Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Invasão, um bom sinal

Ora ai está mais uma boa noticia ecológica para o concelho de Torres Vedras.
Para quem não sabe, o rio Sizandro tem 40kms de extensão, nasce na Sapataria, concelho do Sobral de Monte Agraço, percorre 40kms até desaguar na Praia da Foz, grande parte deles no concelho de Torres Vedras.
Depois de à umas décadas atrás, ser um rio morto, praticamente um esgoto a céu aberto, o cenário tem vindo progressivamente a mudar para melhor, diga-se de passagem, para muito melhor.

Nos últimos anos foram as tainhas a invadirem o Sizandro, desde a Foz até Torres Vedras, que já era um bom sinal, chegou agora a vez de repovoar o sizandro com os Ruivacos.


Ruivaco-do-Oeste (Achondrostoma occidentale, família: Cyprinidae). este peixe em vias de extinção, tem o estatuto de conservação de "criticamente ameaçado" de acordo com os critérios do livro vermelho publicado pelo ICNB (1991). 
Trata-se de uma espécie de peixe endémica da região e que, actualmente, apenas existe nestes dois rios da Estremadura - Alcabrichel e Sizandro.



Depois de reproduzidos em cativeiro, a QUERCUS fez esta semana a libertação de mais algumas centenas destes exemplares em Runa, agora é esperar que a natureza se encarregue de os multiplicar, para que deixem de ser uma espécie em vias de extinção, povoando abundantemente este afluente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...