assim a motivação aumente para na próxima prova melhorar a classificação geral.
      Abraços e bons lances.

      Eliminar
  2. Fuck me i'm famous... Hehehe
    Com direito a foto e tudo na primeira página, categoria.
    Muito bom, mal posso esperar pela próxima prova.
    Diverti-me bastante e aconselho vivamente a toda gente a participar pois vão ser muuuuuuuito bem recebidos pela Malta da Bordinheira.
    Almoço divinal, convívio 5 estrelas.
    Ah é verdade Pedro obrigado pela lembrança, acredita que tem um grande significado para mim, não só por ser a minha primeira prova mas também por ter Sido oferecida por ti e a vou guardar com muita estima. (Já lhe pus data e o nome de quem me a ofereceu).
    Grande abraço
    Eduardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais Eduardo, agora és mais que famoso he he he
      Para mim é sempre uma enorme satisfação receber na Bordonheira novos colegas deste desporto ainda para mais sendo fervorosos seguidores do blog, pena não termos partilhado a pescaria, mas nisto da competição não facilito e gosto de seguir o que levava em mente, pois estar a pescar contrariado é das piores coisas que posso fazer.
      Não te preocupes que havemos de combinar uma pescaria em conjunto para podermos trocar umas ideias e dar umas dicas de como pesca é na boa.
      Se gostaste é o importante, nada me deixa mais satisfeito que ver o pessoal sair da Bordinheira e dizer que vai voltar pois foram super bem tratados.
      O brinde que ofereci é do coração, não só por seres seguidor mas acima de tudo de teres a coragem de me contactar e aceitar este convite, é bom saber que o valorizas tal como eu o ia valorizar
      Grande abraço e até nova oportunidade, se quiseres ir no domingo apita que pescamos juntos.

      Eliminar
  3. Grande Pedro..:-) A competição é outra coisa mesmo, só quem a faz é que sabe :-). Parabéns amigo, 5 lugar entre 50 é muito bom.:-)
    Espero que acertes o relógio e que a próxima vez o dia te corra de feição..:-)

    Grande abraço amigo

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Luís,
      é mesmo assim, a competição obriga-nos a dar um pouco mais que num dia de pesca normal, a pensar e estudar a jornada ao pormenor, além de nos dar outra adrenalina e pica, só mesmo quem vai a competições percebe isto.
      O relógio já está acertado he he he
      Obrigado pela força.
      Aquele abraço companheiro.

      Eliminar
  4. Os meus parabéns pelo teu quinto lugar,embora eu nunca tenha feito pesca competição ,em 50 ficar no quinto lugar para mim acho um feito.
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Alexandre,
      um 5º é sempre um bom resultado, as quem faz pesca de competição tenta sempre alcançar o topo da classificação, esta prova concretamente é diferente, pois é um campeonato de 10 provas, apenas no final se fazem as contas através do somatório de todas as classificações em todas as provas e ganha quem menos pontos somar.
      Tens de experimentar a pesca de competição, sei que vai haver um concurso na tua zona, onde ainda não sei, mas assim que souber digo-te, para lá ires.
      Grande abraço companheiro

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...