Este espaço destina-se à divulgação da pesca, em especial da pesca à bóia, spinning e da pesca de competição, onde relato as minhas pescarias e aventuras na região Oeste

Segue-me no Facebook

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Mudança de spots com algum delay

No passado domingo realizou-se a 3ª prova do campeonato de pesca da Bordinheira, esta era mais uma prova onde não podia falhar, sob pena de perder o comboio da frente na defesa do titulo do ano passado.
O pesqueiro escolhido para esta jornada foi o Cavalinho, não é que goste do pesqueiro, mas a maré, as condições do mar algo agitadas, com período elevado, ajudaram na escolha.
A ideia inicial era ver se dava com as salemas, já que estamos na época delas , embora elas andem um pouco desaparecidas.
Chegado ao pesqueiro, onde estavam já 2 colegas da prova o Paulo Marques e o Eduardo Arrenegado, toca de montar as canas, para começar optei por pescar mais fino, fio 0,16mm e bóia de 3grs, preparar o engodo e isca, era hora de entrar em acção, com os 3 a pescar à bóia no mesmo buraco, eu fui o primeiro a tirar peixe, uma tainha, depois apanhei umas sargetas, na maioria sem peso foram sendo devolvidas, o Paulo entretanto apanha também uma tainha.
As salemas não estavam por ali, a maré vazava e apenas o peixe rei entro no pesqueiro, insisti até faltar a paciência, e tardiamente lá peguei nas tralhas e mudei de pesqueiro.
Fui andando para norte, onde estava o meu pai a pescar, apenas tinha apanhado uns bodiões, como o pesqueiro estava bom decidi fazer uns lançamentos ali mesmo, carrego bem no engodo, e pesca na agua, a maré já repontava, e pouco depois ferro um peixe, pelo bater vi logo que era uma salema, depois de trabalhar o peixe lá o pus a seco, novo lançamento e nova ferragem, mais uma salema, desta feita acabou por cortar o fio e levou o anzol, elas entraram em força, pensei eu.
Sem hesitar estico a cana com fio mais grosso, 0,18mm e mudo o anzol para um de pé comprido, Começo a iscar com limo, entre algumas ferragens falhadas tirei mais 2 salemas, depois disso desapareceram, nesta altura já o Paulo nos fazia companhia, continuei a insistir, mas delas nem sinal, volto novamente para a pesca mais fina e lá tirei um sargote, ferro mais uma tainha mas acabou por se desferrar.
O tempo passava e a subida repentina do mar tirou as boas condições de pesca, fui obrigado a procurar outro pesqueiro, mais a norte nos Guiões(de dentro) o Eduardo tentava desgradar, o mar já varria a pedra, depois de engodar, ferro 2 salemas uma acabou por partir e outra por desferrar, mais uma vez cheguei tarde ao pesqueiro, fui obrigado a recuar para o Guião de Fora e lá consegui tirar mais uma salema, com as fortes correntes a levar o engodo não restava outra alternativa senão mudar novamente de spot.
Sem muitas mais opções voltei para o pesqueiro inicial, já a pescar com agua pela cintura ainda tirei 2 sargotes nos momentos finais da prova, o resultado final de 4 salemas, 4 sargotes, 2 tainhas e um bodião.
Não foi mau de todo mas fiquei com a sensação de que podia ter feito melhor, bastava ter mudado de pesqueiros nas horas certas, naquele momento em que pressentia que o peixe já não estava no pesqueiro, não devia ter insistido,  o resultado dessas mudanças tardias foi o que se viu, chegar aos spots sempre com uns minutos de delay(atraso), dar com o peixe mas já com poucas condições para lá pescar, fica a nota para as jornadas futuras.
Agora restava saber os resultados dos restantes pescadores, na chegada à pesagem deu logo para ver que também tinha sido fraquinho, com a exeção de uma bonita pesca de 2 robalos apanhados ao corrico, pelo Pedro Veloso.


Depois do magnifico almoço, confeccionado pelo Pedro, o novo chef de cozinha, bifinhos de vaca com cogumelos e natas, bem regados pela boa pinga do Oeste, era hora de saber dos resultados finais.
Em 1º lugar destacadamente com 14760pts  ficou o Pedro Veloso, que sabia que os robalos lá andavam e apostou e bem no corrico, 2 belos peixes um dos quais com 2,5kg, merece os parabéns pelos peixes e pela vitória.
Em 2º lugar ficou o Miguel Serra com 11720pts, um sério candidato à vitoria final, a fechar o pódio com 9190pts ficou o César Ribeiro.
Eu acabei no 4º lugar com 8645pts, que apesar de não ter ganho, consegui subir umas posições e já estou no top 3, com 8 pontos de desvantagem para o 1º lugar, ainda falta muito campeonato, mas este ano a coisa vai animada e a dar luta, vamos ver como correm as próximas jornadas.

8 comentários:

  1. Mais uma jornada Pedro,
    Esta na luta isso é que importa, certamente mais um belo convívio...
    Por aqui também já vão aparecendo salemas, já houve duas que me enganaram,lol...
    parabéns pelo resultado e força ai, grande abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João,
      estes convívios e esta adrenalina por tentar dar classificar bem são do melhor, a pesca torna-se diferente e mais animada.
      Com este resultado estou na luta, agora que venha o próximo para me aproximar dos 2 fugitivos, ou então não, logo veremos como corre.
      Grande abraço e boas sargalhadas.

      Eliminar
  2. Boas Pedro!!
    Mesmo com o delay, ainda conseguiste fazer uma pesca e um resultado bem bom....
    Agora é continuar a acreditar e insistir até ao final... Estás na corrida para o pódio!
    Concerteza mais um grande convivio...
    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Francisco,
      o delay é tramado, dar com o peixe sempre quando o pesqueiro já está a perder as condições é frustrante, à que acertar as agulhas e melhorar estes pormenores.
      Acreditar, ainda agora o campeonato vai no inicio, falta muito, como se costuma dizer, o importante não é como começa, mas sim como acaba, e isso vamos vendo nos próximos episódios he he he
      O convívio e as boas almoçaradas, esses ninguém nos tira!!!
      Grande abraço e bons lances.

      Eliminar
  3. Boas Pedro,
    A desvantagem já é pouca ñ tarda chegas ao 1° lugar!
    Se calhar tens q mudar a estratégia para spinning... :)

    Forte Abraço e força com eles

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora viva Manuel,
      estou a trabalhar para isso, embora este ano não esteja muito confiante, mas vamos vendo como vão correndo as coisas, a aproximação do pódio esta consumada, agora é tentar alcançar o topo da classificação.
      Grande abraço e boas varadas.

      Eliminar
  4. Comé grande Pedro..:-) Parabéns pelo 4º lugar amigo e tenho a certeza que não é como começa, mas sim como acaba..:-) Ainda tens campeonato pela frente amigo, com concentração e com o teu conhecimento, não tarda estás no 1º lugar.

    Aquele abração

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela força Luís, este ano vai ser mais disputado, mas vou tentar chegar ao lugar cimeiro até ao final do campeonato.
      Grande abraço de Portugal e grandes fainas tara ti.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...