Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

terça-feira, 26 de abril de 2016

Mais um Hat Trick

No passado dia 17 de Abril a Associação dos Unidos da Pesca de Torres Vedras realizou no litoral Torreense  o seu convívio anual de pesca desportiva.
Nesta prova participaram 100 pescadores, o tempo e mar finalmente deram tréguas e ajudaram a um dia de pesca bastante agradável, com mar manso e pouco vento.
Apesar de tudo as fortes chuvadas dos dias antes da prova dificultaram a tarefa aos pescadores, deixando praticamente toda a zona da prova com as aguas barrentas, com excepção de meia dúzia de locais onde estas apesar de tapadas estavam aceitáveis.
Logicamente optei por um desses locais com melhor aspecto, mais uma vez optei pelo sossego do Porto Chão, apesar da maré não ser a mais indicada para este pesqueiro.
Depois do sorteio lá arrancamos para o spot, depois de descer a arriba era hora de fazer os preparativos habituais do pescador de bóia, preparar o engodo, esticar 2 caninhas com pescas diferentes, uma pesca mais ligeira, mais indicada para as tainhas e sargos e outra mais forte para o caso das salemas aparecerem.
Para isco, além da habitual sardinha, levava alguns trunfos na manga, uns carapaus e um filete de savelha.
Tudo preparado e estava na hora de iniciar a jornada, com a maré ainda algo vazia tentei procurar os sargos, mas estes aparentemente não andavam por lá, com excepção de umas sarguetas que foram sendo devolvidas.
Após 1 hora sem nada no saco lá safei a grade com um robalote, insisti mas o trabalhar das aguas não ajudava para que o peixe entrasse no pesqueiro.
Depois de fazer uma leitura das correntes, peguei no balde de engodo e vou uns 100mts mais à direita onde a aguagem ia para, o meu pai estava nesse mesmo local e disse-me que as tainhas estavam por ali mas lá bem longe e a comer mal.
Engodo forte no areal e avancei o mais que pude para cima de uma pedra, após alguns lances confirmei que elas estavam por lá, ferrei uma boa tainha que após alguns segundos de luta se descravou.
Voltei a por umas colheradas de engodo e fui tentar novamente, pouco depois ferro outra, uma grande tainha que me deu algum trabalho para a colocar a seco, mas com calma após alguns minutos lá consegui.
Ainda tentei mas um bocado mais não senti mais nada, com a agua a subir voltei para o pesqueiro inicial, onde os sargos teimavam em não aparecer, na falta de peixe nobre voltei-me para as tainhas que como normalmente estavam bem manhosas, mas lá fui conseguindo enganar algumas com uns beliscos de carapau e savelha, pelo meio lá veio mais um robalote.
Com a maré já bem cheia elas deixaram de dar sinal, eu continuei a insistir na pesca às tainhas, mas por algum motivo elas tinham desaparecido repentinamente, motivo esse que só descobri quando mudei de isco e mudei a altura da pesca.
Faltava apenas meia hora para terminar, isco com limo e assim que a pesca cai na água lá estava o motivo das tainhas terem abalado, as salemas estavam lá em força, com calma tirei a primeira, peguei na cana com a pesca preparada para elas e consegui tirar mais 6, não deu para mais pois estava na hora.
Com um final de prova bastante bem aproveitado compus a pesca, no total foram 19 peixes, 7 salemas, 2 robalotes e 10 tainhas.
Depois de entregar o peixe, ajudei na pesagem, só depois tive direito a descansar, almoçar e conviver com o pessoal.
No que toca a resultados, a coisa correu melhor que o esperado, foi mais um hat trick, vitória na geral totalizando 20930pts, maior exemplar com uma tainha com 1,585kg, e maior numero de exemplares com 18 peixes.
Em 2º lugar ficou o meu colega de equipa César Ribeiro que tirou 1 tainha 2 sargalhões ambos acima de kg totalizou 10030pts.
A fechar o pódio ficou também um pescador da Bordinheira, foi o João Rodrigues com 9180pts.

Por Clubes e equipas a Bordinheira saiu vencedora, foi mais um bom dia de pesca, num bom convívio organizado pelos Unidos da Pesca de Torres Vedras.
Agora que venha o próximo para ver como corre ;)
Abraços a todos e bons lances.

1 comentário:

  1. Grande Pedro.

    Sempre em altas, mais uma vez deste com uns peixes bons e lá vais enchendo o sótão de troféus :)
    Imagino a luta dessa tainha com fio fininho, comigo punha-se a andar em menos de nada :)

    Grande abraço

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...